Zagallo era último titular vivo do Brasil campeão do mundo em 1958

Com a morte de Zagallo, todos os titulares da icônica seleção brasileira campeã do mundo em 1958 não estão mais vivos.

O que aconteceu

A escalação que foi a campo na decisão contra a Suécia, comandada pelo técnico Vicente Feola, foi a seguinte: Gilmar Neves; Djalma Santos, Bellini, Orlando Peçanha e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo.

O Velho Lobo marcou um dos gols na vitória por 5 a 2 sobre os anfitriões daquela Copa. Pelé e Vavá (ambos duas vezes) fizeram os outros tentos brasileiros.

Apenas quatro dos 22 jogadores daquele elenco ainda estão vivos, são eles: Dino Sani (91 anos), Pepe (88), Moacir (87) e Mazzola Altafini (85).

Relembre o time titular:

Gilmar - Considerado um dos maiores goleiros do futebol brasileiro, ele teve passagens de destaque por Jabaquara, Santos e Corinthians, e conquistou duas Copas do Mundo. Faleceu em 2013.

Djalma Santos - Referência na lateral-direita, ele atuou em quatro Copas e fez história na Portuguesa e Palmeiras. Faleceu em 2013.

Bellini - O zagueiro foi o primeiro capitão campeão do mundo, e marcou época no Vasco, além de somar outras passagens por Itapirense, São Paulo e Athletico-PR. Faleceu em 2014.

Orlando - O quarto-zagueiro fez história no seu clube de formação, Vasco, multicampeão nos anos 50. Ainda atuou por Santos e Boca Juniors. Faleceu em 2010.

Continua após a publicidade

Nilton Santos - Além da seleção, o lateral atuou somente pelo Botafogo. Foram quase 20 anos defendendo as cores do Glorioso. Faleceu em 2013.

Zito - Abrindo o meio de campo, o volante começou no Taubaté e conquistou vários títulos pelo Santos de 1952 até 1967. Faleceu em 2015.

Didi - Apontado como um dos maiores meio-campistas da história, o "Folha-Seca" teve uma carreira bastante longeva, com vários clubes importantes no currículo, como Real Madrid, Botafogo, Fluminense e São Paulo. Faleceu em 2001.

Garrincha - O ponta-direita se destacou pela habilidade, se tornou um dos protagonistas da seleção, e é um dos maiores ídolos da história do Botafogo. Ele foi o primeiro dos atletas titulares a falecer, no ano de 1983, com 49 anos.

Pelé - Foi na Copa de 58 que o "Rei do Futebol" imortalizou a camisa 10. O então jovem de 17 anos despontou no torneio, trilhou carreira no Santos, e até hoje é visto como o maior jogador da história. Faleceu em 2022.

Vavá - O centroavante teve suma importância nas Copas de 58 e 62. Iniciou no Sport, passou por Vasco, Atlético de Madri, Palmeiras, América-MEX, San Diego Toros-EUA e Portuguesa-RJ. Faleceu em 2002.

Continua após a publicidade

Zagallo - Iniciou sua trajetória no América-RJ, mas fez história por Flamengo e Botafogo, além dos grandes triunfos na seleção como jogador e treinador. Faleceu no dia 5 de janeiro de 2024, aos 92 anos.

Vicente Feola - O técnico da primeira conquista deixou um importante legado após comandar o Brasil em duas Copas e dois Jogos Olímpicos. Ele também treinou o São Paulo por mais de 20 temporadas. Faleceu em 1975.

Deixe seu comentário

Só para assinantes