Não vale nada? Cruzeiro x Palmeiras tem ingredientes para jogo quente

Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam hoje, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela última rodada do Brasileirão. A Raposa já se livrou do rebaixamento para a Série B, e o Alviverde só não conquistará a competição em caso de uma catástrofe — perder uma diferença de oito gols no saldo.

No entanto, a partida ganhou alguns elementos durante a semana que podem deixar o confronto mais interessante.

Assine o UOL Play e assista nosso documentário O Palmeiras da Virada e celebre as grandes vitórias do Verdão.

Provocação, rebaixamento e rivalidade histórica

Comentário homofóbico de Marcos Rocha, ex-Atlético-MG. No início da semana, o lateral do Palmeiras participou de uma live com o influenciador Gustavo Tubarão, torcedor do Galo, e se referiu ao Cruzeiro como 'marias': "Tá doido, não tem jeito, não. Eu não perco para as marias, não. Você tá doido? (risos)".

Jogo com torcida. O STJD autorizou a presença de torcida para o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras. O time mineiro estava proibido de mandar jogos com público desde o último dia 16 após organizadas do clube e do Coritiba invadiram o gramado e entraram em confronto na Vila Capanema.

Rivalidade histórica entre torcidas organizadas de Cruzeiro e Palmeiras. Em 1988, Cléo — um dos fundadores da Mancha Verde —, foi assassinado. No jogo seguinte, justamente contra o Cruzeiro, foram preparadas algumas homenagens a ele. Mas a festa foi interrompida por cânticos da Máfia Azul, que insultavam Cléo: 'Cléo morreu, a Mancha se fu***'. Desde então, as torcidas passaram a rivalizar dentro e fora dos estádios.

Há três temporadas, o Palmeiras rebaixou o Cruzeiro na última rodada. No Brasileirão de 2019, a Raposa teve escândalos extracampo e acabou rebaixada. O Alviverde venceu por 2 a 0 e rebaixou o time mineiro. Weverton, Marcos Rocha, Mayke, Luan, Veiga, Zé Rafael e Dudu são alguns nomes que estiveram naquele jogo.

Cruzeiro briga pela Sul-Americana

A Raposa ocupa o 14º lugar na tabela e sonha com a Copa Sul-Americana. O time mineiro tem 46 pontos e está na última colocação que dá vaga para a competição continental.

Continua após a publicidade

O Santos pode atrapalhar. O Peixe é o 15º, com 43, e enfrenta o Fortaleza na Vila Belmiro. Se o Alvinegro praiano vencer e o Cruzeiro perder, o clube paulista ficará com a vaga.

Um empate em Cruzeiro x Palmeiras garante a Raposa na Sul-Americana e o Alviverde como campeão. Além disso, o torcedor cruzeirense verá o Atlético-MG sem chances de taça.

Canal do Palmeiras no WhatsApp

Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Siga o UOL Esporte no

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora