CR7 brilha com 2 gols, Portugal vence Eslováquia e se classifica para Euro

A seleção de Portugal começou muito bem e depois teve um apagão, mas conseguiu vencer a Eslováquia por 3 a 2, hoje (13), pela 7ª rodada das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Cristiano Ronaldo decidiu o jogo com dois gols e os lusos garantiram vaga na Euro do ano que vem.

Gonçalo Ramos marcou o primeiro de Portugal e CR7 completou o resultado. Hancko e Lobotka descontaram para a Eslováquia.

O resultado mantém Portugal com 100% de aproveitamento, isolado na liderança do Grupo J, com a vaga encaminhada para a Euro com antecedência. A equipe portuguesa conquistou 21 pontos até o momento, com 27 gols marcados e apenas dois sofridos.

O próximo compromisso do time de CR7 será na segunda-feira (16), às 15h45 (de Brasília), contra a Bósnia. Depois disso, restarão apenas dois jogos para finalizar a fase de grupos das Eliminatórias.

Mesmo com a derrota, a Eslováquia segue na vice-liderança, com 13 pontos. O time está na zona de classificação para a Euro - apenas duas equipes por grupo avançam direto para a competição.

Como foi o jogo

Portugal poderia ter encerrado o primeiro tempo com uma sonora goleada, mas goleiro da Eslováquia e trave evitaram. Muito dominante e com o ataque funcionando muito bem, os Lusos criaram inúmeras chances na etapa inicial. Dubravka fez defesas importantes e ajudou a manter o placar um pouco menos expressivo. Os gols saíram aos 18, com Gonçalo Ramos, e aos 28, com Cristiano Ronaldo.

No segundo tempo a chuva aumentou e o nível do futebol diminuiu. Portugal não se arriscou muito e preferiu administrar o jogo. Já a Eslováquia conseguiu se lançar mais ao ataque e até conseguiu descontar, aos 24, mas sofreu o revés logo em seguida. Cristiano Ronaldo marcou aos 26. Quando tudo parecia encaminhado, Lobotka marcou aos 34 e assustou os Lusos, mas nada suficiente para empatar.

Cristiano Ronaldo completou 200 partidas com a camisa de Portugal. Antes do jogo, o atleta recebeu uma homenagem da Federação Portuguesa, no Estádio do Dragão.

Continua após a publicidade
Cristiano Ronaldo é presenteado após completar 200 jogos pela seleção de Portugal
Cristiano Ronaldo é presenteado após completar 200 jogos pela seleção de Portugal Imagem: Octavio Passos/Getty Images

Gols e lances importantes

Incrível: Cristiano quase marcou de calcanhar. Bruno Fernandes recebeu na direita e chutou cruzado para a boa interceptação de Dubravka. Na sobra, o camisa 7 estava de costas e tentou de calcanhar, mas a zaga eslovaca salvou. Ainda deu tempo de Bernardo Silva aproveitar o rebote e ser travado pela defesa.

Reação eslovaca e bola na trave. António Silva quase marcou contra, ao tentar cortar cruzamento de Hancko. Diogo Costa espalmou e a bola bateu no poste em seguida.

1x0: Portugal seguiu pressionando e abriu o placar. Aos 18 minutos, Bruno Fernandes fez boa jogada e cruzou na medida para Gonçalo Ramos cabecear para o fundo das redes. Dubravka ainda desviou na bola, antes de entrar.

Gonçalo Ramos, de Portugal, celebra seu gol contra a Eslováquia pelas Eliminatórias da Euro
Gonçalo Ramos, de Portugal, celebra seu gol contra a Eslováquia pelas Eliminatórias da Euro Imagem: Octavio Passos/Getty Images
Continua após a publicidade

Dubravka fez defesa salvadora. Cancelo deu uma bela finta na marcação e cruzou de trivela na medida para Bruno Fernandes. O meia buscou o contrapé do eslovaco, que se esticou todo para defender.

2x0: Teve gol de Cristiano Ronaldo, de pênalti, aos 28. Rafael Leão cruzou e a bola resvalou no braço de Vavro. CR7 foi para a cobrança e converteu no canto esquerdo de Dubravka, que pulou para o outro lado.

Assim não, Cristiano. Rafael Leão saiu em velocidade pela esquerda e passou para Bruno Fernandes, que rolou para Bernardo Silva, do lado esquerdo, sozinho. O meia chutou colocado e Dubravka rebateu nos pés de CR7, que tinha o gol aberto, mas mandou para fora.

Mais um gol perdido por Portugal. Cristiano Ronaldo pedalou em cima da marcação e bateu cruzado. A bola atravessou a grande área e sobrou para Gonçalo Ramos, que deu um carrinho para finalizar e acertou a trave direita.

Seria bonito: CR7 tentou marcar de voleio. Cancelo cruzou à meia altura e o astro emendou uma finalização com estilo, mas a bola foi sobre o gol de Dubravka.

Cristiano Ronaldo, de Portugal, emenda chute de voleio em partida contra a Eslováquia pelas Eliminatórias da Euro
Cristiano Ronaldo, de Portugal, emenda chute de voleio em partida contra a Eslováquia pelas Eliminatórias da Euro Imagem: Diogo Cardoso/Getty Images
Continua após a publicidade

2x1: Eslováquia descontou aos 24 do segundo tempo. Hancko arriscou de fora da área, a bola desviou em António Silva e enganou Diogo Costa.

3x1: Robozão ampliou. Apenas dois minutos depois do gol eslovaco, Bruno Fernandes recebeu na grande área e encontrou Cristiano livre, para apenas empurrar para o fundo do gol.

3x2: Lobotka marcou um golaço e manteve chama eslovaca acesa no final da segunda etapa. Praticamente entregue após tomar o terceiro, o meia da Napoli soltou um petardo de fora da área no cantinho, sem chances para Diogo Costa.

Seria o quarto, mas Dubravka fez sequência de defesas. Já nos acréscimos, o camisa 1 defendeu chute de João Félix e salvou o rebote à queima-roupa de Diogo Jota.

FICHA TÉCNICA

Portugal 3 x 2 Eslováquia

Competição: Fase de grupos das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024
Fase: 7ª rodada do Grupo J
Data e hora: 13 de outubro de 2023, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio do Dragão, em Porto - Portugal
Árbitro: Glenn Nyberg (SWE)
Cartões amarelos: Bruno Fernandes e Palhinha (Portugal); Pekarik, Duda e Suslov (Eslováquia)
Gols: Gonçalo Ramos (aos 18' do primeiro tempo), Cristiano Ronaldo (aos 28' do primeiro tempo e aos 26' do segundo), Hancko (aos 24' do segundo tempo) e Lobotka (aos 34' do segundo tempo)

Continua após a publicidade

Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, António Silva, Rúben Dias, Diogo Dalot; Palhinha (Otávio), Bernardo Silva (Rúben Neves), Bruno Fernandes; Rafael Leão (João Félix), Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos (Diogo Jota). Técnico: Roberto Martínez

Eslováquia: Dubravka; Pekarik (Tomic), Skriniar, Vavro, Hancko; Lobotka, Duda, Kucka; Mak (Suslov), Schranz (Duriz) e Bozenik. Técnico: Francesco Calzona

Deixe seu comentário

Só para assinantes