Vasco amassa Coritiba e agita briga contra o Z4 no reencontro com a torcida

No reencontro com a torcida, o Vasco deu show e goleou o Coritiba por 5 a 1 hoje (21), no São Januário, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Os gols do Vasco foram marcados por Zé Gabriel, Rossi, Vegetti (duas vezes) e Gabriel Pec, enquanto o Coritiba descontou com Sebastián Gómez.

Com o resultado, o Vasco chega aos 23 pontos e respira um pouco mais aliviado, mas ainda segue na zona de rebaixamento da competição. O resultado sacode a briga contra o rebaixamento, já que a vitória deixa o Cruz-maltino a dois pontos de deixar o Z-4. A equipe tem um jogo a menos e encurtou a distância para o Bahia (25) e para o Goiás (26), os dois primeiros clubes fora da degola.

Já o Coritiba segue afundado na lanterna com 14 pontos e sem vencer há sete jogos.

São Paulo, com 28 pontos, e Corinthians, com 27, já começam a ver a equipe carioca se aproximando no retrovisor. O Alvinegro, no entanto, ainda joga amanhã contra o Botafogo, 20h, na Neo Química Arena.

As duas equipes voltam a campo na semana que vem. Os vascaínos vão até a Belo Horizonte enfrentar o América-MG, enquanto o Coxa, também fora de casa, mede forças com o São Paulo.

A partida marcou a reabertura do São Januário para a torcida vascaína após 90 dias de punição. Teve muita festa nas arquibancadas neste retorno, com direito à queima de fogos, bandeirões e mosaico em 3D escrito "Resistiremos" - em forma de protesto.

Torcida do Vasco exibe mosaico em jogo contra o Coritiba no Brasileirão
Torcida do Vasco exibe mosaico em jogo contra o Coritiba no Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Como foi o jogo?

O Vasco controlou as ações no início e logo chegou ao primeiro gol. Principalmente através de Payet, que ficou responsável por articular as jogadas, os mandantes conseguiram boas chances e inauguraram o marcador com 8 minutos de jogo.

Continua após a publicidade

O Vasco seguiu pressionando e fez o segundo com dobradinha de Payet e Rossi. Após abrir o placar, as jogadas da equipe de Ramon Díaz pareciam fluir ainda mais. E o mais importante: praticamente sem levar sustos do Coritiba.

Payet dá assistência e celebra gol do Vasco contra o Coritiba pelo Brasileirão
Payet dá assistência e celebra gol do Vasco contra o Coritiba pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O Coritiba esboçou reação, mas a defesa do Vasco foi bem. O ataque vascaíno encaixou com os novos reforços, então, a principal cobrança da torcida era o ajuste do criticado setor defensivo - que passou bem mais segurança hoje. Já pelo lado dos alviverdes, faltou eficiência nas finalizações.

O Vasco voltou do intervalo com o mesmo ímpeto e confirmou vitória tranquila. Com menos de 20 minutos de segundo tempo, os Cruzmaltinos não só decretaram a vitória, como ampliaram para 4x0 e deixaram a torcida ainda mais empolgada em São Januário. Ainda deu tempo de sair o 5º gol, com Gabriel Pec.

Contratação certeira, Vegetti manteve destaque. No segundo tempo, o artilheiro argentino entrou em ação e balançou a rede duas vezes, chegando a 6 gols em 7 partidas pelo clube desde a sua chegada em agosto.

Apesar da derrota, teve estreia de peso no Coritiba. Jesé Rodríguez, ex-Real Madrid e PSG, entrou no segundo tempo e fez seu primeiro jogo pelo clube paranaense. Outros reforços europeus da janela, Slimani e Samaris estiveram em campo pela segunda oportunidade.

Continua após a publicidade

Gols e melhores momentos

Sequência inacreditável: Três chutes de Pumita e três defesas de Gabriel. O goleiro do Coxa espalmou um cabeceio do lateral-direito uruguaio e depois salvou dois rebotes distintos, sendo um deles à queima-roupa.

1x0: Vasco abriu o placar aos 8 minutos do primeiro tempo. Payet cobrou escanteio e a defesa do Coritiba afastou. A bola sobrou para Rossi, que jogou de novo na área e Zé Gabriel subiu sozinho para cabecear para o fundo do gol.

2x0: Sem dificuldades, Rossi ampliou para o Vasco. Aos 33 da primeira etapa, Paulinho lançou Rossi na grande área, que fez o pivô e tabelou com Payet, apenas escorando para o gol na sequência.

Rossi celebra segundo gol do Vasco contra o Coritiba no Brasileirão
Rossi celebra segundo gol do Vasco contra o Coritiba no Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

3x0: Vegetti fez o terceiro. Aos 4 minutos do segundo tempo, Paulinho fez boa jogada, carregou a bola até o bico da grande área e cruzou para Vegetti, que executou belo domínio de peito e estufou as redes. O bandeira chegou a marcar impedimento do atacante no lance, mas o VAR confirmou o gol após revisão.

Continua após a publicidade

4x0: Mais um de Vegetti. Lucas Piton cruzou para Vegetti, que deu cabeceio de manual para superar o goleiro do Coxa.

Gabriel impede gol de Pumita de novo. Mesmo com a vantagem, o uruguaio queria o gol e quase marcou em cobrança de falta, mas o camisa 1 do Coxa estava atento e fez grande defesa.

4x1: Coritiba diminuiu com Gómez. Moreno finalizou errado após cruzamento, mas Gómez aproveitou a sobra no meio da grande área e finalizou no alto, sem chances para Léo Jardim.

5x1: Gabriel Pec entrou e já fez mais um para o Vasco. Após boa jogada pela esquerda, Marlon Gomes invadiu a área e cruzou rasteiro para Pec desviar.

FICHA TÉCNICA
VASCO 5 x 1 CORITIBA

Competição: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Data e horário: 21 de setembro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Sebastián Ferreira (Vasco); Samaris, Willian Farias, Kuscevic e Natanael (Coritiba)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Zé Gabriel (aos 8 minutos do 1º tempo), Rossi (aos 33 minutos do 1º tempo), Vegetti (aos 4 e aos 17 minutos do 2º tempo), Gómez (aos 34 minutos do 2º tempo) e Gabriel Pec (aos 36 minutos do 2º tempo)

Continua após a publicidade

Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Léo Pelé, Medel, Lucas Piton; Paulinho, Zé Gabriel (Jair), Praxedes (Marlon Gomes); Rossi (Orellano), Payet (Gabriel Pec) e Vegetti (Sebastián Ferreira). Técnico: Ramon Díaz

Coritiba: Gabriel; Hayner (Natanael), Kuscevic, Thiago Dombroski, Jamerson (Victor Luís); Samaris (Willian Farias), Fransérgio (Andrey), S. Gómez; Marcelino Moreno, Robson (Jesé Rodríguez) e Slimani. Técnico: Thiago Kosloski

Deixe seu comentário

Só para assinantes