Torcedor do Flamengo é solto e diz temer vingança de palmeirenses

Solto após ser detido sob acusação da morte da palmeirense Gabriella Anelli Marchiano, o torcedor do Flamengo Leonardo Felipe Xavier Santiago deixou a prisão na tarde de hoje (12). Na saída, Leonardo entrou em um carro e permaneceu em silêncio. Renan Bohus, seu advogado, afirmou que o rubro-negro teme uma vingança de palmeirenses.

Ele teme por sua integridade. Teme represálias da torcida adversária. Não houve confissão. Ele disse que jogou uma pedra de gelo, não uma garrafa. O delegado também não disse isso, tenho certeza porque confio no delegado. Foi uma interpretação baseada em depoimentos de torcedores do Palmeiras. Ele está bem transtornado, está fora do estado dele. Ele teme bastante essa questão dos torcedores de futebol. Ele teme bastante. Tentamos acalmá-lo para falar que aqui dentro ele está seguro

Renan Bohus

Bohus apontou ainda que a prisão do rubro-negro foi motivada por questões emocionais e reforçou que a garrafa que atingiu Gabriella não foi atirada por seu cliente:

"Ele confessa que arremessou peças de gelo e não garrafas. O delegado amparou essa narrativa em cima do depoimento de testemunhas, de torcedores do Palmeiras. Argumentamos que o depoimento dos palmeirenses é contaminado, porque existe um interesse no processo, há um lado emocional muito forte. Não dá para você decretar a prisão de uma pessoa com base nos torcedores do Palmeiras".

Após requisitar a soltura do torcedor, o promotor Rogério Leão Zagallo, do MP-SP, explicou ao UOL quais serão os próximos passos da investigação.

Ele continuará sendo investigado. Não há problema se a investigação indicar que ele é um dos ou o único responsável pela morte da Gabriella. Não significa um arquivamento ou uma sentença, significa que a investigação prossegue", disse Zagallo.

O promotor disse que Leonardo poderá voltar para o Rio de Janeiro, mas poderá ser convocado futuramente para esclarecimentos se necessário.

O que aconteceu

Além da revogação da prisão preventiva, Leão pede a realização de diligências que identifiquem o verdadeiro autor do delito, como a busca por mais imagens de câmeras de segurança.

Continua após a publicidade

O MP pede para que os autos relativos à morte Gabriella sejam encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para continuidade das investigações.

O pedido foi apresentado após o delegado responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas, Cesar Saad, ter declarado publicamente que um homem preso preventivamente pelo crime teria admitido o arremesso da garrafa que golpeou a vítima. No entanto, vídeos recebidos pelo MP-SP mostram uma garrafa sendo lançada por uma pessoa com a aparência diferente de Leonardo. A defesa do torcedor prefere que a delegacia especializada siga no caso.

Sobre meninos e porcos

A violência entre torcidas foi retratada na terceira temporada do podcast UOL Esporte Histórias. A série "Sobre meninos e porcos" conta em seis episódios a história de como as torcidas organizadas saíram da festa e chegaram à violência.

O relato é centrado no assassinato de Cléo Sóstenes Dantas nos anos 1980, considerado o marco da chegada das armas de fogo às brigas de organizadas.

  1. Respeito é pra quem tem
  2. E ninguém vai me segurar
  3. Sangue derramado
  4. Calibre 38
  5. Chumbo de caça
  6. Sem saída
Continua após a publicidade

Os podcasts do UOL estão disponíveis aqui e em todas as plataformas de distribuição, como Spotify, Apple Podcasts e no Youtube, entre outros.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes