Topo

Com Joelinton titular, Ramon começa a armar seleção para amistoso

Joelinton, em treino da seleção brasileira - Divulgação/CBF
Joelinton, em treino da seleção brasileira Imagem: Divulgação/CBF

Thiago Arantes

Do UOL, em Barcelona (ESP)

13/06/2023 13h07Atualizada em 13/06/2023 13h38

A seleção brasileira realizou nesta terça-feira o segundo treinamento para o amistoso contra Guiné, no sábado (17) em Barcelona. A atividade começou sob chuva e contou com a participação de 21 jogadores e esboço do time titular do técnico interino Ramon Menezes.

O que aconteceu

Apenas dois jogadores ainda não se juntaram à delegação: o goleiro Ederson, que ganhou folga após a conquista da Champions League pelo Manchester City, e o zagueiro Robert Renan, convocado na segunda, após a lesão de Nino.

Mais uma vez, o treino contou com "convidados": o goleiro Llorenç Serred e o zagueiro Xavi Rufo, ambos do time juvenil do Espanyol, completaram a atividade.

As atividades incluíram um treino de dois toques em espaço reduzido, antes de um coletivo em que Ramon Menezes dividiu o elenco.

Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos, Alex Telles; Casemiro, Joelinton e Paquetá; Rodrygo, Richarlison e Vini Jr foi a equipe titular.

Weverton; Vanderson, Xavi Rufo (juvenil do Espanyol), Ibañez e Ayrton Lucas; André, Bruno Guimarães e Raphael Veiga; Rony, Pedro e Malcom formaram a equipe reserva.

O treino foi interrompido por um pequeno susto: Lucas Paquetá sentiu dores no pé direito e chegou a sair de campo para tirar a chuteira, mas voltou cerca de cinco minutos depois.

Ao longo do treinamento, Ramon fez testes como Veiga na posição de Paquetá e Ayrton Lucas na vaga de Alex Telles.

Joelinton em destaque

Uma das novidades da convocação para os amistosos, Joelinton, do Newcastle, foi o destaque do dia. O volante passou toda a atividade entre os titulares e mostrou-se à vontade jogando ao lado de Casemiro e Paquetá no meio-campo.

Além da participação na circulação de bola e na criação de jogadas, ele ainda marcou um belo gol em jogada individual pela direita. Depois de conduzir a bola até a área, fez valer a experiência como atacante --posição em que jogava até a temporada passada--, cortou para dentro e bateu de esquerda, superando Weverton.

Aos 26 anos e na primeira convocação, Joelinton tem boa chance de começar a trajetória pela seleção como tiutlar.