Topo

Brasileirão - 2023

Bruno Henrique marca, Fla vence o Grêmio e chega a 10 jogos sem perder

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/06/2023 20h25

Em um jogo muito movimentado, o Flamengo venceu o Grêmio por 3 a 0 no Maracanã, em jogo pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Everton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique.

O gol de Bruno Henrique foi um momento de grande emoção no estádio. O jogador entrou aos 27 minutos e voltou a marcar pela primeira vez depois da lesão que o tirou dos gramados por 10 meses.

O Fla chegou aos 10 jogos sem perder na temporada. A última derrota foi na quarta rodada. O Grêmio encerra uma sequência de quatro vitórias.

Com o resultado, o Rubro-Negro chega aos 19 pontos na terceira posição. Já o Tricolor gaúcho é o sexto, com 17.

Agora as equipes fazem uma parada de 10 dias para a Data Fifa. O Flamengo terá o Red Bull Bragantino no dia 22, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), fora de casa. No mesmo dia, às 19h (de Brasília), o Grêmio recebe o América-MG.

Antes de a bola rolar, os jogadores do Flamengo foram até o banco do Grêmio e deram abraços calorosos em Renato Portaluppi. Vários deles trabalharam com o treinador no clube em 2021.

Depois de voltar de lesão, Gabigol jogou apenas o primeiro tempo. Ele foi substituído por Pedro e fez gelo no banco de reservas. Léo Pereira também saiu. De acordo com o clube, a saída do camisa 10 faz parte do planejamento após o retorno.

Antes da partida, o Flamengo fez uma homenagem para Evaristo de Macedo, que completa 90 anos em 2023. Ele ganhou uma placa comemorativa e também estampava o ingresso físico do jogo.

Como foi o jogo

O jogo começou bem movimentado e com chances para os dois lados nos primeiros 10 minutos. O Grêmio foi quem assustou mais, apostando na troca de passes para chegar.

Luís Suárez aparecia o tempo todo no ataque e ajudava os companheiros a criarem oportunidades. O time visitante era melhor no início e se aproveitava dos erros do Fla, que, mesmo sem estar bem, aproveitava os espaços do lado esquerdo para avançar.

Quando o Flamengo melhorou a qualidade da criação, fez o gol, aproveitando um erro de domínio do Cuiabano. O jogo se manteve intenso. Quando conseguia trocar passes, o Grêmio chegava bem. O Fla, por outro lado, controlou bem a vitória.

No começo do segundo tempo, Kannemann levou amarelo e será desfalque na próxima rodada. Das partidas que disputou no Brasileirão, o zagueiro só não foi punido com cartão em uma. Bruno Uvini também estava pendurado e acabou sendo amarelado.

Pressionando a saída de bola do Grêmio, o Flamengo conseguiu o segundo gol em um momento que o jogo estava aberto. Pedro, que entrou no segundo tempo, deixou o dele. Todos os jogadores foram abraçar o jogador e Sampaoli comemorou muito.

Wesley sentiu a parte posterior da coxa na faixa dos 30 minutos e acabou sendo substituído por Sampaoli. Varela entrou no lugar.

O Grêmio reclamou de uma bola na mão de Fabrício Bruno na reta final da partida, mas o árbitro mandou seguir e não chegou a ir ao VAR analisar. Suárez acabou levando amarelo por reclamação.

O time visitante começou a pressionar bastante nos minutos finais e ia assustando o Flamengo, mas sem conseguir balançar a rede. Suárez, muito bem na partida, chegou a colocar uma bola na trave. O Tricolor finalizou bem mais que o Rubro-Negro, mas não marcou.

O Grêmio teve mais uma bola na trave, mas foi o Flamengo quem marcou e fechou a conta.

Lances importantes

Susto. Cuiabano cruzou aos três minutos, Villasanti antecipou David Luiz, mas acabou mandando na rede pelo lado de fora.

Para fora. Após lançamento de Matheus Cunha aos sete, Wesley encontrou Gabi, que lançou Cebolinha. O atacante, porém, jogou para fora.

Quase! Cristaldo e Suárez trocaram passes e o camisa 19 chutou, quase marcando um golaço. Mas a bola foi para a lateral.

1x0. Wesley roubou a bola aos 23 minutos e invadiu a área. Cebolinha recebeu, driblou Kannemann e chutou cruzado para o gol, abrindo o placar.

Para fora. Arrascaeta achou Pedro invadindo a área aos 14 minutos, mas o camisa 9 chutou rasteiro para fora.

2x0. João Pedro errou o passe e a bola sobrou para Pedro. Ele chutou forte e ampliou.

Uh! Após sofrer falta de Gerson, Suárez foi para a cobrança da falta. Fabrício Bruno desviou e a bola saiu. No escanteio, Matheus Cunha defendeu.

Muito perto. João Pedro cruzou aos 33, Matheus Cunha tirou a bola e Villasanti chutou. David Luiz salvou ao desviar.

Tirou. Suárez invadiu a área aos 37 e Fabrício Bruno tirou. O uruguaio cruzou de novo e Ayrton Lucas afastou. Na sobra, Bitello chegou chutando e Bruno Henrique jogou para fora.

Na trave! Aos 45 minutos, Luis Suárez colocou a bola no travessão e na trave e passou muito perto de diminuir, mas não acertou.

Impressionante! Nos acréscimos, o Grêmio colocou mais uma bola na trave com Villasanti. Vina tentou um voleio, mas David Luiz afastou.

3x0. Bruno Henrique marcou o gol de cabeça após cruzamento de Gerson para fechar a conta.

Ficha técnica

Flamengo x Grêmio - 10ª rodada do Brasileirão

Data: 11 de junho de 2023
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) e Kleber Lucio Gil
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)
Cartões amarelos: Kannemann, Suárez, Bruno Uvini (GRE)
Cartões vermelhos: -
Gols: Everton Cebolinha (aos 23 minutos do primeiro tempo), Pedro (aos 19 minutos do segundo tempo), Bruno Henrique (aos 50 minutos do segundo tempo)

FLAMENGO: Matheus Cunha, Fabricio Bruno, Leo Pereira (Ayrton Lucas), David Luiz; Wesley (Varela), Pulgar, Everton Ribeiro, Gerson, Arrascaeta (Victor Hugo), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Gabigol (Pedro).Técnico: Jorge Sampaoli.

GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Nathan); João Pedro (Everton Galdino), Villasanti, Carballo e Cuiabano; Bitello, Cristaldo (Vina) e Suárez.. Técnico: Renato Portaluppi.