São Paulo aproveita expulsão, bate Sport e encaminha vaga na Copa do Brasil
O São Paulo venceu o Sport por 2 a 0, na Ilha do Retiro, e ficou mais próximo da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Luciano e Marcos Paulo marcaram os gols do duelo, aos 26 e aos 43 minutos do segundo tempo, respectivamente. A dupla saiu do banco de reservas e definiu o resultado.
O goleiro Rafael foi outro destaque do confronto. Ele foi muito acionado na primeira etapa e evitou que o São Paulo fosse vazado.
O Sport teve Fabinho expulso na segunda etapa. O jogador levou dois amarelos em seis minutos e deixou a equipe da casa em desvantagem numérica.
Arboleda saiu do gramado mancando na reta final. O zagueiro equatoriano caiu em campo sentindo dores na perna, precisou ser auxiliado pela equipe médica e foi substituído.
A partida de volta está marcada para o dia 1º de junho, no Morumbi, às 19h30 (de Brasília). Antes disso, o Tricolor entra em campo pelo Brasileirão e pela Sul-Americana, enquanto o Leão tem compromissos pela Série B.
Como foi o jogo
O São Paulo controlou a posse, mas pouco conseguiu criar no primeiro tempo. O time visitante explorou as laterais do campo e pressionou a saída de bola do adversário, mas encontrou dificuldade na conclusão das jogadas.
Já o Sport foi mais incisivo e teve as principais chances antes do intervalo. Recuado, mas agressivo em contra-ataques e comandado por Vagner Love, o time da casa levou perigo principalmente em jogadas de bola parada.
Dorival mexeu na equipe na segunda etapa, e as substituições surtiram efeito. O primeiro gol do São Paulo saiu cinco minutos depois da entrada da dupla Luciano e Marcos Paulo.
O Tricolor segue invicto sob o comando de Dorival Júnior. A equipe teve quatro triunfos e quatro empates com o treinador.
O Leão, por sua vez, perdeu a primeira em seu estádio em 2023. O time estava 100% na Ilha do Retiro no ano — foram 17 vitórias seguidas no local.
Gols e destaques
Rafael salva. Aos 13 minutos de jogo, o Sport saiu em contra-ataque e a bola sobrou pela direita para Edinho, que fez o cruzamento. Fabinho apareceu sozinho e cabeceou da pequena área, mas Rafael, no reflexo, impediu que o placar fosse inaugurado.
Nestor responde. Aos 22', Nestor arrancou pela esquerda, avançou até a entrada da área e bateu rasteiro. A bola desviou em Thyere e foi no contrapé do goleiro, mas acabou saindo rente à trave
Rafael quase complica. Aos 29', Rafael foi afastar com um chutão e acabou pegando em Love. A bola ficou com Jorginho, que arriscou de longe, mas o goleiro são-paulino conseguiu se recompor e defendeu.
Love ensaia pintura. Aos 30', Vagner Love recebeu na intermediária, fez fila na defesa do São Paulo e bateu cruzado da entrada da área. Rafael se esticou e conseguiu mandar para escanteio.
Calleri travado. Aos 43', Nestor achou um passe para Calleri na grande área. O camisa 9 girou sobre Thyere e saiu diante de Renan, mas foi bloqueado no momento da finalização e não conseguiu aproveitar a sua primeira e única oportunidade.
1x0. Aos 26' do segundo tempo, Marcos Paulo recebeu na entrada da área e tirou um passe de letra da cartola para acionar Luciano. O camisa 10 deu um carrinho e conseguiu empurrar para o fundo da rede.
2x0. Aos 43', Gabriel Neves lançou na área Calleri, que cruzou para trás. Marcos Paulo conseguiu ganhar da marcação na disputa e finalizou rasteiro para ampliar.
Opinião dos colunistas
Rapidamente, Dorival Júnior deu ao time o padrão que Rogério Ceni jamais conseguiu. Só falta fazer os gols que cria." Juca Kfouri
Quando viu o adversário ferido, com um a menos, o São Paulo mudou de postura. Deixou de lado a cautela exagerada, a satisfação garantida pelo empate e foi em busca da vitória. E o empate, é bom dizer, só estava se cristalizando por causa do goleiro Rafael." Menon
É nítida a melhora do São Paulo desde o retorno de Dorival Júnior. Antes, se o Tricolor até chegou a temer o Z-4, hoje, o Clube da Fé pode até sonhar com títulos. E que tal o da Copa do Brasil, que seria inédito?" Milton Neves
Ficha técnica
Sport 0 x 2 São Paulo
Competição: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data e hora: 17 de maio de 2023, às 20h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Nailton Junior de Sousa e Leone Carvalho Rocha
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Gols: Luciano, aos 26'/2ºT, e Marcos Paulo, aos 43'/2ºT
Amarelos: Jorginho, Beraldo, Fabinho, Nestor, Rafinha
Vermelho: Fabinho
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda (Alan Franco), Beraldo e Patryck; Pablo Maia, Nestor (Nathan Mendes), Michel Araujo (Gabriel Neves), Wellington Rato (Luciano) e Alisson (Marcos Paulo); Calleri. Técnico: Dorival Júnior
Sport: Renan; Ewerthon, Thyere, Sabino e Felipinho; Fabinho, Ronaldo Henrique (Ítalo), Jorginho (Pedro Martins); Luciano Juba (Fábio Matheus), Edinho (Wanderson) e Vagner Love (Gabriel Santos). Técnico: Enderson Moreira