TV: Jogador e apostador acertaram pagamento por derrota em jogo do Goiano
Do UOL, em São Paulo (SP)
12/05/2023 21h14
Uma partida do Campeonato Goiano de 2023 investigada pela Operação Penalidade Máxima possui indícios de manipulação de resultado.
O que aconteceu
Um apostador e um jogador acertaram pagamentos para manipular o resultado parcial de Goiás x Goiânia, em 12 de fevereiro deste ano. O Jornal Nacional, da TV Globo, teve acesso a documentos que mostram o diálogo entre os envolvidos.
O acordo era para o primeiro tempo terminar com o Goiânia em desvantagem no placar. O Goiás foi para o intervalo vencendo por 2 a 0, que foi o resultado final do confronto.
Bruno Lopez, apontado como líder do esquema de apostadores, negociou com Denner Barbosa, jogador que possui contatos no futebol goiano, na véspera da partida. O lateral atuava, na época, no Operário-MT.
A troca de mensagem mostra que o jogador disse que tinha "a linha de trás todinha" do Goiânia. Eles acertaram o pagamento de R$ 10 mil para cada e um recibo aponta a transferência de R$ 20 mil — é o primeiro caso noticiado de esquema de manipulação que extrapola cartões, pênaltis ou escanteios.
O que dizem os investigados
A defesa de Denner afirmou que ele fingiu que participaria do esquema para receber divida antiga de Bruno Lopez e ressaltou que o atleta "vai provar que nunca participou de qualquer esquema de manipulação de resultado".
O advogado de Bruno Lopez não se pronunciou. O apostador está preso preventivamente.
O Goiânia disse que não teve acesso ao processo e que espera que as investigações punam qualquer envolvido que tenha cometido algum crime.
Como foi o diálogo
Denner: "Tenho um time no campeonato goiano com a linha de trás todinha"
Bruno: "Me manda o time, e eu já coto se ficar boa"
Denner: "Perder primeiro tempo"
Bruno: "Vamo fechar essa parada então? Que aí eu já faço as entradas aqui"
Denner: "Preciso saber quanto você paga, que aí eu corro atrás aqui na ligação com os caras"
Bruno: "10 cruzeiros (mil) pra cada"
Denner: "Tá fechado, confirmado o nosso aqui, os Goiânia é meu"
Bruno: "Boa, manda seu pix"
*Após o jogo*
Denner: "Os moleque é nosso. Fala comigo"
Bruno: "Boa papai, coisa linda. Tava jogando, nem assisti o jogo em choque"
Denner: "Perderam de dois o primeiro tempo"