Topo

Corinthians

Luxemburgo foi inocentado de acusação de assédio a manicure; relembre

Treinador foi absolvido pela Justiça em caso ocorrido em hotel de Campinas - Bruno Ulivieri/AGIF
Treinador foi absolvido pela Justiça em caso ocorrido em hotel de Campinas Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Do UOL, em São Paulo

01/05/2023 18h18

Novo técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo já se envolveu em uma acusação de assédio sexual, feita por uma manicure, mas acabou inocentado pela Justiça. No clube paulista, o treinador vai suceder Cuca, que foi condenado por ato sexual com menor em episódio ocorrido na Suíça nos anos 80 e saiu após pressão de torcedores.

O que aconteceu

Em 1996, ele treinava o Palmeiras e foi acusado de assédio sexual por uma manicure chamada Claudia Laudineide Machado Cavalcante, que trabalhava no mesmo hotel onde o clube estava hospedado para uma partida contra o Rio Branco.

Ela disse à Justiça que, ao atender o quarto de Luxemburgo, o treinador abriu a porta enrolado apenas por uma toalha. O caso teria ocorrido no hotel Vila Rica, em Campinas, e as autoridades aceitaram a denúncia por atentado violento ao pudor.

A defesa de Luxa negou a versão e disse que o técnico vestia um agasalho do Palmeiras assim que abriu a porta para a manicure.

Em novembro de 1997, Luxemburgo foi inocentado após julgamento. A sentença acabou confirmada um ano depois, e ele continuou trabalhando — inclusive, treinando a seleção brasileira naquele período.

Luxa no Corinthians

O que pesou para a decisão do Corinthians foram a força de vestiário e a experiência. Anteriormente, Roger Machado esteve no radar, mas a negociação esfriou após rejeição da torcida.

Com o acerto, Luxa já estará à frente do time contra o Del Valle, amanhã, na Neo Química Arena, pela Libertadores.

Luxa já mostrava pré-disposição a aceitar o convite corintiano. Após os "nãos" de Tite e Mano Menezes, a diretoria havia recebido a sinalização interna de conselheiros para que Luxa fosse o novo treinador.

O último trabalho de Luxemburgo foi no Cruzeiro, em 2021, na campanha que não culminou no acesso à Série A conquistado na temporada passada.

Corinthians