Topo

Corinthians

Luxa já criticou técnicos portugueses: 'O que vão ensinar para a gente?'

"Nós não temos nada a ver com a cultura de Portugal", disse técnico em 2019 - Thiago Ribeiro/AGIF
"Nós não temos nada a ver com a cultura de Portugal", disse técnico em 2019 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

01/05/2023 17h29

Novo técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo já criticou a presença de portugueses no futebol brasileiro. O pensamento foi exposto em palestra na "Brasil Futebol Expo" de 2019.

A CBF se equivocou. Não tenho nada contra os caras que estão aqui, mas ela trouxe os portugueses para formar os técnicos brasileiros. Nós não temos nada a ver com a cultura de Portugal. Eles vieram aqui ensinar a gente, para fazer licença Pro, licença disso, daquilo... feitas por português. Não tenho nada contra eles, mas o que Portugal ganhou? O que eles vão ensinar para a gente?" Luxemburgo em 2019

O que aconteceu

Nos últimos anos, Luxemburgo condenou o chamado "futebol moderno". Em diferentes entrevistas, ele mostrou insatisfação com novos termos táticos que passaram a ganhar espaço no mundo esportivo.

No evento em questão, ele disse que os estrangeiros "mudaram o nome" das coisas, citando os termos "contra-ataque" (chamado por alguns de transição ofensiva) e "marcação pressão" (também conhecido como marcação alta).

Ele disse ainda que a CBF deveria chamar técnicos experientes brasileiros para "dar curso" para jovens que estão ingressando na profissão.

A CBF tinha que pegar eu, Felipão, Parreira, Evaristo de Macedo e outros técnicos e dar curso para esses meninos que estão se formando" Luxemburgo em 2019

Nova passagem pelo Corinthians

Luxa assinou com o alvinegro até o fim de 2023, quando acaba o mandato do presidente Duílio Monteiro Alves.

É a terceira passagem do treinador de 70 anos pelo clube: ele comandou o Corinthians em 1998 e em 2001.

Corinthians