Topo

Vasco diz que é 'uma vergonha' o que governo fez em licitação do Maracanã

Estádio do Maracanã - Bruno Granja / Ag. Corinthians
Estádio do Maracanã Imagem: Bruno Granja / Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

26/04/2023 14h03

Luiz Mello, presidente-executivo da SAF do Vasco, disse que é uma vergonha o que governo fez em licitação do Maracanã.

O que aconteceu

"Eu acho que é uma vergonha o que o governo fez", disse, Luiz Mello.

A sétima renovação da concessão do Maracanã com a dupla Flamengo e Fluminense foi confirmada hoje (26), em publicação no Diário Oficial.

O Vasco entrou recentemente com uma ação para impedir uma renovação automática do TPU (Termo de Permissão de Uso) por parte do Governo junto à dupla Fla-Flu, que foi negada.

"Se eu quisesse resumir, é basicamente isso. É uma vergonha, depois de eu estar, desde outubro, falando que eu quero participar, trazendo parceiros que são importantes, estratégicos e que falam sobre Camp Nou, Etihad Stadium, estádios localizados em todos os cantos do mundo. Eu quero trazer eles para ajudar a administrar o Maracanã e eu não sou nem consultado. E, no momento em que sou consultado, dizem que não têm tempo. Acho que isso é brincar muito com o poder público e com os torcedores vascaínos, e a gente vai continuar a briga, porque entendemos que ela é justa. Em 2023 nós estamos tendo que brigar para jogar no Maracanã", completou Luiz Mello durante o programa 'Seleção Sportv'.

O que mais ele Luiz Mello disse

"Embora o TPU seja claro, dizendo que ninguém vai ser beneficiado, o Vasco, para jogar no Maracanã, precisou entrar com uma ação judicial e nós ganhamos três vezes. Eu não quero ter que fazer isso, o Vasco não quer. A gente tenta fazer de maneira amistosa essas conversas, a gente fala com o presidente Mário [Fluminense], a gente fala com o presidente Landim [Flamengo] para que a gente não precise entrar na justiça. Mas, ao mesmo tempo, eles não me dão resposta."

"Há mais de um mês a gente sabia a importância de ter um Vasco e Palmeiras no Maracanã e por falta de resposta a gente teve que ajuizar uma ação para poder jogar, e foi garantido. Esse não é nosso papel. Agora, se tivermos que ir até às últimas consequências, sejam elas judiciais, no MP ou no Tribunal de Contas do Estado, o Vasco vai brigar pela sua torcida por entender, assim como a torcida diz: 'São Januário é meu, o Maracanã é nosso'".

O caso

O Vasco ingressou no TJRJ com um pedido de liminar para impedir que o Governo do Rio de Janeiro renovasse o contrato de concessão temporária do Maracanã à dupla Flamengo e Fluminense sem que houvesse concorrência.

O governo respondeu ao processo ajuizado pelo Vasco nesta segunda-feira (24), enquanto Flamengo e Fluminense pediram para serem partes como terceiros interessados.

Ainda não há data para a licitação do estádio, mas a Casa Civil indicou a possibilidade de que ocorra "dentro de 40 dias", em nota publicada ontem (25).

Ainda no comunicado, a Casa Civil disse que o Governo "está finalizando as justificativas e alterações sobre o processo de concessão do Maracanã".