Topo

O que dizem os clubes envolvidos em jogos com suspeita de manipulação

Do UOL, em Porto Alegre

19/04/2023 04h00

O Ministério Público de Goiás revelou quais jogos da Série A de 2022 e Estaduais têm suspeita de manipulação. Os clubes envolvidos se manifestaram sobre a operação Penalidade Máxima II.

O que dizem os clubes

Santos

"Nesta terça-feira (18), o Santos Futebol Clube tomou conhecimento, pela mídia, da segunda fase da Operação Penalidade Máxima, na Série A, e reforça o seu posicionamento totalmente contrário a qualquer envolvimento com manipulação do andamento natural da partida. Reiteramos confiança total em nossos atletas, prezamos pela ética e pela moral do Clube e não concordaremos com atitudes totalmente antidesportivas. Até o momento, o Santos não foi procurado pelas autoridades, mas se coloca previamente à disposição para colaborar com as investigações, certo de que a Justiça será feita. O Santos acompanhará o caso e aguardará as conclusões para se pronunciar a respeito, caso seja necessário".

Avaí

O Avaí informou que não recebeu qualquer notificação neste sentido.

Red Bull Bragantino

"O Red Bull Bragantino tomou conhecimento da operação envolvendo esquemas de manipulação em jogos da Série A do Brasileiro e de campeonatos estaduais, e da presença de um atleta do elenco entre os investigados. O clube tem tolerância zero com qualquer atitude que possa ferir a idoneidade do esporte e vá contra os valores e dignidade de todos que vestem as cores do Red Bull Bragantino. Nos colocamos à disposição das autoridades durante a investigação e trataremos internamente a situação legal envolvendo o atleta".

América-MG

Até o fechamento desta reportagem, não havia manifestação oficial do clube.

Goiás

O Goiás, por não ter jogadores envolvidos, não vai se manifestar

Juventude

"O Esporte Clube Juventude vem a público manifestar seu posicionamento de absoluta contrariedade a toda e qualquer manipulação de resultados no esporte. Não é aceitável que profissionais ligados ao futebol estejam minimamente envolvidos com práticas antidesportivas, antiéticas e imorais. Dito isto, em relação à operação "Penalidade Máxima", o Esporte Clube Juventude reforça seu posicionamento de inteiro compromisso em colaborar com as autoridades responsáveis pela investigação, uma vez que o nome de um atleta vinculado ao clube foi citado. Esperamos que o Ministério Público e o Poder Judiciário, respeitado o devido processo legal, sejam rígidos na apuração dos fatos e que eventuais responsáveis sejam devidamente penalizados".

Cuiabá

O Cuiabá não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Palmeiras

Não se manifestou por não estar diretamente envolvido.

Botafogo

Botafogo não irá se pronunciar por não ter jogadores envolvidos.

Quais são os jogos na Série A 2022

Santos x Avaí (5/11) — suspeita de tentativa de cooptação de atleta do Santos para tomar cartão amarelo.

Red Bull Bragantino x América-MG (5/11) — aliciamento do atleta do Bragantino para cartão amarelo.

Goiás x Juventude (5/11) — aliciamento de dois atletas do Juventude para tomar amarelo.

Cuiabá x Palmeiras (6/11) — um jogador do Cuiabá também aliciado para tomar amarelo

Santos x Botafogo (10/11) — atleta cooptado para levar cartão vermelho.

Juventude x Palmeiras (10/9) — aliciamento de jogador do Juventude para tomar cartão amarelo.

Outras manifestações

Sport, clube de Igor Cariús, um dos nomes envolvidos na suspeita

"O Sport Club do Recife vem a público reforçar sua posição integralmente oposta a qualquer tipo de situação que envolva esquema ou manipulação de resultados de partidas de quaisquer esportes. Tais condutas antidesportivas ferem princípios básicos e inegociáveis ao Clube, como a ética e moral, portanto, não condizentes com a história do Sport. Diante disso, no que tange à operação "Penalidade Máxima", que cumpre mandados em estados pelo Brasil por conta de resultados da Série A de 2022 e envolve um atleta do atual elenco rubro-negro, o Clube aproveita para destacar total confiança e apoio à postura e à integridade do profissional, que tem conduta exemplar no dia a dia, e dispõe o departamento jurídico ao jogador para suporte de qualquer necessidade. O Sport também coloca-se à disposição das autoridades para colaborar no que diz respeito à investigação e acompanha atentamente o desenrolar da operação".

Ypiranga-RS , clube de Gabriel Tota

"O Ypiranga Futebol Clube, através desta nota oficial, vem se pronunciar a respeito do desdobramento da Operação Penalidade Máxima, realizada em Erechim e outras cidades, no dia de hoje, por forças policiais. Hoje pela manhã um atleta recém chegado ao clube foi alvo da ação da investigação, na sua residência. O clube ressalta que o atleta não participou de nenhuma partida pelo Ypiranga, e que o YFC nada tem de responsabilidade na presente ação. O nosso Departamento de Futebol juntamente com o Departamento Jurídico da instituição estão acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, ouvindo o atleta e seus representantes, preservando sua integridade profissional neste momento. Ressaltamos que não compactuamos e repudiamos veementemente qualquer tentativa de manipulação de resultados, que ferem nossos mais altos valores éticos e esportivos. O clube busca tomar todas as medidas possíveis para evitar e coibir este tipo de ação".

Atlético-GO (Presidente Adson Batista), clube de Moraees

"Todo meu apoio ao Ministério Público de Goiás e ao GAECO nas investigações dos casos de manipulação nos jogos de futebol. O futebol é um patrimônio imaterial e não pode ser atacado por criminosos. Apoio o movimento para que todos os envolvidos sejam banidos do esporte definitivamente. Estes esclarecimentos são importantíssimos para que os clubes também possam se proteger de crimes relacionados às apostas. A CBF, como entidade máxima do futebol brasileiro, tem que trabalhar para banir os culpados, protegendo clubes, entidades, torcedores e toda a comunidade que o futebol representa".

Chapecoense, clube de Victor Ramos

A Associação Chapecoense de Futebol vem a público a fim de reiterar o seu posicionamento totalmente contrário a qualquer tipo de situação que envolva a manipulação de resultados de jogos. O clube entende que tais condições são totalmente antidesportivas, ferindo os valores éticos e morais da modalidade. A respeito da "Operação Penalidade Máxima" e do cumprimento do mandado relacionado à ela em Chapecó - envolvendo um jogador do clube - a agremiação alviverde reforça o seu apoio e, principalmente, a confiança na integridade profissional do atleta".