Topo

Com gol relâmpago, Ceará vence Sport por 2 a 1 e abre vantagem no Nordestão

 Vitor Gabriel jogador do Ceará comemora seu gol durante partida contra o Sport - Lucas Emanuel/AGIF
Vitor Gabriel jogador do Ceará comemora seu gol durante partida contra o Sport Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/04/2023 23h38

O Ceará venceu o Sport por 2 a 1 na Arena Castelão nesta quarta-feira (19) e abriu vantagem no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste.

Os gols foram marcados por Guilherme Castilho e Vitor Gabriel para os donos da casa, enquanto David Ricardo fez contra quase no último lance.

Após o gol do Sport, os torcedores do time passaram a depredar o estádio e a polícia interveio. Foi possível ouvir o disparo de tiros com bala de borracha. Os jogadores reclamaram porque a partida foi encerrada antes de reiniciar.

A segunda partida da final está marcada para o dia 3 de maio, na Ilha do Retiro.

O campeão leva o prêmio de R$ 6,2 milhões por todo o torneio, enquanto o vice fica com R$ 5,2 milhões.

Essa foi a segunda derrota do Sport para o Ceará no ano. O primeiro jogo terminou em 3 a 2, na fase de grupos do regional, também no Castelão.

Como foi o jogo

O Ceará se impôs tão rápido que abriu o placar no primeiro ataque. Depois disso, o jogo ficou mais a favor do time, que controlou as ações e levou mais perigo.

O Sport teve dificuldades de construção, com poucos bons lances envolvendo Vagner Love e Luciano Juba, artilheiros do time. Constante, o Vozão aumentou o placar e foi para o segundo tempo dono do jogo.

A segunda etapa da partida foi mais aberta para os dois lados, embora o Ceará continuasse mais presente no setor ofensivo. O Leão da Ilha não conseguia construir e o técnico Enderson Moreira parecia não ter soluções.


Lances importantes

1x0. Eram 28 segundos de jogo quando Janderson tentou driblar no ataque e a bola sobrou um pouco mais atrás para Castilho. Ele não quis saber de conversa e mandou um chutaço de fora, no ângulo, garantindo a vantagem para o Ceará.

Renan. O Ceará manteve a pressão para fazer o resultado. Castilho deu bom passe para Vitor Gabriel dentro da grande área. O centroavante bateu cruzado, mas o goleiro Renan alcançou a bola e defendeu em dois tempos.

2x0. Após cobrança de escanteio, a bola ficou rodando a grande área e sobrou para Vitor Gabriel quase em baixo da trave. Ele só precisou cabecear, já nos acréscimos, para dar o 2 a 0 ao Vozão.

Richard. O Sport foi para cima após o gol. A bola quicou na frente de Luciano Juba após um passe no bico da grande área e ele emendou o chute, obrigando Richard a fazer uma boa defesa.

Ceará quase amplia. No segundo tempo, ótima cobrança de Castilho em escanteio. Ele bateu bem fechado e a bola passou bem à frente do gol defendido por Renan.

Faltou tranquilidade. Ewerthon chutou da intermediária e Richard, no susto, deu rebote para frente. Matheus Vargas ficou com a bola e tentou de primeira, mas mandou para fora. Seria um respiro para o Sport.

2x1. Quase no último lance do jogo, a história foi mudada. Sabino lançou para Juba nas costas da defesa. Ele cruzou forte, Richard espalmou estranho e a bola bateu em David Ricardo, indo contra a própria meta.

Agenda

O Sport enfrenta o Retrô no próximo sábado (22), pelo segundo jogo da final do Pernambucano. Já o Ceará joga no mesmo dia, contra o Guarani, pela Série B.


FICHA TÉCNICA

Ceará 2 x 1 Sport
Data: 19/04/2023
Local: Arena Castelão
Hora: 21h30 (de Brasília)
Cartões amarelos: Arthur Rezende (CEA), Ronaldo (SPT), Eduardo (SPT), Matheus Vargas (SPT), Gustavo Morínigo (CEA), Chay (CEA)
Cartões vermelhos:
Gols:
Guilherme Castilho (CEA), ao 1º' do 1º tempo (1-0); Vitor Gabriel (CEA), aos 46' do 1º tempo (2-0); David Ricardo (CEA, contra), aos 51' do 2º tempo (2-1)

Ceará: Richard; Warley (Michel); Tiago Pagnussat, Luiz Otávio (David Ricardo) e Willian Formiga; Arthur Rezende (Willian Maranhão), Richardson e Guilherme Castilho (Chay); Erick, Vitor Gabriel e Janderson (Léo Rafael). Técnico: Gustavo Morínigo.

Sport: Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo Henrique (Pedro Martins), Fabinho, Jorginho (Matheus Vargas) e Edinho (Facundo Labandeira); Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.