Topo

Palmeiras

Quem é o bandeirinha que mais está envolvido em expulsões de Abel Ferreira

Do UOL, em São Paulo

18/04/2023 12h00

Das sete vezes em que Abel Ferreira foi expulso treinando o Palmeiras, o assistente Bruno Boschilia trabalhou em três — justamente as três últimas. Ele é o membro da arbitragem que mais participou de partidas em que o português tomou vermelhos.

Quem é ele?

Bruno Boschilia tem 40 anos e, desde 2009, faz parte do quadro da CBF. Ele iniciou a carreira no futebol do Paraná ainda no início do século.

Ele é sobrinho de Dulcídio Wanderley Boschilia, ex-árbitro que apitou a final do Campeonato Paulista de 1977 entre Corinthians e Ponte Preta. O paranaense é filho de Luiz Boschilia, que também foi juiz de futebol.

O bandeirinha também atua como professor de educação física e servidor municipal, trabalhando para a Prefeitura de Curitiba.

Boschilia ganhou o escudo de árbitro assistente da Fifa em 2014. Ele foi escalado para trabalhar na Copa do Mundo de 2022 ao lado de quatro bandeiras: Neuza Back, Rodrigo Figueiredo, Bruno Pires e Danilo Simon.

Expulsões de Abel com Bruno em campo

Palmeiras 1x0 Santos - Brasileirão de 2022

Motivo alegado pelo árbitro na súmula: "Expulsei [Abel] em decorrência do segundo cartão amarelo após ser informado pelo assistente 1, Bruno Boschilia, que o referido treinador foi em direção ao mesmo, afrontando e proferindo aos gritos de maneira repetida as seguintes palavras: 'é tudo contra a gente, c***. Na dúvida, sempre contra a gente, c***'. Informo que o treinador, após ser expulso, retornou em direção ao assistente 1, de maneira grosseira e ofensiva proferindo as seguintes palavras: 'vai se f*** mesmo c***. Vocês são uma vergonha, tudo contra a gente, c***o"

Palmeiras 4x3 Flamengo - Supercopa do Brasil de 2023

Motivo alegado pelo árbitro na súmula: "Aos 50 minutos do 2° tempo, foi expulso com cartão vermelho direto o técnico da equipe do Palmeiras, Abel Ferreira, por protestar [contra] as decisões da arbitragem dando um 'soco no ar' e chutando o microfone de captação de áudio."

Palmeiras 2x1 Cuiabá - Brasileirão de 2023

Motivo alegado pelo árbitro na súmula: "Após ser informado pelo árbitro assistente 1 [Bruno Boschilia], expulsei [Abel] diretamente por sair da sua área técnica, ir em direção ao árbitro assistente 1 gesticulando e proferindo aos gritos as seguintes palavras: 'que
arbitragem de m***'".

Palmeiras