Topo

Brasileirão - 2023

Com início fulminante, Vasco bate o Atlético-MG na estreia do Brasileirão

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL

15/04/2023 23h00

Classificação e Jogos

O Vasco venceu o Atlético-MG por 2 a 1 fora de casa pela primeira rodada do Brasileirão.

  • Vasco teve um começo avassalador e marcou duas vezes em 9 minutos. Andrey Santos fez o primeiro de cabeça e Pec ampliou.
  • O Atlético-MG conseguiu controlar a partida e descontou ainda no primeiro tempo. Maurício Lemos mandou para a rede já nos acréscimos.
  • O time da casa pressionou demais no início da etapa final, mas foi perdendo o ímpeto no decorrer do tempo.

Como foi o jogo

O Cruz-Maltino começou avassalador e, em menos de 10 minutos de bola rolando, já tinha a vantagem de 2 a 0. No entanto, aos poucos, o Galo foi tomando a posse da bola e passou a pressionar o adversário. A iniciativa deu resultado ainda na primeira etapa, com um gol nos acréscimos.

Embalado pelo gol, o time mineiro voltou com tudo para a segunda etapa e aumentou o ímpeto no confronto. O clima quente no Mineirão favoreceu os visitantes, já que as reclamações e as faltas ajudaram a parar a partida e esfriar um pouco o ritmo do rival. As alterações também colaboraram.

Apesar de ter muito mais posse de bola, o Alvinegro mineiro teve dificuldades para criar grandes oportunidades de empatar e acabou sendo derrotado em casa.

Lances importantes

Atlético-MG 0x1 Vasco. Everson sai muito mal em cobrança de falta de Pec e Andrey fica sozinho para mandar de cabeça para o fundo da rede logo aos 4'.

Atlético-MG 0x2 Vasco. Com apenas 9' o Gigante da Colina amplia Lucas Piton finaliza mal e a bola sobre para Pec, que manda de direita e amplia o placar.

33 minutos do primeiro tempo. Léo Jardim apareceu bem duas vezes. Na primeira, mandou para escanteio a boa cobrança de Hulk. Na segunda, salvou a queima-roupa a cabeça de Hyoran, que aconteceu na cobrança do tiro de canto.

43 minutos do primeiro tempo. Hyoran tabelou com Saravia e saiu na cara do gol, contudo Léo Jardim saiu bem e tirou o ângulo do meio-campista, que bateu em cima dele.

Atlético-MG 1x2 Vasco. A pressão do Galo deu resultado nos acréscimos da etapa inicial. A bola ficou viva na área após cobrança de escanteio até Jemerson ajeitar para Maurício Lemos, que chtou com a perna esquerda e descontou a desvantagem atleticana.

44 minutos do segundo tempo. Léo Jardim faz sua primeira defesa na etapa final em chute forte de Hulk na cobrança de falta.

50 minutos do segundo tempo. Léo Jardim vence mais uma disputa com Hulk. O atacante acerta um belo chute de primeira após a bola ficar viva na área, mas o arqueiro fez uma grande defesa.

Agenda

O Atlético-MG volta a campo na terça (18), às 21h, quando visita o Athletico pela segunda rodada da Libertadores. Já o Vasco entra em campo apenas na semana seguinte, na segunda rodada do Brasileirão. O duelo será em casa, contra o Palmeiras, no domingo (23), às 16h.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 2 VASCO

Competição: Campeonato Brasileiro - primeira rodada
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Dia e hora: 15 de abril, sábado, às 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP) e Luanderson Lima dos Santos (FIFA/BA)
VAR: Daiane Muniz (FIFA/SP)

Cartões amarelos: Pavón, Saravia, Otávio, Zaracho, Hulk, Maurício Lemos (CAM); Andrey Santos, Pedro Raul, Robson Bambu, Gabriel Pec (VAS)
Cartão vermelho: Maurício Barbieri (VAS)
Gols: Maurício Lemos, aos 49'/1ºT, para o Atlético-MG; Andrey Santos, aos '4/1ºT, e Gabriel Pec, aos 9'/1ºT, para o Vasco.

Atlético-MG: Everson; Saravia (Mariano), Maurício Lemos, Jemerson e Rubens (Patrick); Otávio (Edenílson), Zaracho e Hyoran (Pedrinho); Paulinho, Pavón (Isaac) e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.

Vasco: Léo Jardim, Puma, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor); Rodrigo, Andrey Santos (Barros) e Jair (Galarza); Gabriel Pec (Figueiredo), Alex Teixeira (Marlon Gomes) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no título da matéria, o Vasco ganhou do Atlético-MG. O erro foi corrigido.