Topo

Brasileirão - 2023

Fluminense deslancha após trocas de Diniz no intervalo e vence o América-MG

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL

15/04/2023 18h02

O Fluminense venceu o América-MG por 3 a 0 na abertura do Brasileirão na tarde de hoje (15), na Arena Independência.

  • Após um primeiro tempo sem muitas chances, o Flu voltou com duas mudanças no intervalo e passou a dominar o confronto.
  • Cano errou um pênalti aos 4' da etapa final, mas se redimiu dois minutos depois e abriu o placar.
  • Os outros atacantes também marcaram. John Kennedy fez o segundo, e Lelê, que entrou no intervalo, definiu o marcador.
  • Diniz escalou um time misto e, com a vantagem no placar, aproveitou os minutos finais para descansar peças importantes como Nino, Ganso e Cano.

Só atrás de Fred

O 63º gol de Cano com a camisa tricolor fez com que ele se igualasse a Magno Alves como o segundo maior artilheiro do time neste século. Os dois perdem apenas para Fred, que tem 199.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi bem morno, com poucas chances claras de gol. O time da casa começou sufocando e dominou a equipe carioca nos primeiros 20 minutos, mas, depois disso, o Tricolor conseguiu ficar mais com a bola no campo ofensivo.

Diniz voltou do intervalo com duas mudanças no Flu: Guga na vaga de Alexsander, que sentiu uma lesão ainda no meio da etapa inicial, e Lelê na de Pirani, que vinha sendo muito criticado pelo comandante. As mudanças deram certo, e o Tricolor tomou conta do confronto, tendo um pênalti com dois minutos e abrindo o placar aos seis, com Cano de protagonista em ambas as oportunidades.

Quando já estava 2 a 0, Mancini fez três mudanças para tentar uma reviravolta, porém já era tarde demais e os visitantes ainda ampliaram, conquistando uma vitória tranquila na estreia do Brasileirão.

Lances importantes

1 minuto do primeiro tempo. Logo no começo do jogo Pirani tabelou com John Kennedy e ficou cara a cara com Cavichioli, que fez uma grande defesa para manter o placar zerado.

44 minutos do primeiro tempo. Juninho retomou a bola após pressão na saída de bola, entrou na área e rolou para Henrique Almeida. O centroavante parou em Nino na primeira tentativa e, na segunda, ficou na trave.

2 minutos do segundo tempo. John Kennedy entrou na área e foi derrubado por Nino Paraíba. A arbitragem marcou a penalidade, mas Cano bateu firme no canto esquerdo de Cavichioli, que conseguiu o desvio e fez com a bola batesse no travessão.

América-MG 0x1 Fluminense. Pouco depois de perder a penalidade, o artilheiro argentino se redimiu e fez o L no Independência. Samuel Xavier passou e o jogador, em velocidade, deixou Cavichioli no chão e rolou para o fundo da rede.

América-MG 0x2 Fluminense. Em contra-ataque fulminante do Tricolor, Lelê recebeu o lançamento e cruzou rasteiro, na medida para John Kennedy, que com apenas um toque ampliou a vantagem.

América-MG 0x3 Fluminense. Lelê, que entrou no intervalo, também fez o L em Belo Horizonte. O atacante passou pela defesa e entrou na área pelo lado direito para chutar firme e definir o resultado.

Agenda

Os dois clubes têm competições internacionais no meio de semana. Na terça (18), às 19h, o Tricolor recebe o The Strongest pela segunda rodada da Libertadores. Um dia depois, na quarta (19), o Alviverde vista o Defensa y Justicia na segunda rodada da Sul-Americana.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 0 X 3 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro - primeira rodada
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Dia e hora: 15 de abril, sábado, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Gizeli Casaril (ambos SC)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN)

Cartões amarelos: Iago Maidana, Éder, Nino Paraíba (AMG); Victor Mendes, John Kennedy (FLU)
Gols: Cano, aos 6'/2ºT, John Kennedy, aos 14'/2ºT, e Lelê, aos 26'/2ºT, para o Fluminense.

América-MG: Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana (Ricardo Silva), Éder e Marlon; Alê, Juninho e Martínez (Lucas Kal); Felipe Azevedo (Matheusinho), Everaldo (Adyson) e Henrique Almeida (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino (David Braz), Victor Mendes e Alexsander (Guga); André, Pirani (Lelê), Lima e Ganso (Thiago Santos); John Kennedy e Cano (Keno). Técnico: Fernando Diniz.