Topo

Copa do Brasil - 2023

Sem Suárez, Grêmio vence ABC e encaminha vaga na Copa do Brasil

Villasanti abraça Vina após marcar na vitória do Grêmio sobre o ABC, pela ida da 3ª fase da Copa do Brasil - Richard Ducker/Agência Estado
Villasanti abraça Vina após marcar na vitória do Grêmio sobre o ABC, pela ida da 3ª fase da Copa do Brasil Imagem: Richard Ducker/Agência Estado

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/04/2023 23h32

O Grêmio venceu o ABC por 2 a 0, em Natal (RN), e encaminhou a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Villasanti e Bitello marcaram os gols da partida, aos 30 e aos 35 minutos do segundo tempo, respectivamente. O meia paraguaio balançou a rede pela primeira vez na temporada, enquanto o brasileiro chegou ao quinto tento.

O Tricolor não teve Luís Suárez, poupado, que nem sequer foi relacionado para a partida, assim como Carballo. Bruno Uvini e Lucas Silva entraram no lugar dos uruguaios na escalação.

Lucas Silva foi substituído com 20 minutos de jogo após sentir dores no joelho. Ele caiu sozinho no gramado e não conseguiu seguir na partida, dando lugar a Zinho.

O jogo de volta da 3ª fase será disputado em 27 de abril, na Arena, às 21h30. Antes disso, o Grêmio entra em campo pelo Brasileirão, enquanto o ABC atua pela Série B e pelo Campeonato Potiguar.

Suárez faz falta, mas Grêmio arranca vitória

O jogo começou truncado, com ambas equipes tendo dificuldade para achar espaço e desenvolver as jogadas no ataque. Os dois goleiros mal foram acionados durante a primeira hora de duelo.

O time da casa controlou as ações no primeiro tempo e quase saiu na frente antes do intervalo, apesar do ritmo lento do confronto. O goleiro Adriel e a trave do Tricolor mantiveram o zero no placar.

O Grêmio atuou com três zagueiros e foi praticamente inofensivo durante os primeiros 45 minutos, acertando o gol adversário somente uma vez. Sem o artilheiro uruguaio, o ataque foi formado por Vina e Cristaldo e demorou para render.

A equipe visitante mudou a postura na segunda etapa e chegou aos dois gols na reta final. O time de Renato Portaluppi passou a ter o controle da partida e construiu o resultado para definir a vaga em casa com mais tranquilidade.

Gols e destaques

Adriel suja o uniforme. Aos 30 do primeiro tempo, Felipe Garcia recebeu perto da entrada da área e arriscou uma bomba, mas Adriel voou para espalmar para escanteio.

Travessão. Aos 39, Felipe Garcia cabeceou cruzado e acertou o travessão. A bola voltou para campo e o goleiro do Grêmio afastou.

Perigo em escanteio. Aos 11 do segundo tempo, o Grêmio cobrou escanteio curto e a bola chegou em Zinho na área, que bateu firme. O chute explodiu na marcação e, no rebote, Diogo Barbosa mandou para fora.

Chute fraco. Aos 25, o Grêmio puxou contra-ataque e Vina acionou Zinho. O atacante bateu da meia-lua, mas pegou mascado e facilitou a defesa de Simão.

1x0. Aos 30, Vina recebeu de Villasanti pela direita e cruzou para trás. O próprio paraguaio apareceu no meio da marcação e cabeceou para baixo, tirando o zero do placar.

2x0. Aos 35, o Grêmio bateu novo escanteio curto e a bola foi até Bitello, que chutou colocado da entrada da área e acertou o ângulo. Simão até pulou, mas ficou apenas olhando a bola fazer curva e entrar.

Ficha técnica

ABC 0 x 2 Grêmio

Competição: Jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)

Data e hora: 13 de abril de 2023, às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus

VAR: Daiane Muniz

Gols: Villasanti, aos 30, e Bitello, aos 35 minutos do segundo tempo

Grêmio: Adriel; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro (Thomas Luciano), Villasanti, Lucas Silva (Zinho), Diogo Barbosa e Bitello; Vina (Nathan) e Cristaldo (André). Técnico: Renato Portaluppi

ABC: Simão; Luiz Gustavo, Richardson, Afonso e Márcio Azevedo (Daniel Vançan); Wellington Reis, Daniel (Allan Dias) e Léo Ceará (Raphael Luz); Maycon Douglas (Welliton), Fábio Lima e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori