Topo

Mineiro - 2023

Hulk faz dois, Atlético vence o América-MG e é tetracampeão mineiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

09/04/2023 18h28

O Atlético-MG não teve uma atuação brilhante, mas viu um Hulk decisivo guiar a equipe na vitória por 2 a 0 sobre o América-MG que deu o tetracampeonato mineiro ao Galo, o 48° na história, neste domingo (9). O atacante anotou os dois gols do time no Mineirão.

Hulk chegou aos 13 gols em 14 jogos na temporada e, dessa vez, venceu Matheus Cavichioli, que havia defendido um pênalti batido pelo camisa 7 no jogo de ida.

Com os gols anotado, Hulk chegou aos 11 no Campeonato Mineiro e passou Daniel Amorim, do Tombense, na artilharia da competição.

Com o placar do Mineirão somado 3 a 2 no duelo de ida, o Atlético-MG fechou o agregado em 5 a 2.

O Galo chegou ao tetracampeonato do Campeonato Mineiro, algo que nenhuma equipe fazia desde 1981. Naquela ocasião, o próprio Atlético venceu as edições de 1978, 1979, 1980 e 1981. O time ainda venceu os dois anos seguintes e chegou ao hexa.

O título vem depois de uma semana conturbada para Eduardo Coudet. Após a derrota para o Libertad, o treinador fez críticas à diretoria e indicou uma possível saída. No dia seguinte, em reunião, definiu sua permanência e pediu desculpas.

Como foi o jogo

Apesar do clima de muita festa da torcida do Atlético-MG no Mineirão, o começo da partida foi melhor para o América-MG. A equipe visitante teve duas boas chegadas e acertou a trave em uma delas.

Mesmo abaixo na etapa inicial, o Atlético-MG conseguiu abrir o placar em uma rara subida mais aguda ao ataque. O lance que originou o pênalti foi analisado pelo VAR durante cinco minutos antes de Flávio Rodrigues de Souza marcar a penalidade.

O gol, no entanto, não indicou uma mudança muito grande no cenário da partida, que ficou travada entre as intermediárias e com poucas oportunidades de lado a lado.

No começo do segundo tempo, o Atlético-MG deu mostras de que poderia ser mais perigoso no ataque, mas a expulsão de Otávio fez a equipe de Eduardo Coudet recalcular a rota e se tornar mais reativa.

Sem um primeiro volante de ofício, Coudet tirou Igor Gomes e promoveu a estreia da Battaglia. Ao longo da etapa, o treinador argentino tirou Paulinho e Pavón, deixando Hulk isolado no ataque.

Mesmo acuado, o Atlético-MG foi letal no único contra-ataque que teve, com Hulk novamente 'herói'. Everson ainda completou a festa pegando um pênalti.

Lances Importantes

Na trave! - Aos quatro minutos, Mariano tentou passe para Maurício Lemos, mas deixou Mastriani livre para finalizar. O atacante soltou o pé, mas viu a bola explodir na trave.

1 x 0 - Hulk abriu o placar no Mineirão, de pênalti. Aos 20 minutos, Igor Gomes foi empurrado por Arthur em cruzamento na área. Após cinco minutos de análise do VAR, a penalidade foi confirmada, e o camisa 7 bateu no canto esquerdo de Cavichioli, que acertou o lado, mas nada pôde fazer.

Quase! - Aos 37 minutos, a dupla Hulk-Paulinho quase resultou em gol. O camisa 7 serviu o companheiro que, de dentro da área e de frente para Matheus Cavichioli, finalizou no canto esquerdo, mas viu o goleiro espalmar.

De novo! - O Galo teve a chance de ampliar sua vantagem no começo do segundo tempo. Novamente deslocado pelo lado, Hulk cruzou na área, e Paulinho completou, dessa vez de cabeça. Cavichioli espalmou para escanteio.

Na trave de novo - Mastriani acertou a trave pela segunda vez no jogo aos 12 minutos do segundo tempo. Em bola alçada na área, o atacante subiu mais que a defesa adversária e testou firme, mas ela explodiu no travessão.

2 x 0 - Hulk também foi o responsável por anotar o segundo gol do Atlético-MG. Em contra-ataque, Zaracho invadiu a área e serviu o companheiro, que só completou para a rede.

Everson pega pênalti! - Aos 40 minutos do segundo tempo, Mariano empurrou Henrique Almeida e, após analise no VAR, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Wellington Paulista bateu rasteiro no canto esquerdo, mas Everson encaixou firme.

FICHA TÉCNICA
Atlético-MG 2 x 0 América-MG

Data: 09/04/2023 (domingo)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Competição: Jogo de volta da final do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Cartões amarelos: Otávio, Everson, Hulk (ATL), Arthur, Mariano (AME)
Cartão vermelho: Otávio (ATL)
Gols: Hulk (26'/1°T), Hulk (26'/2°T)

Atlético-MG: Everson; Mariano, Jemerson, Maurício Lemos e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Battaglia) e Zaracho; Pavón (Patrick), Hulk e Paulinho (Edenílson). Técnico: Eduardo Coudet

América-MG: Matheus Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Éder (Everaldo), Iago Maidana, Ricardo Silva e Nicolas (Wellington Paulista); Alê, Juninho e Martínez; Felipe Azevedo (Matheusinho) e Mastriani (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini