Topo

Saia do São Paulo e seja campeão: ex-tricolores celebram títulos estaduais

Bruno Alves, Reinaldo e Diego Souza, ex-jogadores do São Paulo, comemoram título Gaúcho com o Grêmio. - Richard Dücker/Grêmio
Bruno Alves, Reinaldo e Diego Souza, ex-jogadores do São Paulo, comemoram título Gaúcho com o Grêmio. Imagem: Richard Dücker/Grêmio

Do UOL, em São Paulo

11/04/2023 15h13

Ex-jogadores que deixaram o São Paulo durante a Era Rogério Ceni comemoraram títulos neste fim de semana.

O que aconteceu

Oito ex-jogadores do São Paulo levantaram taça neste fim de semana. Para o levantamento, foram considerados apenas atletas que deixaram o clube desde que Rogério Ceni assumiu o comando técnico, em outubro de 2021.

O São Paulo assistiu à final do Paulista pela primeira vez em três anos. Vice em 2022 e campeão em 2021, o Tricolor Paulista foi eliminado nas quartas de final nesta temporada, diante do Água Santa.

Ex-tricolores ergueram taças em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Veja abaixo a lista.

Igor Gomes e Patrick

Patrick durante a final do Campeonato Mineiro entre Atlético-MG e América-MG. - Alessandra Torres/Alessandra Torres/AGIF - Alessandra Torres/Alessandra Torres/AGIF
Patrick durante a final do Campeonato Mineiro entre Atlético-MG e América-MG.
Imagem: Alessandra Torres/Alessandra Torres/AGIF

A dupla deixou o São Paulo em 2023 para jogar no Atlético-MG. Igor Gomes virou alvo de críticas da torcida são-paulina por seu desempenho na temporada passada. Patrick, terceiro maior artilheiro da equipe em 2022, teve atrito com Rogério Ceni antes de partir para Belo Horizonte.

Patrick ainda não se firmou como titular do Atlético-MG. O meio-campista saiu do banco nos dois jogos da decisão contra o América-MG.

Igor Gomes fez parte da escalação inicial no jogo da taça. O camisa 17 sofreu pênalti convertido por Hulk, abrindo o placar da decisão no Mineirão.

Patrick contribuiu com um gol e uma assistência no Campeonato Mineiro. Igor Gomes não teve participação direta em gol.

Reinaldo e Bruno Alves

A dupla chegou no Grêmio em momentos diferentes. Bruno Alves foi cedido por empréstimo em janeiro de 2022. Reinaldo trocou de tricolor nesta temporada, após seu contrato com o clube paulista chegar ao fim.

Bruno Alves é titular absoluto e vive fase artilheira. O zagueiro participou de 11 partidas no Campeonato Gaúcho, jogando os 90 minutos em todas, e marcou três gols. Foi eleito para a seleção do Campeonato Gaúcho

O Grêmio está invicto na temporada com Reinaldo. Em 13 jogos do lateral-esquerdo, são 12 vitórias e 1 empate. O ex-São Paulo não teve chance de impactar a final contra o Caxias, vencida por 1 a 0 no último sábado. Ele foi substituído aos 13 minutos do primeiro tempo, com lesão no joelho.

Pablo e Vitor Bueno

Pablo recebe prêmio de artilheiro do Campeonato Paranaense 2023. - Robson Mafra/Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/Robson Mafra/AGIF
Pablo recebe prêmio de artilheiro do Campeonato Paranaense 2023.
Imagem: Robson Mafra/Robson Mafra/AGIF

Os dois jogadores do Athletico foram dispensados pelo São Paulo no início de 2022. Ambos estavam sem prestígio com a torcida e com Rogério Ceni.

Pablo foi artilheiro do Campeonato Paranaense com 9 gols. O atacante se destacou especialmente na primeira fase, balançando as redes 8 vezes em 10 jogos. Passou em branco nas duas partidas da decisão contra o Cascavel.

Vitor Bueno é peça importante na sequência invicta. O Athletico ainda não perdeu na temporada, e algumas vitórias têm assinatura do meia. Nos sete jogos em que Bueno marcou ou deu assistência, o Furacão saiu vencedor.

Shaylon

O meia levantou sua segunda taça de Campeonato Goiano com o Atlético-GO. Shaylon rescindiu com o São Paulo no fim de 2021, meses após a chegada de Rogério Ceni.

A passagem no Atlético-GO é um sucesso individual. Shaylon bateu sua melhor marca pessoal de partidas na última temporada, entrando em campo 55 vezes.

Shaylon está na seleção de melhores atacantes do Campeonato Goiano. O jogador participou de 11 gols, com 5 bolas na rede e 6 assistências.

Eder

Eder celebra a conquista do Campeonato Catarinense. - Douglas Silveira/Douglas Silveira/AGIF - Douglas Silveira/Douglas Silveira/AGIF
Eder celebra a conquista do Campeonato Catarinense.
Imagem: Douglas Silveira/Douglas Silveira/AGIF

Formado no Criciúma, Eder coroou sua "última dança" no futebol com o título Catarinense. O atacante não teve seu contrato renovado com o São Paulo após o fim da temporada 2022 e afirmou que irá se aposentar por lá.

O Criciúma chegou à decisão estadual pela primeira vez em dez anos. A equipe se sagrou campeã com duas vitórias sobre o Brusque por 1 a 0.

É o primeiro título de Eder com a camisa do Tigre. O centroavante contribuiu na campanha com um gol e uma assistência, sendo titular durante todo o mata-mata.