Topo

Fluminense

Lateral que viu Marcelo despontar no Flu vive drama pessoal e ajuda projeto

Ulisses, ex-lateral do Fluminense, está afastado do futebol e auxilia projeto social - Reprodução Facebook
Ulisses, ex-lateral do Fluminense, está afastado do futebol e auxilia projeto social Imagem: Reprodução Facebook

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/04/2023 04h00

Marcelo voltou ao Fluminense e, ao recordar a trajetória do lateral pelo clube em que foi criado, um nome voltou à tona: Ulisses.

O que aconteceu

Então titular do sub-20 em meados da década de 2000, Ulisses foi citado por Josué Teixeira, técnico que promoveu Marcelo, e Antônio Garcia, diretor executivo da base do Tricolor.

"Tínhamos um lateral-esquerdo de boa qualidade no sub-17, o Ulisses, que subiu para o sub-20, chegou a atuar no profissional, mas acabou se perdendo no processo, e abriu a vaga paro Marcelo ir para o sub-17", recordou Garcia.

Mas por onde anda esse jogador que teve predicados elogiados, mas que se tornou pouco lembrado pela torcida? Ulisses está em recuperação da dependência química e longe do futebol profissional há mais de uma década.

Ele se profissionalizou no Flu e passou por Juventude, pelo Kasimpasa, da 2ª divisão da Turquia, CRB e Vasco, antes de a carreira ganhar outros rumos.

Ulisses fez a base no Fluminense e chegou ao elenco profissional - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Atualmente, o ex-lateral vive com a renda conquistada ao ajudar uma escolinha na região onde nasceu, no Rocha, em São Gonçalo, e de algumas peladas que disputa aos sábados.

É o projeto "Craque para o futuro", que é comandando pelo cara que foi meu primeiro técnico. Eu o auxilio na escolinha, ajudo em algumas coisas. Atualmente, vivo com isso e um dinheirinho que, às vezes, rola quando jogo uma pelada, aos sábados

Ulisses, ao UOL

Problemas extracampo

Ulisses fez parte de uma geração do Fluminense que tinha nomes como Arouca, Toró, Radamés e Fernando.

Ainda na base do Tricolor, porém, teve o primeiro contato com a cocaína. Ele revelou o problema publicamente após passagem relâmpago pelo Vasco.

À época, foi apresentado no Cruz-Maltino junto a um "pacotão de reforços" para a temporada 2009, mas acabou dispensado ainda na pré-temporada.

Ulisses foi um dos reforços apresentados pelo Vasco em "pacotão" para 2009 - Site oficial Vasco - Site oficial Vasco
Imagem: Site oficial Vasco

De lá para cá, buscou tratamento, mas não conseguiu novas oportunidades no futebol.

Na escolinha, tenta conscientizar os jovens sobre os problemas das drogas.

Busco conversar, passar a realidade. Eu mostro que tem obstáculos e que tem de saber desviar para não destruir tudo. Tive problemas extracampo, tive amizades erradas, fiz escolhas erradas. Fiquei meio cego, não olhei para mim. Não consegui ter o foco necessário e isso me prejudicou demais Ulisses

Ulisses também teve um problema na Justiça, após uma briga em que acertou um tiro na mão de um vizinho. O ex-jogador se arrepende e salienta que episódios assim ficaram no passado.

"Foi uma discussão que se agravou, algo que não me orgulho. Aconteceu em um outro momento da minha vida", afirmou.

'Seu amigo voltou'

Marcelo beija escudo da camisa do Fluminense em sua apresentação no Maracanã - Carl de Souza/AFP - Carl de Souza/AFP
Imagem: Carl de Souza/AFP

O anúncio do retorno de Marcelo ao Fluminense repercutiu na vizinhança de Ulisses.

O pessoal logo falou: 'ih, seu amigo voltou, hein!'. Aqui no bairro todo mundo me conhece e sabe da minha história. Fico feliz pelo Marcelo ter voltado. É um craque e identificado com o Fluminense. Deixa o homem pegar o ritmo, vai ser sucesso", afirmou.

Jogador na família

O futebol profissional se mantém vivo na família. Ulisses é primo do atacante Rhuan, cria do Botafogo e que atualmente defende o Fontinhas, de Portugal.

"Nos falamos com frequência. É legal vê-lo seguindo carreira, acompanhar isso. Também converso com ele e falo sobre a minha experiência para que ele não repita meus erros", pontou..

Fluminense