Topo

Fluminense

Jogador de futsal se surpreende ao saber que Marcelo, do Flu, é seu fã

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/03/2023 12h00

Muitos foram os jogadores que inspiraram Marcelo, que está de volta ao Fluminense, mas nenhum teve tanta influência em seu início de carreira quanto Tiago Ignatiuk, ou simplesmente Guina, jogador de futsal com passagens pela seleção brasileira e que lhe serviu de espelho do estilo de jogo até mesmo à numeração da camisa.

'Sempre foi meu ídolo no futsal'

A idolatria de Marcelo por Guina foi revelada à Flu TV recentemente [veja no vídeo acima], quando o lateral-esquerdo ex-Real Madrid acertou seu retorno ao Tricolor após 17 anos.

No futsal eu gostava muito de jogar com a camisa 14 porque tinha um jogador de futsal que se chamava Tiago Ignatiuk, que eu adorava ele. Adorava não, sempre foi meu ídolo no futebol de salão. Ele era uma febre na época", relembrou Marcelo.

Revelação surpreende Guina

Marcelo (esq.) atuava com a camisa 14, no futsal do Flu, inspirado em Guina (dir.), seu ídolo das quadras - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Marcelo (esq.) atuava com a camisa 14, no futsal do Flu, inspirado em Guina (dir.), seu ídolo das quadras
Imagem: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao UOL, Guina — que atualmente tem 37 anos e defende o Futsal Pistoia, da Itália — se mostrou surpreso com a revelação de Marcelo, principalmente por terem tido pouquíssimos contatos ao longo da vida.

Isso foi o que me deixou mais lisonjeado, porque não temos tanto contato. Então foi de uma humildade muito grande ele ter feito isso [revelado idolatria]. Ao mesmo tempo, foi feito de coração porque ele não é meu melhor amigo, não tenho uma camisa dele, não tenho foto com ele, nunca fui a nenhum jogo do Real Madrid e nunca pedi nada para ele" Guina.

"Foi só daquela vivência mesmo de ter sido referência para ele no esporte quando era mais novo e até quando comecei no profissional. Foi essa vivência que fez com que ele se inspirasse. É muito humilde e real esse depoimento. Por isso fiquei tão surpreso e levei com tanto carinho".

Contato por ICQ e golaço que fez Marcelo mostrar a R10

Os pouquíssimos contatos que foram feitos entre Marcelo e Guina aconteceram ainda nos tempos de ICQ/MSN Messenger, antes mesmo da chegada do Whatsapp.

O jogador de futsal lembra que Marcelo citou um golaço feito por Guina pelo Minas Tênis Clube, quando deu um lençol no adversário e encobriu o goleiro com uma cavada [veja no vídeo acima]. E que fez questão de mostrar para ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho.

Eu fui jovem para a Espanha, tinha 19 para 20 anos, e ele [Marcelo] tem três anos a menos que eu. Ele já estava sendo vendido para o Real Madrid. Conversamos naquela época por ICQ ou MSN, mas foi rápido. Ele gostava muito de um gol que fiz pelo Minas. Disse que tinha mostrado para o Ronaldinho Gaúcho" Guina.

Guina chegou a indicar Marcelo ao Fla

Marcelo, com a camisa 14 inspirada em Guina, nos tempos de futsal do Fluminense - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Marcelo, com a camisa 14 inspirada em Guina, nos tempos de futsal do Fluminense
Imagem: Arquivo Pessoal

O primeiro contato entre os dois, porém, aconteceu na adolescência. Guina morava no bairro do Rio Comprido, na Zona Norte (RJ), onde se situa o clube Helênico, agremiação que Marcelo defendia em seu início de carreira no futsal.

Os dois atuaram juntos uma única vez, num torneio amador de final de ano por lá, quando Guina chegou a indicar Marcelo para o Flamengo, clube que defendia na época de base.

"O Marcelo subiu de categoria para jogar com a gente. E foi aí que o conheci. Eu o vi jogando e dizia: 'esse moleque é muito bom'. Lembro que falava que tinha de levá-lo para o Flamengo. Cheguei a comentar com o treinador na época, mas não rolou"

"No ano seguinte o vi no Fluminense e falei para o treinador: 'era esse garoto que eu queria trazer'. Ele era o capitão, jogava atrás para organizar, já estava arrebentando".

Guina tem projeto de futsal para formação de jovens

Guina nos tempos de Intelli: jogador tem projeto de implementar futsal na formação de jogadores de campo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Guina nos tempos de Intelli: jogador tem projeto de implementar futsal na formação de jogadores de campo
Imagem: Arquivo Pessoal

Próximo da aposentadoria, Guina tem um projeto pós-carreira de implementar o futsal na formação de jogadores de campo entre 8 a 14 anos.

  • A ideia é iniciar o projeto na Bélgica e ele já tem feito contatos com clubes de campo que estejam interessados.
  • O projeto pretende introduzir aulas teóricas e práticas de futsal de maneira progressiva aos jovens. A partir de uma vez por semana, aos 9 anos, e de duas a três vezes semanais até aos 14.
  • O objetivo é introduzir a parte técnica do futsal aos atletas, que incluem posse de bola, pensar rápido num espaço curto, mudanças de direção, desenvolver a habilidade, a variação de jogo, a abertura de espaços, a importância da marcação, entre outros.

Tive acesso a um estudo em que os jogadores mais bem vendidos vieram do futsal, foram federados, competiram... E muitos representaram ou representam a seleção brasileira".

  • Guina tem mais de 40 jogos pela seleção brasileira de futsal e, no Brasil, atuou por equipes tradicionais como Minas, Joinville, Intelli, Florianópolis Futsal e Marreco Futsal. No exterior já atuou na Espanha, Kwait e França, antes de chegar na Itália.

Fluminense