Topo

Jailson é expulso, e Palmeiras perde de virada na estreia na Libertadores

Jogadores do Palmeiras se lamentam após gol do Bolívar em La Paz - MANUEL CLAURE/REUTERS
Jogadores do Palmeiras se lamentam após gol do Bolívar em La Paz Imagem: MANUEL CLAURE/REUTERS

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/04/2023 23h27

Com o time reserva, o Palmeiras perdeu de virada por 3 a 1 do Bolívar na estreia da Libertadores, nesta quarta-feira (5), na altitude de La Paz, na Bolívia.

Jailson foi expulso no fim do primeiro tempo e complicou a vida do time de Abel Ferreira, que levou o gol da virada no lance seguinte. O Bolívar também teve um jogador expulso no início do segundo tempo, mas foi mais organizado e eficiente.

Flaco López marcou para o Palmeiras no início, e Hervías, Bejarano e Uzeda fizeram os gols da virada. O próximo jogo do Alviverde na Libertadores é no dia 20, contra o Cerro Porteño, no Allianz Parque. Já o Bolívar visita o Barcelona, um dia antes, em Guayaquil.

O técnico Abel Ferreira optou por jogar com time reserva para poupar os titulares para a decisão do fim de semana no Paulistão. Após perder o jogo de ida por 2 a 1 do Água Santa, o Palestra vai com força total em busca da virada em casa diante de seu torcedor, no domingo (9).

Estreia de Artur

O meia Artur teve uma reestreia apagada no Palmeiras. Com muitas ligações diretas e a bola passando pouco pelo meio de campo, ele ficou apagado e teve dificuldade para fazer seu jogo. Na única chance perigosa, bateu rasteiro e colocado para defesa do goleiro do Bolívar.

Como foi o jogo

Flaco López comemora gol pelo Palmeiras na Libertadores - JORGE BERNAL / AFP - JORGE BERNAL / AFP
Flaco López comemora gol pelo Palmeiras na Libertadores
Imagem: JORGE BERNAL / AFP

O Palmeiras abriu o placar com um golaço de Flaco López após muita pressão do Bolívar no início da partida. Os donos da casa quase fizeram o primeiro em cobrança de falta que desviou na cabeça de Artur, mas Marcelo Lomba fez grande defesa para salvar o Palestra, que marcou na primeira subida ao ataque.

A vantagem não durou muito: o Bolívar chegou ao empate com Hervías após erro de Naves na saída de bola. O jogo continuou lá e cá, com os donos da casa assustando nas ultrapassagens pelas laterais, enquanto o Palmeiras apostava na ligação direta e nos contra-ataques. Em sua melhor chance, Flaco López quase fez o segundo, mas parou no goleiro Lampe.

Jailson leva o segundo amarelo e é expulso no jogo do Palmeiras  - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Jailson leva o segundo amarelo e é expulso no jogo do Palmeiras
Imagem: Reprodução/Twitter

O Palmeiras teve Jailson expulso no fim do primeiro tempo, e o Bolívar virou logo na sequência. Bejarano marcou após boa jogada ensaiada de escanteio. Nos acréscimos, Breno Lopes ainda perdeu grande chance de empatar. E o jogo se complicou para o Verdão, que foi ao vestiário perdendo de 2 a 1 e com um jogador a menos.

No segundo tempo, Abel Ferreira promoveu a estreia de Richard Rios, que logo causou a expulsão de um jogador do Bolívar. José Sagredo fez falta em Rios e levou o segundo amarelo. Com 10 contra 10, o jogo ficou ainda mais aberto, o Palmeiras cresceu e levou perigo com Artur, que chutou rasteiro para mais uma defesa de Lampe.

O Palmeiras buscou o empate a todo custo, mas foi o Bolívar que marcou novamente, com Uzeda no fim. Na sequência, quase os donos da casa fizeram mais um, mas Lomba salvou o Verdão de levar uma goleada.

Gols e lances importantes

Gol do Palmeiras. Flaco López abriu o placar para o Palmeiras com um golaço aos 12 minutos. Ele foi lançado em velocidade pela direita, driblou o marcador, puxou para o meio e acertou um tirambaço de canhota no ângulo.

Gol do Bolívar. Hervías deixou tudo igual sete minutos depois. Após erro de passe de Naves na saída de bola, Ronnie Fernández recebeu livre e cruzou na medida para o atacante testar às redes, sem chance para Lomba.

Abel amarelado. O técnico do Palmeiras reclamou muito de falta em Naves, na origem do gol do Bolívar, e acabou recebendo cartão amarelo. Foi o 44º cartão do técnico português no cargo (38 amarelos e 6 vermelhos).

Jailson é expulso. O volante do Palmeiras foi expulso aos 45 minutos da etapa inicial pelo segundo amarelo. Ele tentou cortar um chute na entrada da área e colocou a mão na bola. Antes, já havia sido advertido por deixar a mão no rosto do jogador do Bolívar.

Bolívar vira. O time da casa virou o jogo com Bejarano logo depois da expulsão. Após cobrança de falta na área do Palmeiras, a bola foi escorada e ele completou livre de marcação na pequena área.

Bolívar fica com 10. Os donos da casa também tiveram um jogador expulso no início do segundo tempo. José Sagredo pisou no pé de Richard Rios, recebeu o segundo amarelo e foi embora mais cedo para o vestiário.

Bolívar fecha a conta. Uzeda marcou o terceiro dos donos da casa aos 44 minutos do segundo tempo. Após cruzamento da linha de funda, ele completou de primeira.

Melhores momentos

Ficha Técnica
Bolívar 3 x 1 Palmeiras (Grupo C da Libertadores)

Local: Estádio Hernando Siles, La Paz, Bolívia.
Data e hora: Quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília).
Árbitro: Alexis Herrera. Assistentes: Jorge Martínez e Tulio Moreno.
Cartões amarelos: Abel Ferreira, Jailson e Luan (Palmeiras); José Sagredo (Bolívar).
Cartões vermelhos: Jailson (Palmeiras); José Sagredo (Bolívar).
Gols: Flaco López, aos 12', Hervías, aos 19', Bejarano, aos 45' do primeiro tempo; Uzeda, aos 44' do segundo tempo.

Bolívar: Lampe; Jesús Sagredo, Bentaberry, José Sagredo; Bejarano (Ferreyra), Saucedo (Justiniano), Villamíl, Roberto Fernández, Pato Rodríguez (Uzeda); Hervías (Villarroel) e Ronnie Fernández (Poveda). Técnico: Benãt San José.

Palmeiras: Marcelo Lomba; Gustavo Garcia (Gabriel Menino), Luan, Kaiky Naves (Ian) e Vanderlan; Jailson, Fabinho (Richard Rios) e Artur; Mayke (Pedro Lima), Breno Lopes (Navarro) e Flaco Lopez. Técnico: Abel Ferreira