Topo

Itália vence Malta em triunfo sem brilho pelas Eliminatórias da Euro

Jogadores da Itália comemoram segundo gol da equipe na partida contra Malta - Reprodução/Twitter/@Azzurri
Jogadores da Itália comemoram segundo gol da equipe na partida contra Malta Imagem: Reprodução/Twitter/@Azzurri

Colaboração para o UOL, em Maceió

26/03/2023 17h39

A Itália venceu Malta por 2 a 0 na tarde de hoje (26) pela 2ª rodada das eliminatórias da Eurocopa.

  • Retegui e Matteo Pessina marcaram. Os gols foram feitos aos 14' e aos 26' do primeiro tempo.
  • Itália vice no Grupo C. A "Squadra Azzurra" soma seus primeiros três pontos, atrás apenas da Inglaterra.
  • Malta na lanterna. A seleção do pequeno país ainda não conseguiu pontuar no torneio.
  • Itália não consegue surpreender. Mesmo diante da 167ª colocada no ranking Fifa, a seleção italiana teve dificuldade em jogar e em alguns momentos se preocupou apenas em esperar o apito final.

Mudança drástica

Mancini escalou uma seleção completamente diferente da estreia contra a Inglaterra. Apenas Donnarumma, Di Lorenzo e Retegui iniciaram como titular hoje e estiveram na primeira rodada das eliminatórias.

Mateo Retegui comemora gol pela Itália - Reprodução/Twitter/@Azzurr - Reprodução/Twitter/@Azzurr
Mateo Retegui comemora gol pela Itália
Imagem: Reprodução/Twitter/@Azzurr

Retegui deixa mais um. O ídolo do Tigres deu mais um motivo para entrar na mira de gigantes europeus ao marcar na partida contra a Inglaterra e hoje abrir o placar contra Malta.

Como foi o jogo

Itália domina a posse. A Squadra Azzurra mostrou pressa e um pouco de nervosismo na criação das jogadas, mas mesmo com muita posse de bola no campo de ataque encontrou dificuldade diante de uma Malta muito fechada e até então sem medo.

Gols dão tranquilidade. Os gols ainda no primeiro tempo para fechar logo a conta deixaram a Itália mais à vontade em campo e passaram a apenas controlar os toques de bola sem muita preocupação, principalmente na segunda etapa.

Malta até tentou assustar. Depois de quase conseguir marcar nos primeiros minutos, os donos da casa não conseguiram mais chances claras de gol e deixaram o ritmo ser dominado pelos rivais.

Malteses se fecham na defesa. Na segunda etapa os malteses proporcionaram alguns relapsos de reação, mas evitaram sair para o ataque e se concentraram apenas no campo de defesa para evitar um vexame diante de uma Itália querendo convencer.

Gols e lances importantes

Malta surpreende e assusta. Menos de 5' minutos de partida e Donnarumma foi obrigado a salvar a equipe após Satariano assustar e aparecer por trás da zaga italiana e finalizar quase livre.

1 x 0. Tonali cobrou escanteio aos 14' e mandou a bola no meio da área para Retegui subir livre e ter apenas o trabalho de cabecear para as redes e abrir o placar.

2 x 0. Emerson pega a sobra dentro da área após furo de Grifo e cruza à meia-altura para Pessina dar um toque e desviar para marcar o segundo aos 26'

Quase o terceiro. 3 minutos depois depois do segundo gol, Di Lorenzo cruzou da direita para a marca do pênalti e Grifo, mesmo sendo empurrado, conseguiu chutar de primeira, mas Bonello defendeu.

Malta chega mais uma vez. Malta se anima e chega ao ataque de novo logo aos 10' do segundo tempo. De frente para o gol, Jones arriscou o chute, mas foi desviado no meio do caminho.

Quase uma pintura. Depois de cobrança de escanteio aos 23', Scamacca gira em uma bicicleta e manda para o gol, mas Bonello aparece para defender usando a mão direita.

Brasileiro salva Donnarumma. Malta desceu com perigo para o ataque aos 35' e após chute de Mbong, Emerson se atira na bola para evitar que ela chegasse até Donnarumma.

Agenda

As equipes só voltam a campo em junho. A Itália joga no dia 15 de junho contra a Espanha, pelas quartas da Liga das Nações. Malta pega a Inglaterra pelas Eliminatórias da Eurocopa no dia 16 daquele mês.

FICHA TÉCNICA
MALTA 0 X 2 ITÁLIA

Torneio: 2ª rodada das eliminatórias da Eurocopa
Local: Estádio Nacional de Ta' Qali, em Ta' Qali, no país de Malta.
Data e hora: 26 de março de 2023, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Georgi Kabakov
Auxiliares: Martin Margaritov e Diyan Valkov
Gols: Retegui (ITA), aos 14' do 1T; Matteo Pessina (ITA), aos 26' do 1T
Cartões amarelos: Giovanni Di Lorenzo, Giorgio Scalvani (ITA)
Cartões vermelhos: Não teve

MALTA: Bonello; Apap (James Brown), Borg, Attard (Zach Muscat); Joseph Mbong, Yankam, Guillaumier, Niki Muscat (Teddy Teuma), Corbolan; Satariano (Kyrian Nwoko), Jones (Shaun Dimech). Técnico: Michele Marcolini.

ITÁLIA: Donnarumma; Di Lorenzo (Matteo Darmian), Scalvini (Rafael Tolói), Romagnoli, Emerson; Tonali (Gianluca Scamacca), Cristante, Pessina; Politano, Retegui (Gianluca Scamacca), Gnonto (Vicenzo Grifo). Técnico: Mancini