Topo

CR7 brilha, amplia marcas e Portugal goleia Luxemburgo nas Eliminatórias

Jogadores de Portugal comemoram gol sobre Luxemburgo, pelas Eliminatórias da Euro 2024 - Will Palmer/Getty
Jogadores de Portugal comemoram gol sobre Luxemburgo, pelas Eliminatórias da Euro 2024 Imagem: Will Palmer/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/03/2023 17h40

A seleção de Portugal fez valer o favoritismo e contou com o brilho do interminável Cristiano Ronaldo para golear Luxemburgo por 6 a 0 e se isolar na liderança do Grupo J das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024.

  • Cristiano Ronaldo, duas vezes, João Félix, Bernardo Silva, Otávio e Rafael Leão marcaram os gols da vitória.

  • Os portugueses se aproveitaram dos lançamentos em profundidade para vencer o ferrolho adversário e abrir boa vantagem no início do confronto.

  • Abrindo vantagem em seus recordes, CR7 foi o astro da partida no Stade de Luxembourg.

  • No Grupo J, os lusitanos se isolam na liderança após chegarem a seis pontos. Luxemburgo ocupa o quinto lugar, com um ponto.

  • As duas seleções voltam a campo pelas Eliminatórias no dia 17 de junho, quando os portugueses recebem a Bósnia e Luxemburgo encara Liechtenstein no duelo dos últimos colocados.

CR7 dá volume aos seus recordes na vitória portuguesa

Como de praxe há mais de uma década, Cristiano Ronaldo foi a estrela de Portugal ao ampliar duas marcas que já eram suas, além de distribuir dribles em campo e chamar o jogo para si.

Jogador com mais gols e partidas por seleções na história, o craque incessante soma agora 121 redes balançadas e 198 confrontos por Portugal. Se a velocidade e vigor físico não são os mesmos, o posicionamento e o poder de finalização o ajudaram a brilhar em Luxemburgo.

A seleção portuguesa abusou dos cruzamentos e lançamentos nas costas da fechada zaga luxemburguesa, que levaram a equipe aos três primeiros gols - e também ao quinto.

Luxemburgo nada pôde fazer em campo: a seleção que mais gols sofreu gols de CR7 - 11 vezes - foi pressionada pela marcação de Portugal desde o campo de defesa, e rapidamente viu os adversários abrirem uma ampla e irreversível vantagem.

Gols e destaques

1 a 0. O tento que abriu caminho para a goleada portuguesa não demorou: aos oito minutos, Nuno Mendes recebeu cruzamento no segundo pau e escorou para o meio, na pequena área, onde Cristiano Ronaldo estava sozinho para completar para o gol.

2 a 0. Aos 15, Bernardo Silva alçou uma bola precisa na grande área. A desatenção da defesa persistiu, e assim João Féliz pôde subir tranquilo para cabecear no contrapé de Moris.

3 a 0. Os visitantes ampliaram em um lance parecido, aos 18. Desta vez, quem lançou foi João Palhinha, e Bernardo Silva, livre na grande área, cabeceou firme para balançar a rede.

Virou goleada, mais um do capitão. O primeiro gol que não surgiu pelo alto foi o segundo de Cristiano Ronaldo no jogo. Bruno Fernandes encontrou CR7 sozinho, com espaço entre os zagueiros, e o camisa 7 dominou para finalizar de canhota e abrir a goleada portuguesa.

5 a 0, com gol luso-brasileiro. Aos 31 minutos da etapa final, Nuno Mendes disparou, fez ótima jogada individual e deixou para Rafael Leão cruzar aberto. Com espaço, o brasileiro naturalizado português Otávio cabeceou no ângulo para superar Moris.

No travessão! Aos 37, em falta pela meia esquerda, Rubén Neves acertou uma bomba e estava pronto para comemorar o sexto gol português, mas a bola explodiu no travessão.

Pênalti perdido. Rafael Leão, que protagonizava uma ótima atuação, fez jogada individual aos 38 minutos, invadiu a área e sofreu o pênalti. Na cobrança, ele bateu firme, mas Moris voou para impedir que o atacante tirasse a nota 10.

Deu tempo para se redimir. Aos 42, Rafael Leão foi lançado pela ponta esquerda, arrancou para o meio, deixou dois para trás e chutou no canto para marcar um golaço. 6 a 0 para Portugal!

Ficha técnica

Luxemburgo 0 x 6 Portugal

Competição: 2ª rodada do Grupo J das Eliminatórias da Eurocopa de 2024

Local: Stade de Luxembourg, na cidade de Luxemburgo (Luxemburgo)

Data e hora: 26 de março de 2023, às 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Radu Petrescu (ROM)

Gols: Cristiano Ronaldo (POR), aos 9 e aos 31 minutos, João Félix (POR), aos 15, e Bernardo Silva, aos 18 minutos do 1º tempo; Otávio (POR), aos 31, e Rafael Leão, aos 42 do 2º tempo

Cartões amarelos: Martins (LUX), Thill (LUX), Martins Pereira (LUX) e Barreiro (LUX); Cristiano Ronaldo (POR)

Luxemburgo: Anthony Moris; Jans, Martins (Bohnert), Chanot e Mica Pinto; Gerson (Carlson), Martins Pereira (Sebastien Thill), Sinani (Olesen) e Leandro Barreiro; Thill (Sanches) e Gerson Rodrigues. Técnico: Luc Holtz.

Portugal: Rui Patrício; Dalot, Antonio Silva, Rúben Dias, Luís Hélio Pereira e Nuno Mendes; Bernardo Silva (Ruben Neves), João Palhinha (Diogo Jota) e Bruno Fernandes (Rafael Leão); Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos) e João Félix (Otávio). Técnico: Roberto Martínez.