Topo

Alemanha domina e vence o Peru após o fiasco na Copa do Mundo

Fullkrug comemora com Havertz gol da Alemanha contra o Peru - Arne Dedert/Getty
Fullkrug comemora com Havertz gol da Alemanha contra o Peru Imagem: Arne Dedert/Getty

Colaboração para o UOL, em Aracaju

25/03/2023 18h39

A Alemanha dominou e venceu o Peru por 2 a 0 neste sábado (25), em Mainz, no primeiro jogo após o fracasso da Copa do Qatar.

Os gols da vitória foram marcados no primeiro tempo pelo centroavante Fullkrug. Havertz ainda desperdiçou um pênalti na etapa final. Dominado, o Peru não finalizou nos primeiros 45 minutos e poderia ter perdido de mais, mas contou com uma atuação inspirada do goleiro Gallese.

Homem gol

Com os dois de hoje, o centroavante Fullkrug chegou a cinco gols em cinco jogos pela Alemanha. Com 30 anos, ele estreou tarde pela seleção, mas vem ocupando o vazio de homens de área dos tetracampeões mundiais. O atacante do Werder Bremen foi reserva na Copa do Qatar, mas marcou dois gols em três jogos na primeira fase e ganhou moral com o técnico Hansi Flick.

Como foi o jogo

A Alemanha começou no modo blitz, acuou a seleção peruana e logo fez 2 a 0 com Fullkrug. Primeiro, o centroavante marcou após ótima trama coletiva; depois, completou cruzamento na medida de Wolf. Com os alemães com 70% da posse de bola, o Peru mal passou do meio de campo e não finalizou nenhuma vez. O placar do primeiro tempo só não foi mais elástico porque o goleiro Gallese e o lateral Advíncula salvaram três grandes chances dos donos da casa. Foi um ataque contra defesa.

A seleção peruana voltou mordida do intervalo, deu mais trabalho para a Alemanha, mas não teve qualidade para mudar a história do jogo. Após 15 minutos de algumas faltas duras e confusões, Gnabry quase fez um gol de placa de voleio. Logo depois, Havertz teve a chance de ampliar, mas desperdiçou um pênalti. O Peru tentava ameaçar nos contragolpes, mas pecou demais no último passe. Com muitas alterações, o jogo perdeu intensidade no fim, e ficou nisso.

Gols e lances importantes

Gol da Alemanha. Fullkrug abriu o placar para os alemães aos 12 minutos. Após lançamento do zagueiro Schlotterbeck do campo de defesa, Havertz ajeitou no peito e o centroavante completou às redes.

Lá vem eles de novo... A Alemanha quase ampliou aos 19 minutos, mas o goleiro Gallese fez duas grandes defesas para salvar o Peru. Primeiro pegou o chute de Wirtz, e depois o rebote de Werner quase em cima da linha.

Isolou! Timo Werner perdeu mais uma grande chance aos 30 minutos. Ele contou com a falha do zagueiro para ficar livre com a sobra de bola, mas pegou embaixo na hora de chutar e isolou.

Gol da Alemanha. Fullkrug fez mais um aos 32 minutos. Wolf avançou pela direita, cruzou rasteiro e o atacante Werder Bremen desviou para o gol.

Seria um golaço. Gnabry quase fez um golaço de voleio aos 15 minutos do segundo tempo. Ele completou de primeira cruzamento pelo alto de Kimmich, mas a bola explodiu no travessão.

Pênalti perdido. A Alemanha poderia ter feito o terceiro aos 22 minutos do segundo tempo, mas Havertz perdeu um pênalti. Ele chutou na trave, até fez o gol no rebote, mas o tento foi anulado por dois toques.

Ficha Técnica
Alemanha 2 x 0 Peru

Local: Mewa Arena, Mainz, Alemanha.
Data e hora: sábado (25), às 16h45 (de Brasília).
Árbitra: Maria Sole Caputi.
Assistentes: Alessandro Giallatini e Ciro Carbone.
Cartões amarelos: Cartagena (Peru).
Gols: Fullkurg, aos 12' e aos 32' do primeiro tempo.

ALEMANHA: Ter Stegen; Kimmich, Ginter, Schlotterbeck (Kehrer), Raum; Wolf, Emre Can (Goretzka), Wirrts (Gotze), Havertz (Schade); Werner (Gnabry) e Fullkrug (Berisha). Técnico: Hansi Flick.

PERU: Gallese; Advíncula, Miguel Araujo, Abram, Marcos López; Tapia, Aquino (Yotún), Cartagena (Andy Polo); Carrillo (Sandoval), Ruidíaz (Lapadula), González (Edison Flores). Técnico: Juca Reynoso.