Topo

De Libertadores a Copa: veja 5 jogos históricos narrados por Cléber Machado

Equipe de transmissão da TV Globo na Supercopa do Brasil teve Júnior, Cléber Machado e Paulo Nunes em Brasília - Reprodução/TV Globo
Equipe de transmissão da TV Globo na Supercopa do Brasil teve Júnior, Cléber Machado e Paulo Nunes em Brasília Imagem: Reprodução/TV Globo

Júlia Castanha

Do UOL, em São Paulo

23/03/2023 17h43

Cléber Machado deixou a Globo após 35 anos.

Com Copas do Mundo, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e outras competições de futebol e esportes em geral em seu currículo, o narrador conquistou o telespectador com seu humor e carisma. Relembre cinco jogos históricos que foram narrados por Cléber

O gol invisível

A final da Libertadores entre Santos e Penarol em 2011 foi especial para os torcedores santistas. Após 48 anos, o Peixe conquistou seu tricampeonato, coroando a era Neymar. Cléber, com muita emoção, narrou o terceiro gol do Santos. O problema foi que a bola nunca entrou, o que provocou indignação ao narrador e muitas risadas aos telespectadores.

Zé Eduardo na área, Ganso chegou. Olha o gol do Ganso, olha o gol do Zé Eduardo. Goooooool. O bandeira não deu nada. O juiz parou o jogo. A bola foi pra fora? O Caio tá falando que a bola foi pra fora. Não, não é possível"

"Isso é ter estrela"

O Corinthians conquistou sua primeira Libertadores em 2012, diante do Boca Juniors. No jogo de ida da final, o Corinthians perdia por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, quando Romarinho, que havia entrado aos 38 minutos, tocou pela primeira vez na bola e assinalou o gol de empate.

Olha o time do Corinthians chegando, olha o Romarinho. Gooooooooooooool. Romarinho, do Corinthians. Isso é ter estrela, isso é para cair nas graças, para morar no coração da fiel torcida"

O bordão de uma era

Todo palmeirense tem como momento marcante a conquista da Copa do Brasil de 2015 como um símbolo da retomada do clube. A final contra o Santos terminou 2 a 2 no agregado, e o Palmeiras se sagrou campeão nos pênaltis. E uma frase ficou marcada no coração de todo torcedor:

Se o Prass fizer, o Palmeiras é campeão. Se o Prass fizer, o Palmeiras é campeãooooooo. Palmeiras, campeão. Goooooooool de goleiro"

Fernando Prass ergue a Copa do Brasil de 2015 - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Fernando Prass ergue a Copa do Brasil de 2015
Imagem: Arquivo pessoal

Emoção de Copa do Mundo

Uruguai e Gana se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2010. Era o último minuto da prorrogação e o 1 a 1 levava para os pênaltis. Gana estava no ataque quando Suárez defendeu a bola com a mão, como um goleiro. O jogador foi expulso, mas Gana perdeu a cobrança. Nos pênaltis, o Uruguai se classificou. Emoção digna de uma Copa do Mundo.

Olha o gol, em cima da linha salva. Foi pênalti, foi pênalti. Tirou com a mão o uruguaio, tirou com a mão o uruguaio. O juiz viu, o bandeira foi pro fundo. Tá expulso o Suárez. Penalidade máxima"

Que coragem!

E a emoção de Copa do Mundo é com Cléber Machado. Uma de suas últimas narrações na Globo foi na partida entre Argentina e Holanda, pelas quartas de final no Qatar, no ano passado. Os albicelestes ganhavam por 2 a 1 até o último minuto, mas a Holanda empatou com jogada ensaiada em cobrança de falta, narrada com toda a emoção que o momento merecia. A partida terminou com a Argentina classificada nos pênaltis, mas o lance foi histórico.

Ih, jogada ensaiada. E que jogada ensaiada. Inacreditávelmente, lindo. Goooooooool. Isso é gol para entrar na história da Copa do Mundo. Que sangue frio, que coragem, que time treinado. A Holanda faz um gol sensacional, pela coragem. Que espetáculo, Gooool da Holanda. Sensacional!"