Topo

OPINIÃO

'A Central do Apito é um desserviço ao futebol', afirma Arnaldo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Aracaju

21/03/2023 18h57

A Globo decidiu acabar com a Central do Apito. No Fim de Papo, o jornalista Arnaldo Ribeiro afirmou que não comemora a demissão de ninguém, mas opinou que o quadro fazia mal ao futebol brasileiro.

A Central do Apito é um desserviço ao futebol e ela viciou a forma do brasileiro assistir futebol, para o lado ruim. Transformou o árbitro no protagonista de um jogo de futebol, e ele nunca foi, não pode ser, não tem que ser, não existe isso", disse Arnaldo Ribeiro.

Arnaldo acrescentou que a Central do Apito também interferia na atuação do VAR durante os jogos.

Pior que isso, ela tinha interferência nas decisões dos árbitros e dos auxiliares dentro de campo, inclusive do VAR. Muitas das decisões eram fiadas depois do comentário do árbitro que analisava o lance após 50 replays na Central do Apito, então ela contaminou a forma do brasileiro ver futebol, é um desmame que vai levar algum tempo."

Central do Apito influenciava a arbitragem? Comentaristas debatem

Você concorda com Arnaldo Ribeiro? Os comentaristas do Fim de Papo também opinaram se a Central do Apito acabava interferindo na arbitragem em campo (assista acima).

Se a Central do Apito, ou se a opinião dos comentaristas de arbitragem da Globo, chegavam a influenciar em tempo real uma decisão do VAR durante o jogo, isso é muito grave. Deixa de ser uma linha editorial — ter ou não comentarista de arbitragem, gostar ou não gostar —, aí são outros 500, é uma coisa que de forma alguma pode acontecer. Se a existência da Central do Apito influenciava de fato quem estava na cabine do VAR, é o absurdo dos absurdos", analisou Julio Gomes.

Arnaldo Ribeiro: Crise do SPFC é grave e muita coisa precisa ser explicada

O presidente do São Paulo, Julio Casares, falou pela primeira vez após a queda precoce no Paulistão e a crise que se instalou no clube. Arnaldo Ribeiro comentou a entrevista a André Hernan, colunista do UOL, e disse que muita coisa ainda precisa ser explicada no Tricolor.

O momento do São Paulo é de muita crise e muita coisa precisa ser esclarecida. Nos momentos bons todo mundo quer falar, mas sobre a permanência do Rogério tem várias questões subliminares, questões do Departamento Médico também, e também a questão do superávit, que é a bandeira/bengala para justificar uma boa gestão."

Marília Ruiz: Gaviões foi decisiva para a saída de Roberto de Andrade

O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, anunciou hoje que Roberto de Andrade não é mais o diretor de futebol do clube. Marília Ruiz analisou que a demissão foi consequência do "ultimato" que a Gaviões da Fiel deu no mandatário corintiano.

Quando chega no limite da Gaviões, chega no limite do Duilio. Há uma semana a Gaviões postou um ultimato: 'Duilio, fora Roberto de Andrade'. Uma semana depois, o Roberto de Andrade não é mais diretor de futebol do Corinthians."

Assista ao Fim de Papo na íntegra