Topo

Globo acaba com Central do Apito, demite casal e tira ex-árbitros dos jogos

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

21/03/2023 12h56Atualizada em 21/03/2023 16h09

A TV Globo decidiu acabar com o quadro Central do Apito. Além disso, a emissora demitiu o casal Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo e não contará mais com ex-árbitros nas transmissões dos jogos.

O que aconteceu

  • O quadro Central do Apito foi encerrado. Ele foi criado em 2018 para especialistas de arbitragem opinarem sobre os lances dos jogos.
  • Paulo Cesar de Oliveira ainda continua contratado, mas só aparecerá em alguns programas.
  • As informações foram divulgadas pelo site Notícias da TV e confirmadas pelo UOL.

O que a TV Globo alega

Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durantes os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos", disse o departamento de comunicação da Globo.

Casal Globo

  • Sandro Meira Ricci, árbitro de três Copas do Mundo, estava na Globo desde 2018.
  • Fernanda Colombo, ex-assistente, chegou à emissora em 2021 para substituir Nadine Basttos, que está no SBT.
  • Os dois são casados e recentemente viralizaram no TikTok com um vídeo que simula uma briga de casal na hora da 'conchinha'.

O que eles disseram

  • Procurados pelo UOL, Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo falaram sobre o fim da parceria com a Globo.

Foi uma experiência incrível profissionalmente. Ser mulher, estar no futebol e falar de polêmicas é um desafio constante. Seguirei com novos projetos, principalmente nas minhas redes sociais, o jogo tá só começando.
Fernanda Colombo

Nesses últimos 4 anos de Globo, aprendi muito sobre televisão, jornalismo, futebol e análise de vídeo. Foram mais de mil jogos analisados. Mas o principal foi ter conhecido pessoas maravilhosas e competentes, especialmente o pessoal da operação que faz a empresa acontecer. Sandro Meira Ricci