Topo

Copa do Brasil - 2023

Vasco atropela Trem com pintura de Nenê e avança de fase na Copa do Brasil

Nenê saiu do banco e enlouqueceu a torcida no Mané Garrincha com um golaço - Mateus Bonomi/AGIF
Nenê saiu do banco e enlouqueceu a torcida no Mané Garrincha com um golaço Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Do UOL, em São Paulo

23/02/2023 23h22

O Vasco fez de Brasília a sua casa na noite de hoje, atropelou o Trem-AP por 4 a 0 e se classificou para a 2ª fase da Copa do Brasil. O time de Maurício Barbieri não teve nenhuma dificuldade para incomodar o adversário e comandou o ritmo de jogo durante os 90 minutos no estádio Mané Garrincha.

O massacre começou quando Erick Marcus balançou as redes após fazer fila sobre os marcadores aos 12 minutos. O 1° tempo ainda teve Pedro Raul usando o instinto de artilheiro para ampliar.

Na etapa final, Nenê marcou um golaço pouco tempo depois de substituir Alex Teixeira. O Vasco ainda pressionou e viu o goleiro Redson fazer boas defesas, mas sacramentou a goleada com Jair, de pênalti.

A tranquila vitória deu ainda ao time carioca a quantia de R$ 900 mil. Este é o valor repassado pela CBF pelo fato de o clube alcançar a próxima fase do torneio.

Fim da linha para o Trem. O time do Amapá, que vendeu o mando de campo, se despede da Copa do Brasil e volta suas atenções para a disputa do campeonato estadual, que ainda não começou.

Gols e destaques

Blitz vascaína e golaço de jovem. Barbieri apostou em Erick Marcus como titular e viu sua escolha dar resultado em pouco tempo. Depois de Pedro Raul, Gabriel Pec e Lucas Piton assustarem a meta de Redson, o atacante de 18 anos brilhou aos 12 minutos. Ele recebeu na ponta esquerda, fez fila e, já dentro da área, fuzilou o gol da equipe amapaense: 1 a 0.

Faro de artilheiro funciona. O segundo gol do Vasco saiu aos 28 minutos. Após boa troca de passes pela esquerda, Piton cruzou na medida para Pedro Raul. A poucos passos da linha do gol rival e atrás dos marcadores, o atacante estufou o peito e empurrou para as redes: 2 a 0.

Golaço do craque. Nenê entrou aos 11 minutos do 2° tempo no lugar de Alex Teixeira — e precisou de pouco tempo para fazer a alegria da torcida. Na ponta da área, ele engatou um chute espetacular com a perna esquerda, viu a bola tocar caprichosamente no travessão e explodiu o Mané Garrincha: 3 a 0.

Empilhando gols perdidos. O Vasco não abdicou de atacar e teve várias chances de ampliar em meio a um frágil Trem, mas pecou nas finalizações. Pedro Raul foi o principal responsável por desperdiçar oportunidades, mas os visitantes também erraram o alvo com Pec e Miranda. Eguinaldo, em uma das últimas tentativas, carimbou a trave.

Pênalti no último lance e goleada. Em meio à pressão, ainda deu tempo de Jair sofrer pênalti do volante Doutor. Ele pegou a bola, converteu a cobrança e decretou o placar antes do apito final: 4 a 0.

FICHA TÉCNICA

TREM 0x4 VASCO - 1ª fase da Copa do Brasil

Data e horário: 23 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Cartões amarelos: Baiano e Zé Lucas (TRE)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Erick Marcus (VAS), aos 12 min do 1° tempo, Pedro Raul (VAS), aos 28 min do 1° tempo, Nenê (VAS), aos 15 min do 2° tempo e Jair (VAS), aos 49 min do 2° tempo.

VASCO: Léo Jardim; Pumita Rodríguez (Paulinho), Miranda, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor); Rodrigo, Jair e Alex Teixeira (Nenê); Erick Marcus (Eguinaldo), Gabriel Pec (Vinícius) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri

TREM: Redson; Baiano (Gerson), Igor João, João Carlos e Sousa; Zé Lucas, Fábio Mucajá (Doutor) e Kaikinha; Aldair (Valker), Neto Tcholinha (Buiú) e Higo Calçoene (Léo Frazão). Técnico: Sandro Macapá