Topo

Paulista - 2023

Santos goleia Portuguesa em jogo inspirado de Lucas Lima e Marcos Leonardo

Do UOL, em Santos (SP)

19/02/2023 17h55

O Santos goleou a Portuguesa, por 4 a 0, em um jogo com ótimas atuações de Lucas Lima e Marcos Leonardo. A dupla, além de Stiven Mendoza, fez um carnaval na Vila Belmiro e comandou tecnicamente o time treinado por Odair Hellmann na partida de hoje (19), pela 10ª rodada do Paulistão.

Tanto Marcos Leonardo quanto Mendoza marcaram dois gols, enquanto Lucas Lima distribuiu assistências e foi o maestro que tanto o time precisa.

Lucas Lima saiu aplaudido no segundo tempo depois de participar diretamente de três gols — ele deu passe para os dois primeiros e bateu escanteio que resultou no quarto.

O resultado foi muito bom para o Santos em relação ao posicionamento no Paulistão. O time chegou aos 13 pontos na competição e ficou ainda mais longe da ameaça de rebaixamento.

A situação do campeonato

Faltando duas rodadas, a situação do Peixe em termos de classificação ainda não é simples. Em terceiro no Grupo A, o time santista está com um ponto a menos que o Red Bull Bragantino (que ainda vai jogar nesta rodada). O líder ainda é o Botafogo-SP. Os dois primeiros do grupo avançam às quartas de final.

Os dois últimos jogos do Santos na fase de classificação do Paulistão são contra Corinthians, domingo, na Vila Belmiro, às 16h, e Ituano, dia 5 de março, em Itu.

A vida da Portuguesa, por outro lado, está muito difícil. A Lusa é o time com pior aproveitamento do Paulistão. São apenas seis pontos. Se o torneio acabasse hoje, a equipe treinada por Gilson Kleina estaria rebaixada.

Jogadores do Santos comemoram gol contra a Portuguesa pelo Paulistão - ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Santos comemoram gol contra a Portuguesa pelo Paulistão
Imagem: ANDERSON LIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Gols e destaques

O Santos resolveu o confronto ainda no primeiro tempo. Foi veloz e abriu o placar com exatos 1 minuto e 18 segundos de jogo. A tabela entre Lucas Lima e Marcos Leonardo resultou em gol e foi um cartão de visitas do que aconteceria na Vila neste domingo.

O segundo gol saiu aos 17 minutos, depois de uma bobeira defensiva da Portuguesa, cometida por Marzagão. Ângelo foi malandro e roubou a bola. Rapidamente ele acionou Lucas Lima em velocidade. O avanço do meia foi inteligente, abrindo para a esquerda e dando espaço para a chegada de outros jogadores na faixa central. Aí, o garçom serviu Marcos Leonardo de novo.

O terceiro gol, de Mendoza, foi em mais uma jogada de velocidade do Peixe. A bola passou por Dodi, Ângelo e Marcos Leonardo antes de chegar ao colombiano, que hoje voltou a ser titular.

O cenário para o Santos ficou ainda mais fácil com a expulsão de Marzagão. Vermelho direto. Ele deu uma cotovelada tão forte em Sandry que o volante santista precisou ser substituído. Segundo a assessoria do Santos, o corte foi profundo.

A goleada do Santos ficou completa no segundo tempo. Lucas Lima cobrou escanteio, Eduardo Bauermann desviou e Mendoza empurrou para o gol. Detalhe: instantes antes, o zagueiro tinha salvado uma bola quase em cima da linha. Bauermann começou o jogo no banco, mas substituiu Joaquim depois do intervalo porque o defensor tinha levado amarelo.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 4 x 0 PORTUGUESA - 10ª rodada do Campeonato Paulista

Data e horário: 19 de fevereiro de 2023, às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Italo Magno de Paula Andrade
Cartões amarelos:Joaquim (SAN); Fabiano, Tauã (POR)
Cartão vermelho: Marzagão (POR)
Gols: Marcos Leonardo, aos 1'/1ºT e 17'/1ºT; Mendoza, aos 31'/1ºT e 4'/2ºT

Santos: João Paulo, João Lucas, Maicon, Joaquim (Eduardo Bauerman) e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Sandry (Rodrigo Fernández), Dodi, Lucas Lima (Daniel Ruiz); ngelo, Mendoza e Marcos Leonardo (Rwan). Técnico: Odair Hellmann

Portuguesa: Thomazella, Pará, Robson, Bruno Leonardo e Fabiano (Misael); Marzagão, Madison e Tauã (Hudson), João Victor (Thalysson), Gustavo Ramos (Daniel Ramos) e Paraizo (Richard). Técnico: Gilson Kleina