Topo

Corinthians

Desencaixado? Romero sofre com 'novo Corinthians' e ganha sombra de jovens

Paraguaio chegou ao 8° jogo seguido e não marcou gols ou deu assistências - Ettore Chiereguini/AGIF
Paraguaio chegou ao 8° jogo seguido e não marcou gols ou deu assistências Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

17/02/2023 12h00

Ángel Romero voltou ao Corinthians com altas expectativas por parte da torcida, mas ainda não lembrou os velhos tempos do paraguaio que infernizou os adversários entre 2014 e 2018.

Na atual temporada, o camisa 11 atuou em oito dos nove jogos da equipe e, em diferentes posições, não marcou gols ou deu assistências. Para piorar, ele não conseguiu ficar em campo durante os 90 minutos em nenhuma ocasião.

Sistema de Lázaro 'desencaixou' Romero?

O Corinthians comandado por Fernando Lázaro atua em um 4-4-2 sem pontas, sistema bastante diferente do que Romero encontrou em sua primeira passagem pelo clube, quando atuava aberto pela esquerda e voltava bastante para marcar.

O paraguaio atua, habitualmente, na posição de Adson, que virou um armador por dentro e é responsável por abastecer Roger Guedes e Yuri Alberto.

Em algumas situações, o camisa 11 cai pela direita e "empurra" Guedes para a ponta-esquerda, transformando o esquema em um 4-3-3. Mesmo aberto, ele ainda não foi capaz de encantar o treinador.

Lázaro chegou a utilizar Romero como substituto de Yuri Alberto no ataque, mas o paraguaio também se mostrou discreto e adiou a empolgação da torcida.

Romero se lamenta durante jogo do Corinthians no Campeonato Paulista - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Jovens retornam e criam sombra

O problema para o atacante pode ser agravado com os retornos de Giovane e Biro ao Corinthians. Os jovens estavam disputando o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira e já são opções.

Giovane atua no ataque (aberto ou centralizado), enquanto Biro deve ser usado como meio-campista. Matheus Araújo, outro garoto, já vem entrando em algumas partidas como meia e pode fazer o companheiro perder mais espaço.

Mesmo com a sombra dos jovens, Romero deve ganhar novas chances ao longo da temporada. O jogador de 30 anos tem contrato até o fim de 2024 com o Corinthians e, sem o mesmo vigor físico em relação à década passada, ainda tem a confiança interna.

Corinthians