Topo

São Paulo

Igor Gomes, Kaká e até Fabuloso: quem deixou o SPFC criticado pela torcida

Igor Gomes, ex-São Paulo, assinou com o Galo até dezembro de 2026 - Pedro H. Tesch/AGIF
Igor Gomes, ex-São Paulo, assinou com o Galo até dezembro de 2026 Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

09/01/2023 04h00

O meio-campista Igor Gomes está longe de ser o primeiro jogador a sair do São Paulo bastante criticado por torcedores. Na temporada passada, o meia chegou a ser vaiado em diversos jogos.

  • O meia de 23 anos é o novo reforço do Atlético-MG. Cria de Cotia, ele assinou um pré-contrato com o Galo e deixa seu clube formador de graça.
  • Antes de Igor Gomes, não foram poucos os atletas que foram alvos da torcida antes de se despedirem da equipe. A lista, inclusive, está repleta de nomes no imaginário dos são-paulinos e não deixa saudades.
  • Sidão, Michel Bastos, Alexandre Pato, Rodrigo Caio e Oscar são alguns outros exemplos. Além deles, Daniel Alves talvez seja o caso recente de maior expressão.
  • Antes de brilhar na Europa, o volante Casemiro é outro que não escapou das cornetas no Morumbi.
  • Até mesmo ídolos como Kaká e Luis Fabiano foram marcados por críticas de torcedores em meio às suas despedidas do Tricolor paulista.

Destaque nas categorias de base, Igor Gomes oscilou no profissional e não conseguiu conquistar os torcedores.

Ele vivia uma relação de altos e baixos com a torcida e chegou a ser vaiado muitas vezes no estádio. Antes de deixar o São Paulo de graça, ele afirmou que "queria deixar o clube muito bem" enquanto encaminhava sua renovação.

Outras saídas turbulentas

  • Revelado pelo São Paulo, Kaká também sofreu com vaias, foi hostilizado e teve a transferência para o Milan celebrada por parte da torcida em 2003. O ex-jogador ainda retornou ao clube em 2014 antes de encerrar a carreira pelo Orlando City, dos EUA.
  • Outra Cria de Cotia, Casemiro conviveu com as críticas de torcedores no início de carreira e deixou o clube desacreditado. No começo da década passada, ele revelou que chegou a chorar com as críticas.
  • A despedida de Luis Fabiano do Tricolor é mais uma que ficou longe de ser um mar de rosas. Apesar de ser ídolo são-paulino, o ex-atacante deixou a equipe em baixa em 2004 e 2015, sendo até chamado de 'Luis Pipoqueiro' em suas passagens pelo clube.
  • Michel Bastos também conheceu o "carinho" da torcida. Em 2016, ele foi um dos principais alvos do protesto da organizada Independente, que o apelidou de 'Migué Bastos' e utilizou um sósia com uma cerveja na mão para ironizá-lo. Ele pulou o muro e foi defender o Palmeiras na temporada seguinte.
  • De todos os casos, o de Daniel Alves é o mais emblemático dos últimos anos. O lateral foi contratado com status de estrela em 2019, recebeu a camisa 10 e jogou até no meio de campo. No entanto, ele se envolveu em polêmicas envolvendo a questão financeira do clube acabou saindo sem qualquer prestígio por parte da torcida.

São Paulo