Topo

Com Vini Jr. titular, Villarreal vence e afasta Real Madrid da liderança

Moreno celebra gol marcado pelo Villarreal diante do Real Madrid - Biel Alino/EFE
Moreno celebra gol marcado pelo Villarreal diante do Real Madrid Imagem: Biel Alino/EFE

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

07/01/2023 14h10

Villarreal venceu o Real Madrid por 2 a 1 pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol, hoje (7), no Estádio de la Cerámica.

  • Yeremy Pino e Gerard Moreno (de pênalti) foram os autores dos gols do Villarreal
  • Karim Benzema, também de pênalti, descontou para o Real Madrid
  • Apesar do confronto equilibrado, o Villarreal foi superior em alguns momentos, tendo as melhores chances ao longo da partida
  • Os dois times tiveram boas oportunidades, mas não "acertaram o pé"
  • O experiente zagueiro Raúl Albiol, de 35 anos, foi um dos destaques da partida
  • Por outro lado, o brasileiro Éder Militão não foi bem atuando como lateral-direito

Classificação

Com a vitória, o Villarreal chegou a 27 pontos, subindo para a 5ª posição. O Real Madrid estacionou na vice-colocação, com 38 pontos, e perdeu a chance de assumir a liderança — Barcelona é o atual líder, e joga amanhã.

Próximos confrontos

O Villarreal encara o Celta de Vigo fora de casa na próxima sexta-feira (13), pela La Liga. Na quarta-feira (11), o Real Madrid recebe o Valencia para a disputa da semifinal da Supercopa da Espanha.

Vini Jr. conduz a bola pelo Real Madrid contra o Villarreal no Campeonato Espanhol - Eric Alonso/Getty Images - Eric Alonso/Getty Images
Vini Jr. conduz a bola pelo Real Madrid contra o Villarreal no Campeonato Espanhol
Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Curiosidade: Um torcedor presente no estádio levantou um cartaz dizendo que trocaria o próprio irmão por uma camisa de Vini Jr.

Inclusive, foi de Vini Jr. a melhor chance do primeiro tempo. Ao receber de Benzema, Vini domina e, livre na grande área, finaliza com força, mas Reina faz grande defesa.

Seria um golaço. Coquelin quase abriu o placar com um belo toque de calcanhar, mas a bola bateu na trave.

Reação madrilenha. Após passe em profundidade de Benzema, Militão saiu cara a cara com o goleiro adversário, mas finalizou muito mal, para fora.

Rodrygo desperdiça. Já no segundo tempo, Rodrygo teve a chance de igualar o marcador após receber cruzamento de Valverde, mas não conseguiu escorar com a perna esquerda e a bola saiu sem direção.

Lá e cá nos momentos finais. De um lado, os mandantes não conseguiram converter as chances através dos contra-ataques. Do outro, o Real esbarrava na falta de pontaria.

Inacreditável. No último lance da partida, Courtois foi para a área adversária tentar a sorte no escanteio. Após erro na jogada ensaiada madrilenha, Danjuma aproveitou para arriscar uma finalização depois de correr com a bola dominada. Mesmo sem goleiro, o atacante não conseguiu acertar o alvo e ela saiu rente à trave.

Gols

1x0. Com apenas dois minutos de segunda etapa, o atacante Yeremy Pino abriu o placar a favor dos mandantes. Após passe errado de Mendy, o Villarreal foi rápido e conseguiu acionar o camisa 21 sozinho na grande área, que finalizou no canto esquerdo de Courtois.

Pênalti para o Real. Tchouameni lançou Vini pelo alto, mas Foyth esbarrou com a mão na bola ao tentar disputar. Após consulta ao VAR, o árbitro assinalou o pênalti.

1x1. Benzema partiu para a cobrança e bateu forte, rasteiro, no lado direito. Bola de um lado e goleiro do outro.

Pênalti para o Villa. Foyth tenta tabelar dentro da área, Alaba escorrega e acaba interceptando o passe com a mão.

2x1. Gerard Moreno tirou de Courtois e finalizou no canto esquerdo rasteiro. Mandantes voltam a ficar na frente do placar.

FICHA TÉCNICA

Villarreal 2 x 1 Real Madrid - 16ª rodada do Campeonato Espanhol [2022/23]

Data e hora: 07 de janeiro de 2023 (sábado), às 12h15 (horário de Brasília)
Local: Estádio de la Cerámica - El Madrigal, em Villarreal, na Espanha
Árbitro: Cesar Soto Grado
Cartões amarelos: Pau Torres, Raúl Albiol, Baena e Pepe Reina (Villarreal); Camavinga (Real Madrid)
Cartões vermelhos: -
Gols: Pino (aos 2 minutos do segundo tempo), Benzema (aos 15 minutos do segundo tempo), Gerard Moreno (aos 18 minutos do segundo tempo)

VILLARREAL: Pepe Reina; Foyth, Albiol, Pau Torres e A. Moreno (Pedraza); Coquelin (Manu Trigueros), Parejo, Á. Baena; Y. Pino (L. Morales), Gerard Moreno (Danjuma) e Chukwueze.
Técnico: Quique Setién

REAL MADRID: Courtois; Éder Militão, Rudiger, Alaba e F. Mendy (Rodrygo); Modric (Camavinga), Tchouameni (Lucas Vázquez), Kroos; Fede Valverde (Asensio), Benzema e Vinícius Júnior.
Técnico: Carlo Ancelotti