Topo

Palmeiras

Palmeiras pode passar janela sem contratar pela primeira vez na Era Crefisa

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, conversa com o elenco durante treinamento na Academia de Futebol - CESAR GRECO
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, conversa com o elenco durante treinamento na Academia de Futebol Imagem: CESAR GRECO

do UOL, em São Paulo

15/12/2022 04h00

O Palmeiras pode passar a próxima janela de transferências sem contratar jogadores. Se isso acontecer, será a primeira vez na Era Crefisa/ Allianz Parque —desde 2015— que o clube não trará reforços para o elenco em relação ao grupo que terminou a temporada anterior.

Longe de ser um problema, a postura pouco ativa no mercado é estratégica, e já havia sido anunciada por Abel Ferreira, em entrevista coletiva de 23 de outubro.

"Se contratarmos, serão dois ou três jogadores, não mais. Somente e se contratarmos. Vamos valorizar a base. Somos criticados por não apostarmos na base, o que é mentira", declarou o português.

Três motivos fazem com que a ausência de contratações não seja um problema no clube, conforme o UOL Esporte apurou:

  • Com a exceção de Gustavo Scarpa, que se transferiu para o Nottingham Forest (ING), o time-base de Abel Ferreira foi mantido. Mais ainda: todos os jogadores que terminaram o ano como titulares têm contrato até o fim de 2024. As exceções são Marcos Rocha e Dudu, cujos vínculos se encerram em 2023.
  • O Palmeiras entende que alguns dos reforços trazidos em 2022 vão deslanchar em 2023. São os casos, em especial, de Atuesta, Flaco López e Bruno Tabata. Além deles, Jailson, que pouco jogou em 2022, pois se contundiu em abril, vai iniciar a próxima temporada sem problemas físicos.
  • Endrick à parte, outros atletas vindos das categorias de base podem ganhar espaço. O zagueiro Naves, sub-20 em 2022, será integrado ao elenco profissional. Mesmo caso do lateral-direito Garcia, do volante Fabinho e do meia Jhon Jhon, que alternaram entre as duas categorias. O ponta Giovani, que passou por cirurgia neste ano, fez um trabalho especial de fortalecimento e também começa 2023 como opção para Abel.

Embora outros clubes estejam anunciando contratações neste fim de temporada, tais reforços só poderão ser registradas oficialmente a partir de 11 de janeiro, quando a janela abre oficialmente. Seu fechamento será em 4 de abril.

O Palmeiras começa a treinar de maneira remota no próximo dia 19. O elenco se reapresenta na Academia de Futebol em 2 de janeiro.

Palmeiras