Topo

Brasileirão - 2022

Avaí vira sobre o Flamengo no Maracanã e carimba despedida de 'Diegos'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

12/11/2022 18h00

O fim de uma era. Na tarde de hoje (12), no Maracanã, o Flamengo se despediu de dois jogadores que marcaram uma das gerações mais vitoriosas da história do clube: o goleiro Diego Alves e o meia Diego Ribas. Já rebaixado, o Avaí, porém, estragou a festa e venceu por 2 a 1, de virada.

Com o resultado, o clube da Gávea encerrou o Campeonato Brasileiro com 62 pontos, na quinta colocação. O Leão, por sua vez, foi a 35, mas já não havia mais como escapar da degola.

O Rubro-Negro abriu o placar com um gol contra de Wellington, no primeiro tempo. Ainda antes do intervalo, Marcinho empatou e, na reta final, Felipe Silva fez o segundo.

Quem foi bem - Diego Alves e Felipe Silva

Em sua última partida com a camisa do Flamengo, Diego Alves lembrou seus bons momentos no clube e fez uma grande partida, com defesas importantes e a liderança de sempre. O goleiro, a partir de agora, irá analisar as propostas para definir seu futuro em 2023.

Felipe Silva, por sua vez, ganhou destaque ao fazer o gol que deixou os visitantes na frente no placar, já na reta final da partida.

Quem foi mal - Marinho e Wellington

O zagueiro Wellington, do Avaí, teve uma tarde infeliz. Depois de um cruzamento despretensioso de Marinho, o defensor foi cortar e acabou fazendo um gol contra bisonho.

Marinho, aliás, também foi mal. Errou a maioria das jogadas, incluindo a perda de bola que resultou no gol do time catarinense no contra-ataque.

Desempenho do Flamengo

O Flamengo foi a campo com um time que misturou nomes considerados titulares, como David Luiz, Leo Pereira e Gabigol, e outros reservas, como Vidal, Marinho e Cebolinha. O Rubro-Negro teve mais posse e até ditou o ritmo no primeiro tempo, mas encontrou dificuldades para criar oportunidades mais claras. Ao mesmo tempo, teve diversas falhas no setor defensivo — o que fez Diego Alves aparecer com boas defesas — e os visitantes balançaram a rede duas vezes.

Desempenho do Avaí

Como visitante, o Avaí iniciou um pouco acuado e vendo o Fla ter boa presença no campo de ataque. Quando tinha a posse, porém, apostava nas saídas em velocidade. Aos poucos, ficou mais consistente, achou espaços e passou a levar perigo, principalmente nos avanços pelo lado direito. Após o empate no fim do primeiro tempo, foi mais corajoso após o intervalo e conseguiu o segundo gol.

Cronologia

O Flamengo iniciou o jogo com o domínio, ditando o ritmo e rondando o gol do Avaí, mas com certa dificuldade de criar chances mais claras. Os visitantes, por outro lado, tentavam sair nos contra-ataques, mas indicavam obstáculos para a construção de avanços mais sólidos.

Não valeu

O Rubro-Negro balançou a rede aos 21, quando Gabigol apareceu na área para completar cruzamento de Marinho. A arbitragem apontou posição irregular. Após análise do VAR, que durou alguns minutos, a decisão de campo foi mantida.

Diego Alves defende

O Avaí teve uma grande oportunidade de abrir o placar quando Marcinho achou Lucas Ventura nas costas da defesa, na área. Cara a cara, ele bateu, mas Diego Alves fez a defesa, sendo ovacionado pela torcida.

Pouco depois, em nova investida pelo lado esquerdo da defesa do Fla, o Avaí teve Vitinho, sem marcação, na área e Diego Alves fez nova defesa.

Gol contra

O placar foi aberto pelo Flamengo em um gol contra. Após lançamento, Marinho desviou a bola para a área, na direção de Gabigol e Cebolinha. Wellington, porém, desviou de cabeça e mandou para a própria rede.

Empate

No fim do primeiro tempo, o Avaí deixou tudo igual. Após cruzamento da direita, Pablo Dyego cabeceou, a bola desviou na zaga e sobrou para Marcinho, que chutou forte.

Ribas chora ao sair e passa camisa 10 a Gabigol

Diego Ribas teve o anúncio de sua substituição pouco antes dos 10 minutos do segundo tempo. Muito emocionado, ele se ajoelhou ao centro do gramado, abaixou a cabeça e, logo em seguida, a ergueu e apontou para o céu dizendo: "obrigado, Deus!".

Na sequência, em momento emocionante, o meia sacou uma segunda camisa do Flamengo. Na parte de trás estava escrito o nome de Gabigol e o número 10, uma sinalização de que o atacante é quem herdará o místico manto em 2023.

Tanto os jogadores do Flamengo quanto do Avaí pararam ao centro do campo e aplaudiram Ribas, que passou a faixa de capitão para Diego Alves.

Alves chora aos gritos de 'melhor goleiro do Brasil'

Diego Alves foi substituído por Hugo pouco tempo depois, aos 17, e assim como Ribas, não conteve as lágrimas. Os mais de 50 mil torcedores presentes no Maracanã cantaram em alto e bom som "é o melhor goleiro do Brasil". O arqueiro agradeceu e acenou para os companheiros.

Em seguida, passou a braçadeira de capitão para Gabigol e foi abraçado por todos os seus companheiros no campo. Os jogadores do Avaí o aplaudiram. O último abraço caloroso foi em Ribas, já na área técnica. Na sequência, os dois apareceram no telão, no banco de reservas, e fizeram um "coraçãozinho", para delírio da torcida.

Virada

O Avaí chegou à virada quando a partida entrava na reta final. Após cruzamento, Felipe Silva finalizou e Hugo fez grande defesa. No rebote, o próprio Felipe Silva mandou para a rede.

Quase

Nos acréscimos, Rodinei fez jogada pela direita e cruzou. Gabigol, na pequena área, se esticou, mas não conseguiu o desvio para mandar para a rede.

Vaias ao fim do jogo

Com a derrota consumada para o Avaí por 2 a 1, uma boa parte da torcida vaiou o time. Já as organizadas cantaram: "Nós queremos respeito e comprometimento, isso aqui não é Vasco, isso aqui é Flamengo". Em seguida, porém, entoaram gritos de "tricampeão", em alusão à conquista da Libertadores em Guayaquil.

Festa antes de a bola rolar

Antes de a bola rolar, Diego Alves e Diego Ribas foram ao gramado e, através de um microfone, falaram com os torcedores presentes. Eles não esconderam a emoção e se declararam ao clube.

Torcida do Flamengo faz homenagem a Diego Ribas e Diego Alves com mosaico 3D - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

"Em 2017 eu recebi um chamado de vocês, foi uma empolgação, o meu lado torcedor mesmo. Eu só tenho a agradecer por isso. A hashtag era 'vem ser feliz no Mengão', e hoje eu posso falar que eu fui feliz para c... aqui! Vocês todos fazem parte da minha vida", disse o goleiro.

"A caminhada foi difícil, mas os troféus estão aqui na frente, eles representam as vitórias, mas a verdadeira vitória é o carinho de vocês. Eu quero dizer para vocês que valeu a pena, eu faria tudo de novo, eu amo vocês".

Entre os atrativos para as despedidas tinha um mosaico 3D feito pela torcida, onde em primeiro plano haviam imagens dos dois virados para a torcida e de costas para o campo.

A diretoria do Flamengo colocou todos os troféus vencidos pelos dois no gramado. Os companheiros de equipe e familiares estiveram presentes também e aplaudiram bastante Alves e Ribas. Na camisa de jogo, havia a mensagem: "Obrigado, Diegos".

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 x 2 AVAÍ

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e hora: 12 de novembro de 2022, sábado, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA/ SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/ SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/ SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA/ MG)
Cartões amarelos: Lucas Ventura (AVA)
Gols: Wellington, do Avaí, contra, aos 41'/1ºT; Marcinho, do Avaí, aos 49'/1ºT; Felipe Silva, do Avaí, aos 33'/2ºT

FLAMENGO: Diego Alves (Hugo); Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; João Gomes (Matheuzinho), Diego (Thiago Maia) e Vidal (Kayke David); Marinho (André Luiz), Everton Cebolinha e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior

AVAÍ: Glédson; Thales, Wellington, Felipe Silva e Natanael (Diego Matos); Lucas Ventura, Jean Cléber e Eduardo (Andrey); Vitinho, Marcinho (Felipinho) e Pablo Dyego (Gaspar). Técnico: Fabrício Bento