Topo

Brasileirão - 2022

Libertadores: veja o que cada time precisa na última rodada do Brasileiro

Taça da Libertadores: troféu é dado ao melhor time da América do Sul - Amilcar Orfali/Getty Images
Taça da Libertadores: troféu é dado ao melhor time da América do Sul Imagem: Amilcar Orfali/Getty Images

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

12/11/2022 04h00

Oito clubes do Brasil vão disputar a edição 2023 da Copa Libertadores. Palmeiras, Flamengo, Inter, Fluminense e Corinthians já estão classificados e com lugares garantidos na fase de grupos. Restam três vagas no torneio continental, que serão definidas neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro. São seis clubes que ainda sonham com um lugar na principal competição do continente.

Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, América-MG, Fortaleza e São Paulo são as equipes com chance de classificação. Mas como a diferença entre o sexto colocado e o décimo é de apenas três pontos, está tudo aberto ainda. O Furacão, atual vice-campeão de Libertadores, pode até ficar fora, por exemplo. Já o São Paulo vive situação complicada, pois depende de uma enorme combinação de resultados para não disputar a Sul-Americana pela segunda temporada consecutiva.

Embora sejam apenas três vagas, quatro times dependem apenas dos próprios resultados. Athletico-PR e Atlético-MG precisam apenas do empate, enquanto Botafogo e América-MG precisam vencer. Além do São Paulo, o Fortaleza é outro que precisa ganhar e torcer por tropeços dos adversários.

Certamente o confronto Athletico-PR x Botafogo é o que mais chama atenção, por ser um confronto direto. As demais partidas dos clubes que lutam por um lugar na Libertadores são: Corinthians x Atlético-MG, América-MG x Atlético-GO, Santos x Fortaleza e Goiás x São Paulo.

Confira abaixo o que cada clube time precisa fazer na última rodada

Athletico-PR - 6º colocado

Com 55 pontos e 15 vitórias, o Furacão depende de uma vitória para garantir um lugar na fase de grupos. Um empate garante um lugar na fase preliminar e pode servir também também para a fase de grupos, desde que o Atlético-MG não vença o Corinthians. Em caso de derrota, o Athletico-PR vai precisar de dois resultados em outros três jogos para não ficar fora: derrota do Atlético-MG e tropeços do América-MG e do Fortaleza.

Atlético-MG - 7º colocado

Também com 55 pontos, mas com 14 vitórias, o Galo precisa apenas de um empate para garantir um lugar na fase preliminar da Libertadores. Um lugar na fase de grupos só é possível com vitória sobre o Corinthians combinado com pelo menos o empate do Athletico-PR diante do Botafogo. Caso seja derrotado na Neo Química Arena, o Atlético também precisará de dois resultados outros três jogos para se classificar: empates ou derrotas do Botafogo, do América-MG e do Fortaleza.

Botafogo - 8º colocado

Único entre os clubes que brigam por um lugar na Libertadores com duas vitórias consecutivas no Brasileirão, o Botafogo tem 53 pontos e chega com moral para o duelo com o Athletico-PR. Uma vitória é o suficiente. Em caso de empate, América-MG e Fortaleza não podem vencer o Atlético-GO e o Santos, respectivamente. Até mesmo a derrota pode classificar o Botafogo, desde que América, Fortaleza e São Paulo não vençam. Em caso de triunfo, pode pintar até vaga na fase de grupos, se o Atlético-MG não vencer o Corinthians. Um alento para o botafoguense é a campanha melhor como visitante. Foram 31 pontos conquistados fora de casa, contra 22 no estádio Nilton Santos.

América-MG - 9º colocado

Com 52 pontos e 15 triunfos, o Coelho não está dentro da zona de classificação, mas depende apenas de uma vitória sobre o Atlético-GO para jogar a Libertadores pelo segundo ano consecutivo. Como Athltico-PR e Botafogo se enfrentam, um deles será ultrapassado em caso de vitória do Dragão. O empate também pode servir, mas desde que o Botafogo seja derrotado, além de tropeços do Fortaleza e do São Paulo. O duelo na última rodada é diante de um adversário que tem mais de 99% de chance de rebaixamento, segundo o site Probabilidades no Futebol.

Fortaleza - 10º colocado

Lanterna na virada do turno, o Fortaleza chega com chances de jogar a Libertadores novamente. Eliminado nas oitavas de final na edição 2022, o Leão do Pici precisa de uma enorme combinação de resultados para se classificar. Com 52 pontos e 14 vitórias, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda precisa vencer o Santos, na Vila Belmiro, e contar com tropeços de pelo menos dois concorrentes: o Atlético-MG precisa perder, enquanto empates nos jogos do Botafogo e do América-MG já são suficientes.

São Paulo - 11º colocado

Com 51 pontos e somente 12 vitórias, o Tricolor tem chances remotas de disputar a Libertadores em 2023. A equipe dirigida por Rogério Ceni precisa vencer o Goiás, na Serrinha, além de contar com derrota do Botafogo diante do Athletico-PR, além de tropeços do América-MG e do Fortaleza, contra Atlético-GO e Santos, respectivamente. Um alento ao torcedor são-paulino é o fato que apenas o América joga dentro de casa, onde foi derrotado três vezes nas últimas quatro partidas.