Topo

Palmeiras

Joia do Palmeiras, Endrick é eleito revelação do Brasileiro; veja a seleção

Endrick levanta troféu de campeão brasileiro do Palmeiras dentro do Allianz Parque - Ettore Chiereguini/AGIF
Endrick levanta troféu de campeão brasileiro do Palmeiras dentro do Allianz Parque Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

10/11/2022 19h44

Joia do Palmeiras, Endrick foi eleito a revelação da atual edição do Campeonato Brasileiro. A lista com a seleção do torneio foi divulgada na tarde de hoje (10), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e o Verdão, que foi o campeão, dominou as indicações — Scarpa foi eleito o melhor jogador e Abel Ferreira o melhor treinador.

Endrick, de apenas 16 anos, viveu uma temporada em que foi de campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior a campeão do Brasileiro. Ele fez a estreia no time profissional contra o Coritiba, no dia 6 de outubro. Desde então, soma três gols em cinco jogos.

O camisa 16 balançou a rede duas vezes no triunfo por 3 a 1 sobre o Athletico-PR e marcou uma vez na goleada por 4 a 0 em cima do Fortaleza.

Xodó da torcida, o atacante já chama a atenção do mercado europeu e vem sendo alvo de propostas milionárias. O Real Madrid, da Espanha, por exemplo, já demonstrou interesse em investir no jogador e repetir a estratégia feita com Vinicius Júnior (Flamengo) e Rodrygo (Santos).

A multa rescisória de Endrick é de 60 milhões de euros (R$ 298 milhões), valor alto para os padrões brasileiros, mas "comum" para os gigantes da Europa. O Palmeiras adota cautela e não pretende negociar a joia por menos que a multa.

"Não ligo para quem está atrás de mim. Estou pensando no Palmeiras, com a cabeça aqui. Então não tenho que ligar para ninguém. Tenho que fazer o meu trabalho", afirmou após participar da campanha alviverde na conquista do 11ª Campeonato Brasileiro.

Recentemente, Ronaldo citou que levaria Endrick à Copa do Mundo do Qatar, que começa em breve. O Fenômeno disse que o atacante tem "um futuro promissor demais" e que, para o jovem, "seria uma experiência sensacional".

"É muito bom ser citado pelo Ronaldo, não vou mentir para você, um cara que marcou a história do Brasil no Mundial Copa, mas que começou indo a uma Copa sem jogar, sem entrar em campo. Obviamente vou dar tudo para poder ir ao próximo Mundial, já sei que vai exigir sacrifícios, dedicação, mas também sei que é onde tenho de estar", disse o atacante, após a partida de ontem (9).

Veja a seleção do Brasileiro 2022:

Goleiro
Weverton - Palmeiras

Lateral-direito
Marcos Rocha - Palmeiras

Zagueiros
Gustavo Gomez - Palmeiras
Murilo - Palmeiras

Lateral-esquerdo
Joaquin Piquerez - Palmeiras

Volantes
André - Fluminense
João Gomes - Flamengo

Meias
Gustavo Scarpa - Palmeiras
De Arrascaeta - Flamengo

Atacantes
German Cano - Fluminense
Pedro Raul - Goiás

Melhor jogador
Gustavo Scarpa

Revelação
Endrick

Melhor técnico
Abel Ferreira

Palmeiras