Topo

O plano do Flamengo para os reservas na reta final do Brasileiro

Bruno Braz e Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/11/2022 04h00

Para muitos jogadores do Flamengo, a partida contra o Corinthians, ontem (2), no Maracanã, teve um sabor de festa. Era o reencontro do time com a torcida no estádio após o título da Libertadores. Teve até volta olímpica com o troféu das conquistas da América e da Copa do Brasil antes do jogo. Para alguns atletas, o duelo valeu muito, e pode render a permanência ou um melhor aproveitamento no clube na próxima temporada.

Com muitas das principais estrelas poupadas e sequer relacionadas, o técnico Dorival Júnior escalou uma equipe com diversos jogadores menos aproveitados em 2022. E alguns deles deram um recado ao treinador que querem mais espaço, casos, principalmente, do volante Erick Pulgar e do atacante Matheus França, de 18 anos, autor do gol rubro-negro na derrota por 2 a 1.

"Matheus é um jogador de altíssimo nível. A prova disso é que os números dele, de jogos, de gols, os movimentos, as trocas de direções... Isso mostra um pouco da capacidade que esse garoto tem. Tudo é questão de tempo. Se não me falha a memória, é o primeiro ano de sub-20, tem 18 anos. Muito se espera de um garoto desse, temos que ter calma, paciência. Se outro dia aconteceram algumas vaias, é um fator natural", disse, complementando:

"Estou muito satisfeito com o que estou vendo, um processo que está evoluindo rapidamente. Ele estar voltando de lesão tem um peso muito grande, mas ele mesmo está trabalhando com intensidade. É um menino que promete muito, não tenho dúvidas que dentro de pouco tempo teremos um jogador que o torcedor vai se orgulhar pela capacidade e potencial que possui."

Já sobre Pulgar, Dorival deu a entender que o chileno será mais utilizado em 2023, e que isso só não aconteceu com mais frequência nesta temporada em virtude de uma lesão do volante da seleção do Chile.

Pulgar se reapresentou com torção no tornozelo esquerdo após amistoso do Chile, em setembro - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Pulgar se reapresentou com torção no tornozelo esquerdo após amistoso do Chile, em setembro
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

"O Pulgar é um jogador de excelente nível, um cara que estamos tendo a paciência de aguardar o momento que ele entrar em forma, buscar jogos, mas teve uma lesão, se apresentou com esse problema e ficou parado quase 20 dias. Voltando agora, fez o segundo jogo e foi muito bem nas duas partidas. Jogador com muitas qualidades, tem uma dinâmica interessante, joga com poucos passes, fazendo uma leitura interessante. A todo momento que tem a bola nos pés, consegue inverter lados. Então, tenho certeza que vai nos ajudar muito nas competições que tivermos", avaliou o treinador.

Pulgar, por sua vez, se mostra focado e já de olho em 2023, onde terá uma pré-temporada e poderá estar mais preparado para a maratona de jogos.

"É um fim de temporada de muita alegria do grupo, dos torcedores, mas temos que seguir focados para o resto do ano e nos preparar o dobro para 2023. Teremos muitas Copas, muitas partidas e temos que trabalhar duro", disse o chileno.

"Fica, Rodinei!"

Entre os jogadores já mais consolidados há também quem está com o futuro indefinido, caso, por exemplo, do lateral direito Rodinei, que terá seu atual contrato encerrado no fim da temporada e que, inicialmente, deseja respirar novos ares em 2023.

No que depender da torcida do Flamengo, porém, o recado foi mais do que dado ontem no Maracanã, com um coro em alto e bom som de "fica, Rodinei" quando o atleta entrou no segundo tempo.

"Sobre o Rodinei, acho que ele se recuperou muito bem, a prova disso é que é um jogador selecionável [está na pré-lista de Tite para a Copa], isso é uma vitória para ele. Fico muito feliz porque é um jogador muito interessante para o ambiente, para o clube e para o vestiário, além da capacidade que tem. Acho que não estaria no Flamengo por seis anos se não tivesse algo que pode entregar. Felizmente, jogando a maioria das partidas em alto nível, isso foi uma vitória que ele encontrou na carreira a partir do momento que se concentrou e botou na cabeça que queria evoluir, melhorar, progredir. Acho que vem acontecendo fruto de muito trabalho dele", disse Dorival.

Planejamento de 2023 inicia na semana que vem

O departamento de futebol do Flamengo iniciará o planejamento para a próxima temporada no início da semana que vem, onde serão definidas permanências, saídas e chegadas num ano em que se tem pela frente, entre outras competições, o Mundial de Clubes, a Libertadores, a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil.

"É um assunto delicado. São muitas alternâncias. Os possíveis convocados, quando voltam das seleções, cada um em uma data. Depois temos parada para Natal e Ano Novo. Temos que pensar muito bem. Estamos esboçando com os departamentos, além da presença do [Bruno] Spindel [diretor-executivo de futebol]", disse Dorival, rechaçando a hipótese de antecipar férias para alguns jogadores.

"Estamos tentando programar várias situações para optar pela melhor. Tudo está sendo amadurecido. Antecipar férias não convém. Temos objetivos no campeonato. Mesmo que tenhamos tido uma semana diferente, ainda assim a equipe deu uma resposta positiva. De quem quer e busca resultados a todo momento. Estamos conversando para tentar achar o melhor caminho. A receita ideal ninguém tem. Essas paradas nos tiram a possibilidade de ter segurança no que faremos."