Topo

Jogadoras do Grêmio denunciam racismo de torcedor do Inter em Gre-Nal

Luany, do Grêmio, durante partida contra o Internacional pelo Brasileirão Feminino 2022 - Maxi Franzoi/AGIF
Luany, do Grêmio, durante partida contra o Internacional pelo Brasileirão Feminino 2022 Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Marinho Saldanha

Marinho Saldanha

02/11/2022 16h27Atualizada em 02/11/2022 16h37

Cinco jogadoras do Grêmio relataram terem sido vítimas de injúria racial de torcedores do Inter durante o clássico Gre-Nal feminino disputado na manhã de hoje (2), no Beira-Rio. O caso foi levado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) depois do jogo, que terminou empatado por 1 a 1 e vale pelo Campeonato Gaúcho.

Segundo relatos das atletas, as jogadoras Paixão, Brito e Luany teriam ouvido "estou precisando de um espanador desses em casa" de um aficionado, em alusão ao cabelo cacheado.

Um torcedor, suspeito inicial de ser responsável pelas palavras, foi ouvido mas foi esclarecido que não foi ele o responsável pelos atos.

Imagens do sistema de monitoramento do Beira-Rio ajudaram na identificação de um possível autor dos xingamentos. No fim da tarde, a Polícia Civil informou que o torcedor foi identificado e será chamado para prestar depoimento nos próximos dias.

Até a publicação dessa reportagem, a súmula da partida não havia sido divulgada. O suposto xingamento racista teria ocorrido ao fim do primeiro tempo.

O Grêmio, em seu perfil oficial, se manifestou sobre o ocorrido. "Isso tem que acabar! De novo, testemunhamos o preconceito e o desrespeito com o outro. Luany, Brito e Paixão, das Gurias Gremistas, sofreram ofensas racistas por um torcedor do rival. Lamentamos muito e esperamos que providências cabíveis sejam tomadas. Gurias, estamos com vocês!", publicou o clube no Twitter.

As atletas Iasmin Paixão, Cássia, Luany, Dani Barão e Brito prestaram depoimento no Jecrim e explicaram o caso.

Em nota divulgada em seu site oficial, o Tricolor deu mais detalhes de seu posicionamento.

"Em face à nova manifestação de racismo, desta vez, contra atletas da equipe feminina de futebol, ocorrida na partida desta manhã, no Estádio do Beira-Rio, por parte de um torcedor adversário, o Grêmio, o 'Clube de Todos', vem a público demonstrar total repúdio e indignação com práticas recorrentes que atentam contra a dignidade de nossos profissionais e os valores enaltecidos por essa instituição. Às atletas Luany, Brito e Paixão prestamos apoio incondicional e a certeza de que providências serão tomadas", informou.

"Informamos que as jogadoras já registraram Boletim de Ocorrência (BO), junto ao Jecrim, e que o clube estará vigilante nas medidas a serem tomadas pelos órgão competentes, a fim de que atos racistas como os que foram testemunhados nesta manhã, sejam definitivamente banidos do ambiente do futebol e de nossa sociedade como um todo", completou.

A Federação Gaúcha de Futebol também se manifestou sobre o episódio. "A FGF, representada pelo diretor jurídico Gilson Kroeff, pelo ouvidor geral de competições e diretor de segurança, Cel. Elvio Pires, e pelo controller, Marcelo Ducati, acompanhou atletas do Grêmio até o Juizado do Torcedor para relato de denúncia de injúria racial. O agressor já teria sido identificado por imagens cedidas pelo Internacional. A Federação espera que as entidades policiais e desportivas apurem o caso e apliquem as penalidades cabíveis aos responsáveis. A FGF reforça o repúdio a qualquer ato de discriminação e reitera que recusa o racismo em todas as suas formas de manifestação".

O assunto seguirá na esfera criminal, tratado pela 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.