Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Título do Flamengo não se resume à atuação na final

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 11h52

O Flamengo conquistou o tricampeonato da Libertadores no sábado (29), ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0 em Guayaquil, para coroar uma campanha com 12 vitórias e apenas um empate na competição, mas a atuação do time comandado por Dorival Júnior na decisão em jogo único recebeu críticas, o que não permite questionar o título do clube carioca na opinião de Mauro Cezar Pereira, que considera que seria pior para o futebol uma vitória da forma de jogar de Felipão, técnico do adversário na final.

No Posse de Bola #276, Mauro Cezar aponta os erros do treinador do Athletico-PR, considerando que ele tinha opções para jogar além de apenas tentar anular peças do Flamengo, enquanto o time carioca tem uma campanha muito boa apesar da forma como se portou em campo no jogo do Equador.

"O Flamengo fez uma partida ruim, mas ganhou todos os jogos da Libertadores, exceto o empate com o Talleres. O Flamengo fez a grande exibição dessa Libertadores, deixando os argentinos boquiabertos quando atropelou o Vélez na Argentina. Poderia ter vencido todos o jogos, então reduzir a discussão à atuação na final, que foi ruim, é a Supercopa ou é uma competição que tem vários jogos? Com todos os erros cometidos, troca de técnicos, equívoco, atuação ruim na final, o Flamengo foi melhor", diz Mauro Cezar.

"O Athletico-PR perdeu porque tem um futebol, não é que tem um futebol covarde porque quer, é porque o seu técnico pensa o futebol dos anos 90 e é enaltecido ainda assim por muita gente. Tinha bons jogadores no banco e joga para tentar parar o adversário. É um pensamento pequeno, estilo de jogo antigo, não cabe mais, isso é bom para o futebol, a vitória do Felipão seria uma derrota para o futebol porque é isso aí, não fez um gol no Flamengo em quatro jogos, como que vai defender um negócio desse?", completa.

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos comentaristas do UOL:

Juca Kfouri: É menos difícil para o Flamengo bater o Real Madrid no Mundial

O Flamengo aguarda agora pela definição da Fifa em relação ao Mundial de Clubes, quando poderá enfrentar o Real Madrid, vencedor da última Liga dos Campeões. Desde o título do Corinthians em 2012, um sul-americano não vence a competição. O Flamengo decidiu o título com o Liverpool em 2019 e perdeu na prorrogação. Para Juca Kfouri, a situação hoje seria um pouco melhor para o clube brasileiro.

"Acho com bons motivos que a tarefa do Flamengo eventualmente contra o Real Madrid em uma final de Mundial de novo bota o Flamengo com mais chances de ser campeão do que a gente vinha vendo nos últimos anos, é dificílimo, mas menos difícil o Flamengo bater o Real Madrid, é menos difícil do que teria sido a vitória contra o Liverpool. Aquele time do Liverpool era muito melhor do que o time do Real Madrid de hoje e o Flamengo me parece mais maduro, embora menos espetacular que aquele time".

Mauro Cezar sobre passeio de jogadores com Bolsonaro: 'É deplorável'

O Flamengo não teve uma festa com a torcida depois da conquista da Libertadores devido às eleições presidenciais no domingo, mas os jogadores se encontraram e andaram em helicóptero no Rio de Janeiro com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição que foi derrotado por Lula (PT) nas urnas. Mauro Cezar critica a postura dos jogadores de futebol e as manifestações de 'luto' por alguns deles nas redes sociais.

"É deplorável a postura de jogadores, pessoas humildes na sua vida, na sua trajetória, não conseguirem detectar o que aconteceu ontem no Brasil, o fim disso que está acabando, e ficarem saudando o que está terminando. A ignorância de certos jogadores andando de helicóptero com o presidente que está de saída e de luto na rede social. Sabe quem está de luto? Quem está de luto é quem perdeu pessoas que morreram por uma série de erros cometidos pelo governo durante a pandemia. De luto? Isso é brincadeira, jogadores de futebol alienados, hoje estão vivendo bem, estão numa boa e têm essa postura cretina. É quase uma posição coletiva salvo alguns".

Mauro Cezar: 'É ridículo o Vasco estar nesta situação'

O Vasco chega à última rodada da Série B sem poder ser derrotado pelo Ituano para não ficar sem a vaga de acesso à primeira divisão do futebol brasileiro, isso depois de perder de virada em casa para o Sampaio Corrêa. Mauro Cezar afirma que a situação do clube cruzmaltino é ridícula e pode complicar até mesmo o projeto de SAF.

"É uma situação assim absurda, mas não é por acaso também, muitos erros são cometidos e tem um agravante, como vai ficar a SAF se o Vasco ficar mais um ano na Série B? Porque todo o investimento que é projetado, o torcedor tem que ficar atento, ele tem valores preestabelecidos, metas a serem alcançadas, tem todo um mecanismo ali. Não tem jeito, o Vasco vai ter que não perder esse jogo e é uma situação absolutamente ridícula. Com todo respeito ao Ituano, é ridículo o Vasco estar nesta situação, é patético, é inexplicável, não tem justificativa, realmente não dá".

O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol

Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Veja a íntegra do programa: