Topo

Brasileirão - 2022

Flu vence Ceará e garante vaga na Libertadores com gol e recordes de Cano

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

31/10/2022 21h52Atualizada em 31/10/2022 22h21

O Fluminense está garantido na Copa Libertadores 2023. O Tricolor venceu o Ceará por 1 a 0, na noite de hoje (31), na Arena Castelão, e tem vaga, ao menos, na fase inicial do torneio continental. O triunfo foi construído com gol de Cano, que alcançou marcas históricas pelo clube das Laranjeiras e na competição.

Com o resultado positivo, o time das Laranjeiras foi a 61 pontos, ficando no G4. Vale ressaltar que, após os títulos do Flamengo na Libertadores e na Copa do Brasil, o oito primeiros colocados garantem vaga na competição continental no ano que vem por meio do Brasileirão. Já o Vozão, permanece com 34 e vê a situação ficar ainda mais complicada no torneio.

Na próxima rodada, o Ceará visita o Corinthians, enquanto o Fluminense recebe o São Paulo.

Cano de novo!

Grande nome do Fluminense na temporada, Cano abriu o placar e chegou a 39 gols na temporada. Assim, ele igualou marca de Magno Alves, que fez 39 em 2002, até então o maior artilheiro do Tricolor em uma temporada neste século. O argentino, ao longo deste ano, superou nomes como Washington, que fez 37 gols em 2008, e Fred, que fez 34 em 2011.

Além disso, chegou aos 21 gols no atual Brasileirão e igualou o colombiano Aristzábal, que obteve a marca em 2003, como maior artilheiro estrangeiro da competição em uma única edição nos pontos corridos.

Quem foi mal - Cléber

O atacante vinha sendo um dos mais participativos no Ceará, ajudando na transição ao ataque, mas recebeu um cartão amarelo cedo e acabou expulso no segundo tempo, após lance em que tentou recuperar a bola. Com um a menos, o Vozão teve de mudar a estratégia.

Desempenho do Ceará

O Ceará foi a campo com o esquema 4-5-1 e, no início do jogo, conseguiu pressionar a saída de bola do Fluminense, tirando o adversário um pouco da "zona de conforto". O time da casa até conseguiu criar chances, mas deixou espaços na marcação e viu o adversário ser mais perigoso.

No segundo tempo, o auxiliar técnico permanente do Ceará, Juca Antonello, que assumiu o comando do time após a saída de Lucho González, buscou apostar na velocidade, mas a expulsão de Cléber mudou o panorama, e o Ceará se viu mais acuado. Após o gol do Flu, o time não conseguiu mostrar poder de reação, apesar das mudanças.

Desempenho do Fluminense

O Fluminense manteve a estrutura do time que vem atuando nas últimas rodadas, com André, Martinelli, Yago e Ganso no meio de campo. O time iniciou com certa dificuldade, mas logo começou a achar espaços e criar chances, principalmente com Cano.

Com a expulsão de Cléber no segundo tempo, o Tricolor ficou com um a mais e passou a ter mais facilidade. Neste contexto, Cano chegou ao gol que colocou os visitantes em uma situação mais confortável no jogo. Com o placar favorável, houve novas chances, mas, principalmente, atenção à defesa.

Sem torcida

A Arena Castelão não pôde ter torcida nas arquibancadas por conta da punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a invasão de gramado no confronto entre o Vozão e Cuiabá, pelo Brasileiro.

Cronologia

O Ceará começou o jogo conseguindo pressionar a saída de bola do Fluminense e criar oportunidade. O Tricolor, porém, logo conseguiu equilibrar as ações e também chegar ao setor ofensivo com perigo.

Duas vezes na trave

O time tricolor esteve perto de abrir o placar em um lance inacreditável. Arias achou Cano, que finalizou e carimbou a trave. No rebote, Yago bateu e mandou a bola na mesma trave.

Impedido

Os visitantes chegaram a balançar a rede, quando Martinelli cruzou e Cano fez o gol, mas a auxiliar apontou impedimento do argentino, que estava em posição irregular.

Expulso

Logo após o intervalo, os times faziam um jogo aberto, mas o cenário mudou. Em um lance de ataque do Ceará, Cléber perdeu a bola e, em uma tentativa de recuperação, deu um carrinho em Manoel. Pela falta, acabou expulso.

Faz o L!

O Fluminense abriu o placar com Cano. Após finalização de Arias em que a bola saiu meio "mascada", o argentino apareceu no meio da defesa adversária e desviou para o gol.

Tentativas

Nos minutos finais, o Ceará foi para frente e tentou o empate a todo custo. O Flu até deu alguns espaços na marcação, mas o Vozão não aproveitou.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 0 x 1 FLUMINENSE
Competição: Campeonato Brasileiro - 35ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Dia e horário: 31 de outubro de 2022, segunda-feira, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Cléber, Victor Luis (CEA); Cristiano e Cano (FLU)
Cartão vermelho: Cléber (CEA), aos 11'/2ºT
Gol: Cano, do Fluminense, aos 26'/2ºT

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, David Ricardo e Bruno Pacheco; Richardson (Iury Castilho), Fernando Sobral (Lima), Richard (Geovane), Diego Rigonato (Victor Luis) e Vina (Erick); Cleber. Técnico: Juca Antonello (interino)

FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino (Nathan), Manoel e Cristiano; André, Martinelli, Yago (Matheus Martins) e Ganso (David Braz); Arias e Cano (Alan). Técnico: Fernando Diniz