Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aposentado, Fred tem problema com pecuaristas e entrega chave de fazenda

Fred, ex-Fluminense, em seus primeiros dias de aposentadoria - Reprodução/Instagram
Fred, ex-Fluminense, em seus primeiros dias de aposentadoria Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

28/10/2022 17h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aposentado do futebol desde julho, quando encerrou a carreira com a camisa do Fluminense, o ex-atacante Fred passou a enfrentar problemas com fazendeiros vizinhos à sua fazenda localizada em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais.

Criadores de gado mineiros entraram na Justiça contra o ex-centroavante Fred por conta de desentendimentos a respeito de uma passagem de terra na fazenda do ex-atleta. E conseguiram uma liminar que mandou o centroavante entregar as chaves do cadeado da portaria aos vizinhos.

Os fazendeiros alegam que, após adquirirem alguns terrenos, em 2012, passaram a ser vizinhos da fazenda de Fred. Eles contam que passaram a criar gado em um curral ao lado do local, mas que, no fim de maio deste ano, foram surpreendidos com portões fechados.

Na ocasião, Fred fechou trocou os cadeados da porteira, alegando que precisava de privacidade, e ainda negou que os vizinhos fizessem outra via de acesso ao curral - ocorre que a única forma de chegada é por uma passagem dentro da fazenda do ex-jogador.

Os vizinhos dizem que a determinação do ex-atleta passou a prejudicar o negócio dos mesmos, já que não possuem outra forma de acessar a gleba de terras onde criavam 150 cabeças de bois. Os animais passaram a viver sozinhos e sem os devidos cuidados, como suplementação alimentar e medicamentos, o que lhes trouxe prejuízos.

Os vizinhos dizem que acessavam a passagem desde 2012 e que, sem poder utilizar o espaço, não existe outro meio de acessar o local. Então, apontam que Fred os impede de produzir animais e contribuir com o avanço econômico da região.

Os fazendeiros defendem que nunca causaram transtorno ou dano, tanto que, se fosse o contrário, Fred nunca teria os recepcionado e permitido que utilizassem o curral para criação de gado e também a passagem na via já existente.

E a Justiça de Minas ficou ao lado dos fazendeiros, em decisões iniciais. Primeiro, concedeu uma tutela antecipada para impor a obrigação de que Fred não impedisse a passagem dos vizinhos pela estrada que corta sua propriedade e dá acesso às terras deles.

Então, a juíza Lilian Caetano determinou que Fred entregasse as chaves do cadeado da porteira que dá acesso à referida estrada de passagem, sob pena de R$ 10 mil por dia, com o máximo de R$ 1 milhão.

Em recurso, os advogados de Fred conseguiram derrubar a imposição de multa, mas a liminar foi mantida favorável aos fazendeiros vizinhos. O ex-jogador foi procurado para comentar o imbróglio, mas não quis se manifestar.

*Colaborou o jornalista Peterson Renato