Topo

Na expectativa pela Copa, Everton Ribeiro sobe degrau em idolatria no Fla

Eveton Ribeiro, do Flamengo, celebra o título da Libertadores em Guayaquil, no Equador - ARTHUR MIRANDA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Eveton Ribeiro, do Flamengo, celebra o título da Libertadores em Guayaquil, no Equador Imagem: ARTHUR MIRANDA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2022 12h00

Everton Ribeiro é um dos principais jogadores do Flamengo desde que chegou ao clube em junho de 2017. Cinco anos depois, foi dele a jogada que construiu o gol de Gabriel Barbosa, dando o tricampeonato da Libertadores ao clube. Aos 33 anos, o camisa 7 viveu uma virada de chave e agora tem a expectativa de disputar a primeira Copa do Mundo da carreira.

"Agora, é a nova meta. Vamos vivendo em metas. Conquistamos esse título, vamos comemorar bastante porque é difícil, a gente merece, e dia 7 estar na frente da TV para esperar uma convocação", disse em entrevista à ESPN após o título.

O jogador do Fla esteve na última convocação de Tite nos jogos contra Gana e Tunísia e tem boas chances de ir ao Qatar. A lista final será anunciada no dia 7 de novembro, segunda-feira. Ribeiro chegou aos 11 títulos pelo clube da Gávea.

"Acho que é onde o Flamengo merece estar [conquista do tricampeonato], foi construído para isso, trouxe grandes torcedores, uma estrutura de primeiro mundo. Então, está colhendo os frutos de um grande trabalho. Dorival chegou para nos mostrar o caminho das vitórias novamente, todo mundo comprou o trabalho dele e hoje estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Momento único nas nossas vidas. Somos campeões e invictos, mais uma marca que esse grupo está marcando na história do Flamengo", afirmou.

"[O Athletico-PR] É uma equipe que tem feito uma grande história, conquistado títulos importantes, chegando em finais. Isso abrilhanta ainda mais o nosso título, nos deixa ainda mais feliz por bater um grande adversário", completou.

Personagem silencioso muitas vezes, perdendo os holofotes para nomes como Gabigol, Pedro, Arrascaeta e Bruno Henrique, Everton Ribeiro é sinônimo de trabalho e liderança para quem convive. Se no ano mágico de 2019 era mais veloz, agora tem uma forma mais cadenciada de seguir ditando o ritmo do Flamengo.

Único dos capitães a ser titular em todas as finais disputadas pelo Flamengo desde 2019, Everton Ribeiro vê os outros integrantes do trio encerrarem a passagem pelo Fla. Enquanto Diego Ribas e Diego Alves começam a dar adeus, o camisa 7 vive uma das melhores fases da já grande carreira.

Escada do protagonismo

Mesmo após temporada mágica pelo Cruzeiro, Everton Ribeiro praticamente não participou das finais que o Flamengo disputou — e perdeu — em 2017. Na Copa do Brasil, contra o ex-clube, não estava inscrito. Na Sul-Americana, diante do Independiente, entrou apenas aos 33 minutos do segundo tempo, na vaga de Cuéllar.

Em 2018, o Fla ainda viveu ano complicado. Não chegou às finais do Campeonato Carioca, perdendo para o Botafogo na semifinal, parou na semi da Copa do Brasil para o Corinthians, foi vice no Brasileirão e ficou nas oitavas da Libertadores perdendo justamente para o Cruzeiro.

Mas em 2019 tudo mudou. Mesmo com a frustração na Copa do Brasil, ganhou como protagonista o Carioca, o Brasileiro e a Libertadores. Os dois primeiros títulos se repetiram em 2020, assim como o da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, mas no ano seguinte o Flamengo teve uma temporada complicada. Levantou a taça apenas do Estadual e da Supercopa.

Em 2022, Ribeiro conseguiu reencontrar o bom futebol, especialmente após a chegada de Dorival Jr. Assim como o Flamengo, cresceu na reta final e se despede da temporada com as taças da Copa do Brasil e da Libertadores.