Topo

Abel afasta ansiedade pelo título brasileiro no Palmeiras: 'É jogo a jogo'

Colaboração para o UOL, em Salvador

23/10/2022 00h23

O técnico Abel Ferreira evitou falar de ansiedade em relação ao título brasileiro após a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Avaí, no Allianz Parque, pela 33ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Palestra abriu 11 pontos sobre o vice-líder Internacional, que ainda joga na rodada, contra o Coritiba. Independentemente do resultado do Inter, a equipe precisa de mais três vitórias (ou nove pontos) para ser campeã.

"Quem fala nisso (ansiedade pelo título) são vocês (imprensa), que estão sempre falando nisso. Com todo respeito, são legítimas as suas perguntas, mas isso para mim é uma falta de respeito com quem vem logo atrás. Mas isso é minha opinião", disse.

"Não devemos desvalorizar nossos adversários. E nós temos de continuar a fazer jogo a jogo, sermos consistentes e falar aos nossos jogadores para não ouvirem as suas perguntas, não irem atrás das suas cantigas e continuarem a focar naquilo que eles fazem diariamente, porque é isso que nós controlamos", afirmou Abel.

Apesar de negar a ansiedade pelo título, o técnico do Palmeiras admitiu que a expectativa pela vitória atrapalhou o rendimento da equipe no primeiro tempo contra o Avaí, mesmo com o time abrindo o placar aos três minutos de jogo. Antes do triunfo em casa, o time vinha de dois empates no campeonato.

"Aqui e acolá nota-se uma ansiedade na equipe, uma pressa de querer resolver rápido o jogo, mas o importante é chegar ao final com um bom jogo, bem feito. Pena que o resultado não foi mais volumoso, mas a vitória foi justa. O resultado deveria ter sido outro pelo volume criado. Mas é um jogo de cada vez e não vou fugir disso, temos que continuar a fazer nossa parte", disse Abel, que busca seu primeiro título do Brasileirão.

'Não precisamos contratar'

O treinador do Palmeiras também negou que esteja preocupado em reforçar o elenco verde para a próxima temporada. Segundo ele, o clube fará "no máximo duas ou três contratações". Para Abel, o futuro palmeirense está nas categorias de base.

"As pessoas, sobretudo na internet, me perguntam por que temos que contratar. Não temos que contratar ninguém. Ouço muito falar que o Palmeiras procura um novo goleiro. O Palmeiras tem três goleiros top, não tem que procurar goleiro nenhum, e quem diz isso é mentira."

"Se contratarmos, serão dois ou três jogadores, não mais, e se contratarmos. Vamos valorizar a base. Nos criticam por não apostarmos na base, o que é mentira. Faremos poucas mexidas porque acreditamos muito nos jogadores que temos e valorizamos todo nosso trabalho dentro do clube. Não só pelo treinador, mas por toda a estrutura e esse é o futuro do clube", defendeu Abel.