Topo

Com gol de Dudu e passe de Endrick, Palmeiras vence e fica perto do título

Colaboração para o UOL, em Salvador

22/10/2022 22h50

Após dois empates seguidos, o Palmeiras voltou a vencer no Brasileirão e deu mais um passo importante rumo ao título. Neste sábado (22), pela 33ª rodada, a equipe venceu o Avaí por 3 a 0 e chegou a 71 pontos. Assim, o time de Abel Ferreira abriu 11 para o segundo colocado Internacional, que soma 60 pontos e ainda joga na rodada, amanhã (23), contra o Coritiba. Os gols da vitória foram marcados por Gustavo Scarpa, Dudu e Vanderlan.

Agora, independentemente dos resultados do Inter, o Palmeiras precisa de mais três vitórias (ou nove pontos) nos últimos cinco jogos para ser campeão. A vitória no Allianz Parque também será lembrada pela primeira assistência do jovem Endrick como profissional. Ele entrou já no fim da partida, quase marcou pela primeira vez e cruzou para Vanderlan, outra cria da base palmeirense, fazer seu primeiro gol pelo time principal.

O Palmeiras volta a campo pelo Brasileirão na próxima terça (25), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Invicto desde o jogo contra o Furacão no primeiro turno, o Verdão perdeu apenas dois jogos no Brasileirão. Já o vice-lanterna Avaí, 19º colocado com 28 pontos, visita o Cuiabá no dia seguinte.

O melhor: Dudu

Só o golaço que tranquilizou o jogo para o Palmeiras já seria suficiente para Dudu ser eleito o melhor em campo. Ele arrancou pela esquerda, deixou dois marcadores para trás e finalizou com muita categoria. Além disso, Dudu se movimentou bastante e infernizou a zaga do Avaí. Rony, que participou dos dois gols palmeirenses, também merece destaque.

O pior: Defesa do Avaí

A defesa do Avaí teve uma atuação desastrosa e facilitou a vida do Palmeiras. Com um minuto de jogo, errou na saída de bola e viu Rony sofrer pênalti do goleiro Vladimir, que ficou vendido. O lance simbolizou a atuação do time catarinense, que chegou à sua sexta derrota seguida no Brasileirão e está praticamente rebaixado.

O jogo

O Palmeiras começou com tudo e fez 1 a 0 logo aos 3 minutos. Após erro na saída de bola do Avaí, Rony foi derrubado pelo goleiro Vladimir: pênalti! Na cobrança, Gustavo Scarpa bateu com força no meio para abrir o placar. Após o gol, o time de Abel Ferreira diminuiu o ritmo e só voltou a levar perigo aos 27 minutos, em cabeçada de Gustavo Gomez. Aos 43, foi a vez de Piquerez assustar o Avaí, mas o chute de perna direita do lateral-esquerdo saiu por pouco.

O Palmeiras chegou ao segundo gol aos 9 minutos do segundo tempo — e que gol! Após receber pela esquerda, Dudu arrancou em velocidade, deixou o primeiro na saudade, o segundo no chão e bateu no canto com categoria. Daí em diante, foi um passeio verde no Allianz Parque, e o Palmeiras poderia até ter construído um placar mais elástico. No fim, o Verdão enfim chegou ao terceiro gol com Vanderlan em chute cruzado de Endrick.

Live do Palmeiras

Bolsonaro assiste ao jogo com Leila Pereira

Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro assistiu ao jogo ao lado da presidente do Palmeiras, Leila Pereira. A imagem foi mostrada aos 14 minutos de jogo e logo viralizou nas redes sociais.

Ficha Técnica

Palmeiras 3 x 0 Avaí
Competição: Brasileirão (33ª rodada)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: sábado (22)
Hora: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Gols: Scarpa, aos 3' do primeiro tempo; Dudu, aos 9', e Vanderlan, aos 44' do segundo tempo.
Público: 40.044 torcedores.
Renda: R$ 3.096.147,33.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, G. Gómez, Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Atuesta), Scarpa (Gabriel Menino), Mayke (Vanderlan), Dudu (Breno Lopes), Rony (Endrick). Técnico: Abel Ferreira.
Avaí: Vladimir; Kevin (Rômulo), Raniele, Rafael Vaz, Thales; Lucas Ventura, Bruno Silva, Jean Pyerre (Vitinho); Renato, Pablo Dyego (Jean Cléber), Pottker (Bissoli). Técnico: Lisca.