Topo

Morre aos 88 anos Waldemar Pires, presidente da Democracia Corintiana

Waldemar Pires foi presidente do Corinthians durante o período da Democracia Corintiana - Reprodução/Twitter/@Corinthians
Waldemar Pires foi presidente do Corinthians durante o período da Democracia Corintiana Imagem: Reprodução/Twitter/@Corinthians

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/10/2022 16h46

Morreu hoje (22) o ex-presidente e conselheiro vitalício do Corinthians, Waldemar Pires, aos 88 anos.

Conhecido por ser o presidente da Democracia Corintiana, movimento marcante na história do clube, Pires geriu o Alvinegro Paulista no período entre 1981 e 1985.

Durante sua gestão, a equipe de Sócrates, Casagrande, Vladimir e Biro-Biro foi bicampeã paulista em 1982 e 1983.

Waldemar Pires deixa três filhos, netos e a esposa, Neide. Ele atuava como empresário no ramo financeiro.

O velório ocorrerá amanhã (23), das 8h às 10h30, no Cemitério do Morumbi, na zona sul de São Paulo.

Democracia Corintiana

O movimento da Democracia Corintiana ocorreu no início da década de 1980, e entre suas principais pautas estava a luta contra a ditadura militar no Brasil, que, à época, estava em seus últimos anos.

Jogadores corintianos importantes como Sócrates, Casagrande e Vladimir se tornaram porta-vozes do grupo, e marcavam presença em grandes atos pelo retorno do direito ao voto para presidente no país.

Internamente, atletas, comissão e demais funcionários possuíam participação e peso em decisões do clube, que ocorriam de forma coletiva.

O sociólogo Adilson Monteiro Alves, então diretor do clube e pai do atual presidente, Duílio Monteiro Alves, foi o idealizador do movimento, que duraria até 1985, mesmo ano do fim da ditadura militar.