Topo

Inglês: City vence Brighton com dois de Haaland e golaço de De Bruyne

Haaland comemora gol do Manchester City sobre o Brighton - Visionhaus/Visionhaus/Getty Images
Haaland comemora gol do Manchester City sobre o Brighton Imagem: Visionhaus/Visionhaus/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/10/2022 12h56

Virou rotina! Com dois de Erling Haaland e um de Kevin de Bruyne, o Manchester City venceu o Brighton por 3 a 1, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Inglês.

Além do artilheiro norueguês, que chegou ao seu 17º gol na competição e 22º na temporada, Leandro Trossard descontou para os visitantes.

Com o resultado da partida disputada no Etihad Stadium, neste sábado (22), o City ficou colado no líder Arsenal - que entra em campo amanhã - assumindo a vice-colocação da Premier League, com apenas um ponto de diferença.

Agora, a equipe de Pep Guardiola volta a se concentrar na Liga dos Campeões, no meio da semana, para duelo contra o Borussia Dortmund.

Por outro lado, o Brighton segue atento no Inglês, e volta somente no próximo sábado para enfrentar mais uma pedreira, o Chelsea. A equipe de Roberto de Zerbi permaneceu na 8ª colocação com os mesmos 15 pontos, sem vencer desde a 6ª rodada.

Haaland marca para o City e agita torcida no Etihad Stadium - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Haaland marca para o City e agita torcida no Etihad Stadium
Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Início pegado

Com chances para os dois lados, o começo da partida teve bastante equilíbrio. O lance de maior perigo veio de um erro: Ederson saiu da grande área para ajudar os zagueiros na construção da jogada. O problema é que o goleiro se descuidou com um passe errado e quase tomou um gol por cobertura, mas Welbeck não acertou a precisão.

Sempre ele!

Aos 20 minutos, o brasileiro se redimiu com uma assistência para Haaland abrir o placar. Depois do lançamento longo, o atacante se livrou dos zagueiros e goleiro do Brighton (que estava fora da meta) para sair na cara do gol e rolar para o fundo das redes. Graças ao passe, Ederson foi vangloriado por alguns internautas. Um deles até o apelidou de "Andrés Iniesta".

O gol deu mais tranquilidade aos mandantes, que passaram a dominar as ações da partida e quase ampliaram o marcador com De Bruyne.

Nesse meio tempo, houve três lances duvidosos dentro da área adversária, em Haaland, Grealish e Bernardo Silva; nos dois primeiros, o árbitro Craig Pawson mandou seguir, mas no terceiro ele alegou pênalti, após consultar o VAR. Novamente o camisa 9 foi para a bola e converteu.

Reviravolta

O segundo tempo começou lá e cá, bastante movimentado, mas o Brighton não facilitou e conseguiu diminuir a vantagem. Um dos destaques do campeonato, o meia Trossard aproveitou falha de Akanji e a defesa exposta do City para finalizar da entrada da área e estufar as redes.

Em determinado momento da partida, o Brighton impôs 85% de posse de bola sobre o City, criando até mais oportunidades e fazendo Ederson trabalhar bastante. Provou do veneno, Guardiola?

De Bruyne decide

Em meio a forte pressão do Brighton, o desafogo veio com o meio-campista De Bruyne. Apesar de seu companheiro na seleção da Bélgica, Trossard, estar infernizando a defesa citizen, o camisa 17 voltou a confortar os mandantes com uma bela finalização de fora da área no ângulo do goleiro Sánchez.

Vale ressaltar que o craque iniciou a partida com olho roxo, que não foi grave o suficiente para deixá-lo ausente da partida.