Topo

Ídolo da Fiel, Elias se aposentou discretamente e hoje trabalha com Ronaldo

Elias faz parte da equipe de Ronaldo que faz a transição de gestão no Cruzeiro - Lohanna Lima/UOL Esporte
Elias faz parte da equipe de Ronaldo que faz a transição de gestão no Cruzeiro Imagem: Lohanna Lima/UOL Esporte

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/10/2022 04h00

Discreto e sem muita conversa, o ex-volante Elias começou a trilhar o seu caminho como executivo de futebol após se aposentar dos gramados. O curioso é que talvez muita gente só soube da decisão do agora ex-atleta de encerrar a carreira quando passou a vê-lo ao lado de Ronaldo Nazário, no início deste ano, no momento em que o Fenômeno passou a vir mais ao Brasil para acompanhar de perto o Cruzeiro, após a compra de 90% das ações do clube.

A primeira aparição pública de Elias ao lado de Ronaldo foi no dia 26 de janeiro deste ano, na estreia do Cruzeiro na temporada. Era o primeiro encontro entre o Fenômeno e a torcida celeste após a negociação da SAF. Na ocasião, a reportagem do UOL Esporte tentou falar com Elias, que se apressou em deixar o estádio e evitou contato, assim como em vários outros jogos na temporada em que esteve presente.

A pergunta não parava de surgir: afinal, qual a função de Elias no Cruzeiro? O clube se limitou a dizer por algum tempo que ele não era funcionário do clube, mas de Ronaldo. Vale lembrar que, além do Cruzeiro, o dirigente também comanda o Real Valladolid, da Espanha.

Com o questionamento no ar, o próprio Fenômeno, em uma de suas já tradicionais lives em maio deste ano, explicou o trabalho do amigo com quem conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 2009 pelo Corinthians.

"Ele é o Chief Scout da holding. Não é nem do Cruzeiro nem do Valladolid. Ele fica por cima de tudo, comigo e com o Paulo André. É uma espécie de secretário técnico, por cima dos clubes. Dá visão dos secretários de baixo, dos clubes", disse.

Reta final de carreira foi abaixo do esperado

Com duas passagens de sucesso pelo Corinthians, além do título da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2013, Elias teve uma reta final de carreira de altos e baixos. Em 2017, ele retornou ao Brasil para defender o Atlético-MG por três temporadas sob alta expectativa da diretoria alvinegra. O volante, no entanto, alternou bons e maus momentos. Ele cumpriu o vínculo até o final, mas o clube optou por não renová-lo.

Antes, Elias foi tido como 'vilão' da eliminação do Atlético na semifinal da Sul-Americana de 2019. O time alvinegro vencia o Colón por 2 a 0 no Mineirão — resultado que levaria o Galo para a decisão do torneio. Porém, Elias cometeu um pênalti que os argentinos converteram. O placar terminou em 2 a 1, a vaga foi decidida nas penalidades e o Atlético caiu em casa.

No mês passado, após a conquista do acesso pelo Cruzeiro, Elias apareceu com a camisa da equipe celeste pela primeira vez durante a comemoração com demais executivos da Raposa, o que gerou comentários dos torcedores do arquirrival Atlético.

Elias comemora gol do Atlético-MG sobre o Cruzeiro - Bruno Cantini / Atlético-MG - Bruno Cantini / Atlético-MG
Elias comemora gol do Atlético-MG sobre o Cruzeiro
Imagem: Bruno Cantini / Atlético-MG

Jogador 'fantasma' no Santos

No ano seguinte, Elias viveu uma questão inusitada na carreira. Ele aceitou a proposta do Santos, mas deixou o clube antes mesmo de ser anunciado devido à punição que o Peixe sofreu da Fifa e que, naquele momento, impedia o registro de atletas.

O volante ficou treinando por um tempo na Vila Belmiro, sob o comando de Cuca, que havia pedido a sua contratação. Sem uma saída para a resolução do problema, Elias deixou o Santos antes mesmo de firmar o vínculo.

Passagem decepcionante pelo Bahia

A pedido de Mano Menezes, com quem o jogador trabalhou em 2008 e 2014, Elias chegou ao Bahia em setembro de 2020. A passagem foi considerada decepcionante por lá. Pelo Tricolor da Boa Terra foram 16 jogos, sem nenhum gol.

Elias em atuação pelo Bahia no Brasileirão de 2020 - Heber Gomes/AGIF - Heber Gomes/AGIF
Elias em atuação pelo Bahia no Brasileirão de 2020
Imagem: Heber Gomes/AGIF

Com a queda de Mano Menezes, Dado Cavalcanti foi quem assumiu o Bahia naquela temporada e o jogador perdeu espaço com o novo técnico. Em janeiro de 2021, o contrato de Elias com o clube foi rescindido amigavelmente e selou a aposentadoria discreta do jogador.