Topo

São Paulo

Feira do livro e show de rock dividem atenções com o São Paulo em Córdoba

Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba - Divulgação/Conmebol
Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba Imagem: Divulgação/Conmebol

Thiago Braga

DO UOL, em Córdoba (ARG)

30/09/2022 12h00

Palco da final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Independiente del Valle-EQU, Córdoba terá um final de semana intenso de atividades e atrações culturais, justamente na mesma data na qual a decisão continental será disputada.

Além da final entre as equipes do Brasil e do Equador, a cidade vai receber a Feira do Livro, com direito a presença do cineasta Emir Kusturica, que dirigiu um documentário sobre o maior ídolo da história do futebol argentino: "Maradona by Kusturica", lançado em 2008, e que abriu o evento nesta quinta-feira (29), com um show com sua banda "Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra".

Haverá também o show de uma banda de rock tradicional de Córdoba, Los Caligaris, que fará uma apresentação especial pela comemoração de seus 25 anos de estrada. Até por isso, a ocupação de quartos nos hotéis de três a cinco estrelas, segundo dados da prefeitura, já está em 86%.

"Nos surpreendeu a quantidade de pessoas. Córdoba vem se transformando em capital de turismo, especialmente o turismo interno. E estamos com uma ocupação acima da média. Trabalhamos muito para que os visitantes tenham grande oferta gastronômica, de destinos, cultural e de arte. Queremos transformar Córdoba na cidade dos grandes eventos. Já tivemos sucesso com a maratona de Córdoba, com a volta ciclística, que trouxe 15 mil pessoas para a cidade, e agora a final da Sul-Americana", contou ao UOL Esporte Miguel Siciliano, secretário do governo e gestão geral do município de Córdoba.

Por causa da expectativa de alta presença de brasileiros, que vêm para torcer para o São Paulo, o governo municipal resolveu tornar a estadia das pessoas que estão na cidade mais agradável. É por isso que algumas das visitas guiadas aos circuitos mais tradicionais do município serão em português.

No sábado, 1º de outubro, às 10h, haverá uma visita guiada ao centro histórico. O ponto de partida será o Posto de Informação Turística do Cabildo. Enquanto isso, às 11h, o percurso será pelo bairro de Nueva Córdoba e o ponto de partida no Posto de Informações Turísticas de Güemes.

"Estamos muito felizes com a reativação turística e hoteleira da cidade e com grandes expectativas neste fim de semana. Para nossa gestão é uma prioridade, pois acompanha a revitalização de setores importantes como shows, entretenimento, entre outros, que geram movimento econômico e, portanto, mais emprego. Córdoba começa a tornar-se a capital do turismo no interior do país, graças ao trabalho conjunto entre o município, a província e o setor privado", explicou Siciliano.

A Feira do Livro Córdoba 2022 contará com mais de 300 atividades, uma destacada mostra artística, experiências gastronômicas e uma multiplicidade de espaços literários. O evento começou nesta quinta-feira e vai até o dia 10 de outubro.

São Paulo